TRĂS REIS
DIA DE REIS
English:
http://www.daylife.com/search?q=philippines+three+kings
Filipinas - Homens vestidos como os trĂȘs reis fazem demonstração em uma das principais ruas de Manila para celebrar a data que representa o final das comemoraçÔes do Natal no paĂs.
Fonte: Terra - 04/01/08.
Veja mais fotos:
http://www.daylife.com/search?q=philippines+three+kings
06 DE JANEIRO - DIA DE REIS
Segundo a tradição cristã os Reis Magos eram Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar, e os presentes simbolizam, respectivamente, a realeza, a divindade e a paixão de Cristo.
Reza a lenda que um dos Reis era negro africano, o outro branco europeu e o terceiro moreno (assĂrio ou persa), representando a humanidade conhecida da Ă©poca.
Em muitos paĂses, a troca de presentes Ă© feita neste dia, e nĂŁo no Natal. Em alguns paĂses, como Espanha e Portugal, Ă© estimulada entre as crianças a tradição de se deixar sapatos na janela com capim (erva) antes de dormir para que os camelos dos Reis Magos possam se alimentar e retomar viagem. Em troca os Reis magos deixariam doces que as crianças encontram no lugar do capim apĂłs acordar.
No Brasil, o rico folclore mantém viva a tradição. Por todo o litoral e o interior brasileiro, com todas as suas variantes regionais, se comemora o dia 6 de janeiro em festas como o Terno de Reis, Folia de Reis ou Santos Reis.
Fontes:
http://www.brasilescola.com/
http://pt.wikipedia.org/
A ORIGEM DA FOLIA DE REIS
A Folia de Reis é uma festa religiosa de origem portuguesa, que chegou ao Brasil no século XVIII. Em Portugal, em meados do século XVII, tinha a principal finalidade de divertir o povo, enquanto aqui no Brasil, passou a ter um caråter mais religioso do que de diversão.
No perĂodo de 24 de dezembro, vĂ©spera de Natal, a 6 de janeiro, Dia de Reis, um grupo de cantadores e instrumentistas percorre a cidade entoando versos relativos Ă visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. Passam de porta em porta em busca de oferendas, que podem variar de um prato de comida a uma simples xĂcara de cafĂ©.
A Folia de Reis, herdada dos colonizadores portugueses e desenvolvida aqui com caracterĂsticas prĂłprias, Ă© manifestação de rara beleza. Os preciosos versos sĂŁo preservados de geração em geração por tradição oral.
INSTRUMENTOS: os instrumentos utilizados sĂŁo: viola, violĂŁo, sanfona, reco-reco, chocalho, cavaquinho, triĂąngulo, pandeiro e outros instrumentos.
PERSONAGENS: os personagens somam doze pessoas e todos os integrantes do grupo trajam roupas bastante coloridas, sendo eles: Mestre, Contra-Mestre, os TrĂȘs Reis Magos, Palhaço e FoliĂ”es.
1.O Mestre e Contra-mestre: donos de conhecimentos sobre a manifestação, são aqueles que comandam os foliÔes.
2.O Palhaço: com seu jeito cĂnico e dissimulado, deve proteger o Menino Jesus, confundindo os soldados de Herodes. O seu jeito alegre e suas vestimentas coloridas sĂŁo responsĂĄveis pela distração e divertimento de quem assiste Ă apresentação. Representando o Mal, usa geralmente mĂĄscara confeccionada com pele de animal e vai sempre afastado um pouco da formação normal da Folia, nunca se adiantando Ă "bandeira". Apesar de seu simbolismo, Ă© personagem alegre, que dança e improvisa versos, criando momentos de grande descontração.
3. Os FoliÔes: grupo composto de homens simples, geralmente de origem rural; são os participantes da festa que dão exemplo grandioso através de sua cantoria de fé.
4.Reis Magos: os TrĂȘs Reis Magos fazem a viagem da Esperança, certos de encontrarem sua estrela.
A FESTA: atĂ© hĂĄ pouco, podia-se ouvir ao longe ou, com sorte, encontrar, vindo de bairro distante, um grupo especial de mĂșsicos e cantadores, trajando fardamento colorido, entoando versos que anunciam o nascimento do Menino Jesus e homenageiam os Reis Magos. Trata-se, naturalmente, da Folia de Reis que, no perĂodo de 24 de dezembro a 6 de janeiro, Dia de Reis, peregrina por ruas Ă procura de acolhida ou em direção a algum presĂ©pio.
