MOMENTOS HISTĂRICOS
CONCEPĂĂO HISTĂRICA
Concepção artĂstica revela como Ă© a anĂŁ branca GD 362, a 150 anos-luz da Terra.
Fonte: Folha Online - 17/08/07.
17/08 - DIA NACIONAL DO PATRIMONIO HISTĂRICO
Em 17 de agosto de 1898 nascia em Belo Horizonte, Minas Gerais, o advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade (1898/1969), criador do Instituto do PatrimĂŽnio HistĂłrico e ArtĂstico Nacionalâ IPHAN, em 1937, e diretor da Instituição durante mais de 30 anos (1937/1968).
Durante as comemoraçÔes pelo centenĂĄrio de seu nascimento, em 1998, o 17 de agosto foi instituĂdo como o âDia Nacional do PatrimĂŽnio HistĂłricoâ.
Fonte: Overmundo.
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
Pontos de Cultura Fazenda do Pontal e Casa de Drummond promovem homenagens pelos 20 anos de falecimento do poeta.
NĂŁo serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso Ă vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
O presente Ă© tĂŁo grande, nĂŁo nos afastemos.
NĂŁo nos afastemos muito, vamos de mĂŁos dadas (...)
Carlos Drummond de Andrade
Dia 17 de agosto, completaram-se duas dĂ©cadas da morte de Carlos Drummond de Andrade, um dos mais importantes poetas populares do Brasil. A infĂąncia, a terra, a famĂlia, o cotidiano, a questĂŁo social e o amor sĂŁo alguns dos temas abordados na obra do artista que nasceu na cidade mineira de Itabira, destacada por ele no poema ConfidĂȘncias do Itabirano.
O sobrado onde o poeta viveu atĂ© os 12 anos de idade - Casa de Drummond - e o sĂtio - Fazenda do Pontal -, onde costumava passar os finais de semana com a famĂlia, receberam, em 2005, o apoio do MinistĂ©rio da Cultura, por meio do Programa Cultura Viva, para a utilização dos espaços como Pontos de Cultura. Os dois imĂłveis fazem parte da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, que tem por finalidade incentivar, apoiar e promover o desenvolvimento cultural de Itabira.
Pontos de Cultura promovem homenagem
Para marcar os 20 anos de falecimento do poeta, foi lançado no dia 17 de agosto, no Ponto de Cultura Casa de Drummond, um livro baseado na dissertação de mestrado da professora Leda Maria Lage Carvalho, que realizou, entre os anos de 2000 e 2003, um detalhado estudo de 35 livros do escritor.
Intitulada O Afeto em Drummond: da famĂlia Ă humanidade, a obra promove um resgate dos laços familiares do escritor, por meio da anĂĄlise de alguns de seus textos. Residente em Itabira, Leda observou que as pessoas, mesmo em sua cidade, cultivavam noçÔes limitadas sobre o poeta, pelo fato de conhecerem apenas os seus poemas mais populares, em que a impressĂŁo transmitida Ă© a de um homem melancĂłlico ou pessimista. "Com base nas cartas e depoimentos de alguns familiares, cheguei Ă conclusĂŁo que, ao contrĂĄrio do que as pessoas imaginam, ele era extremamente afetuoso e apegado Ă famĂlia", observa a autora.
Saiba mais sobre a Fundação Carlos Drummond de Andrade e os Pontos de Cultura Fazenda do Pontal e Casa de Drummond no site www.culturaemitabira.com.br.
Fonte: www.cultura.gov.br
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php