17 DE JUNHO
DIA MUNDIAL DO COMBATE À DESERTIFICAÇÃO E À SECA
English:
http://unccd.int/publicinfo/june17/2010/menu.php
O dia 17 de junho marca a data de adoção da Conveção para Combate à Desertificação (UNCCD, na sigla em inglês), adotada pelos países membros da ONU em 1994. É uma oportunidade para chamar atenção sobre o problema mundial da degradação de terras férteis que cresce mais e mais a cada ano.
A desertificação é definida como processo de destruição do potencial produtivo da terra nas regiões de clima árido, semi-árido e sub-úmido seco. O problema vem sendo detectado desde os anos 30, nos Estados Unidos, quando intensos processos de destruição da vegetação e solos ocorreu no Meio Oeste americano.
As estatísticas falam por si mesmas: 24 bilhões de toneladas de terras férteis desaparecem todos os anos devido à desertificação. A desertificação ameaça entre 30% a 40% das terras férteis do mundo, além disso, mais de um bilhão de pessoas vivem nestas regiões, das quais dois terços estão localizados na Ásia e na África. No Brasil existem quatro áreas, que são chamadas núcleos de desertificação, onde é intensa a degradação. Elas somam 18,7 mil km² e se localizam nos municípios de Gilbués, no Piauí; Seridó, no Rio Grande do Norte; Irauçuba, no Ceará e Cabrobó, em Pernambuco.
O Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca é um lembrete anual de uma catástrofe genuína que devemos lutar contra. A mudança climática é parcialmente culpada por este fenômeno, mas as atividades do homem também contribuem fortemente. A desertificação não é uma fatalidade e existem soluções para combatê-la, como o reflorestamento, a prevenção da seca, práticas agrícolas sustentáveis, e outras.
Para sensibilizar a opinião pública sobre este fenômeno e motivá-la a reagir contra isto, a UNESCO coloca à disposição de professores de ensino básico e de estudantes entre 10 e 12 anos um kit pedagógico sobre a desertificação. O kit está sendo desenvolvido em 9 línguas em formato impresso e este conjunto de documentos podem ser consultados também em francês e inglês em formato eletrônico.
Fonte: http://emilia-livro.spaces.live.com/.
Imagem – Fonte: http://www.quiosqueazul.com.br/
LEGALIZANDO O DESMATAMENTO
Repassando para você uma oportunidade para participação e influência junto aos deputados, manifestação esta em defesa de nossos interesses legítimos. É simples: basta inserir seus dados e enviar a mensagem que já está disponível.
Espero que aceite este convite e participe, além de divulgar para seus amigos.
Abraços e obrigado,
A.M.B.
Caros amigos,
É chocante, mas o congresso brasileiro poderá abrir oficialmente uma "temporada de desmatamento", nas 5 regiões do Brasil, significando um retrocesso de décadas em proteção ambiental!
Mais de 70 deputados da bancada ruralista, representando os intersses do agronegócio, estão tentando enfraquecer o Código Florestal brasileiro. Se eles conseguirem, milhões de hectares deixarão de ser protegidos por lei!
O Congresso está dividido - há uma forte oposição dos parlamentares ambientalistas mas os dois maiores partidos, o PT e o PMDB, ainda não assumiram uma posição. Porém, a não ser que haja uma grande pressão popular, é provável que eles se alinhem com os ruralistas para ganhar apoio político nas eleições de outubro. Chegou a hora de mostrar o que o Brasil quer! Vamos enviar milhares de mensagens direto para os emails dos líderes partidários, eles estão negociando o posicionamento dos seus pertidos agora mesmo! Clique abaixo e envie a sua:
http://www.avaaz.org/po/mensagem_codigo_florestal/?vl
As propostas mais perigosas são: a anistia irrestrita ao desmatamento ilegal ocorrido até 2008, a eleminação da Reserva Legal para propriedades de até 4 módulos rurais inclusive na Amazônia e a transferência da regulamentaçõa para o nível estatal, flexibilizando a lei. As propostas são uma grave ameaça à preservação ambiental, reduzindo dramaticamente as áreas atualmente protegidas.
Grupos ambientais estão fazendo tudo o que podem para impedirem os ruralista, mas eles precisam de nossa ajuda. Mais de 90.000 brasileiros assinaram a petição para salvar o Código Florestal em menos de duas semanas. Mas agora nós precisamos aumentar a pressão e enviar milhares de mensagens ao líderes partidários. Os líderes estão negociando o posicionamento dos partidos agora mesmo - envie uma mensagem para eles, deixando claro que não queremos alterações no Código Florestal!
http://www.avaaz.org/po/mensagem_codigo_florestal/?vl
Nós precisamos acabar com o mito de que a preservação ambiental é uma ameaça ao desenvolvimento. Um estudo recente mostra que o Brasil possui mais de 100 milhões de hectares disponíveis para agricultura, ou seja, há terra suficiente para produzir. O Brasil tem o privilégio de ser um país rico em recursos naturais e temos a rara oportunidade de crescer de forma sustentável. É nossa responsabilidade desenvolver e preservar ao mesmo tempo. Envie uma mensagem agora, não deixe que eles acabem com o Código Florestal!
Com esperança,
Graziela, Alice, Ricken, Ben, Iain, Milena, Mia e toda a equipe Avaaz
Leia mais sobre o assunto:
País tem 100 milhões de hectares sem proteção - Estadão:
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100505/not_imp547054,0.php
Apagão Ambiental: seria cômico, não fosse trágico - IPAM:
http://www.ipam.org.br/blogs/Apagao-Ambiental-seria-comico-nao-fosse-tragico/67
Marina: mudança no Código Florestal é retrocesso:
http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2010/06/10/marina-mudanca-no-codigo-florestal-retrocesso-298695.asp
(Colaboração: A.M.B.)
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php