Com sanfona, reco-reco, caixa, pandeiro, chocalho, violão e outros instrumentos, seguem os foliÔes pela noite adentro em longas caminhadas, levando a "bandeira" (estandarte de madeira ornado com motivos religiosos), a qual tributam especial respeito. Vão liderados por mestre e contra-mestre, figuras de relevùncia dentro da Folia por conhecerem os versos - são os puxadores do canto.
"Era meia-noite em ponto
Bateu asa e cantou o galo
Bateu asa e cantou o galo..."
"Que Jesus dĂȘ vida e saĂșde
SĂł voltamos para o ano
SĂł voltamos para o ano..."
Os foliĂ”es cumprem promessa de, por sete anos consecutivos, saĂrem com a Folia e arrecadar em suas andanças donativos para realizarem anualmente, no dia 20 de janeiro, Dia de SĂŁo SebastiĂŁo, festa com cantorias e ladainhas.
Durante a caminhada, Ă© carregada a "bandeira" do grupo, um estandarte de madeira enfeitado com motivos religiosos.
O ponto alto da festa se då quando dois grupos se encontram. Juntos, eles caminham em direção ao presépio da festa, o ponto final da caminhada.
Fonte: http://www.velhosamigos.com.br/
FESTA DE REIS EM OUTROS PAĂSES
Na França, existe um costume antigo de consumir uma espĂ©cie de torta doce e recheada, a "Galette des Rois", em todo o mĂȘs de janeiro, e principalmente no primeiro domingo de janeiro, Dia de Reis.
Ao comprar a galette em "Boulangeries" (padarias) ou "PĂątisseries" (docerias), o francĂȘs ganha duas coroas de papel. Essa tradição vem desde a Ă©poca dos romanos, quando se colocava uma "fĂšve" (fava) seca ou grĂŁos de feijĂŁo dentro da torta para se escolher o "Rei do Dia". Quem encontrar a fava na sua fatia, Ă© eleito rei por um dia e tem atĂ© o direito de escolher a sua rainha. Atualmente, essa fava seca foi substituĂda por uma figura de porcelana.
Ă, com certeza, uma comemoração muito popular que faz a alegria de crianças e adultos.
A "Galette des Rois" francesa Ă© preparada com massa folheada e recheada com um "CrĂšme Frangipane" (creme de amĂȘndoas), muito perfumado e delicioso, receita criada pelo pĂątissier francĂȘs Pascal Regnault, especialista tambĂ©m em crepes, galettes e outras delĂcias francesas.
Na ItĂĄlia e na Espanha, a galette Ă© feita de pĂŁo doce em forma de coroa, decorado e recheado com frutas cristalizadas.
BOLO DIA DE REIS
INGREDIENTES:
200g de manteiga
200g de açĂșcar
200g de amĂȘndoas em pĂł
4 ovos
75g de farinha de trigo
2 discos de massa folheada de 3ml de espessura
FĂŽrma de 22cm de diĂąmetro
2 ovos ligeiramente batidos para pincelar a massa
MODO DE PREPARO:
Bata em batedeira a manteiga com o açĂșcar e as amĂȘndoas. Depois que a mistura clarear e crescer, junte aos poucos os quatro ovos, um de cada vez, sem parar de bater. Incorpore por Ășltimo a farinha e bata mais um minuto, sĂł para misturar. Reserve na geladeira.
Montagem:
Coloque um disco de massa folheada na fÎrma e espalhe por cima o creme. Coloque uma e cubra com o segundo disco de massa folheada. Pincele com ovo batido. Asse em forno pré-aquecido a 200°C, durante aproximadamente 25 minutos. Deixe esfriar, desenforme e sirva.
Rendimento : 10 porçÔes
SIMPATIAS DAS ROMĂS
1) No dia de Reis, coloque trĂȘs caroços de romĂŁ dentro da carteira para ter dinheiro durante o Ano Novo.
2) No Dia de Reis, dia 6 de janeiro, pegar uma romĂŁ e retirar 9 sementes pedindo aos 3 Reis Magos, Baltasar, Belchior e Gaspar que nesse ano que se inicia vocĂȘ tenha muita saĂșde, amor, paz, dinheiro.
Depois pegue 3 das nove sementes e guarde num saquinho, papel, o que der. Essas sementes ficarĂŁo dentro da carteira para nunca faltar dinheiro.
As outras 3 vocĂȘ engole e as Ășltimas trĂȘs que sobraram vocĂȘ joga pra trĂĄs fazendo o pedido que desejar. Ă infalĂvel. VocĂȘ pode nĂŁo ficar rico, mas na sua carteira vai ter sempre algum dinheiro.
Enviado por John Dale
Fonte: http://www.velhosamigos.com.br/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php