É CARNAVAL... NESSE DIA NINGUÉM CHORA...
CARNAVAL SEM FOME - COM A FOME NÃO SE BRINCA
Carnaval é tempo de festa, calor e curtição, mas também de solidariedade. Para incentivar o exercÃcio da cidadania entre os foliões, a Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida – Comitê Salvador, realiza neste ano, a quarta edição da campanha Carnaval sem Fome, para arrecadação de alimentos não perecÃveis durante o perÃodo carnavalesco.
Com o slogan “Com Fome Não se Brinca†e inspirada no já conhecido Natal sem Fome, criado pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, a campanha já arrecadou, em apenas três edições, mais de 300 toneladas de alimentos não perecÃveis, que são destinados a instituições sociais devidamente pesquisadas para verificação da idoneidade dos seus trabalhos, em Salvador e nos demais municÃpios do Estado. A meta para o Carnaval sem Fome 2010 é arrecadar 200 toneladas de alimentos.
Fonte: http://www.salvadordez.com.br/
Leia mais:
http://www.acaodacidadaniasalvador.com.br/
http://www.flem.org.br/site/Noticia.do?id=1501
O MAIOR ESPETÃCULO
O Carnaval de Salvador é, indiscutivelmente, o maior espetáculo e festa popular do planeta. São mais de 100 trios elétricos com grandes artistas, nos dois circuitos da folia, o Dodô e o Osmar. A música eletrônica também tem seu lugar. Cerca de um milhão e meio assistem à festa nas ruas, as chamadas "pipocas". Outras 150 mil desfilam nos blocos e cerca de 30 mil foliões aproveitam a festa nos badalados camarotes.
Os camarotes mais disputados e mais badalados são o Salvador 2010 (de LuÃs Eduardo Magalhães Filho e Paulinho Goes), o Oceania (de Rodrigo e Guiga Palhares), o Expresso 2222 (de Gilberto Gil), o Daniela (da cantora Daniela Mercury) e o Harém (do cantor Alexandre Peixe e Guiga Sampaio).
Raquel Faria - Fonte: O Tempo - 13/02/10.
APROVEITE A FOLIA
Sites trazem informações úteis para quem não quer perder tempo nos dias da festança.
Muita água, protetor solar, roupas confortáveis e café da manhã reforçado para aguentar a maratona de festas. As dicas são do site http://www.rioguiaoficial.com.br/, que conta ainda com programação, roteiros e outras informações da Cidade Maravilhosa.
Os horários dos desfiles podem ser conferidos no endereço da Liga Independente das Escolas de Samba do Estado: http://liesa.globo.com/. Para dar uma olhada nos horários dos desfiles em São Paulo, basta checar o http://ligasp.com/.
Minas Gerais também tem um circuito para os foliões: é o Carnaval das Cidades Históricas, que reúne marchinhas e blocos de rua em Diamantina, Ouro Preto, Tiradentes e outras municÃpios.
Informações podem ser encontradas no site http://turismo.mg.gov.br/noticias/826-noticias.
O folião que preferir curtir o reinado de Momo em Pernambuco não pode deixar de visitar o site oficial http://carnavaldorecife.com.br/home/home.php, que conta com programação completa e dados sobre os diversos polos da festa multicultural.
Tecnologia
Quem não puder estar presente nos principais Carnavais do paÃs contará com a ajuda da tecnologia para acompanhar a folia.
O site oficial do Carnaval de Salvador transmitirá a festa ao vivo 24h por dia, no endereço portaldocarnalval.ba.gov.br.
Mapa dos circuitos dos trios, informações sobre os blocos e ingressos também estão por lá.
O portal UOL tem um hotsite (http://carnaval.uol.com.br/) com notÃcias, vÃdeos e fotos do Carnaval, além da programação completa dos Carnavais de Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.
Pela Rádio UOL, o internauta pode escutar os hits que vão agitar o Carnaval deste ano, além de sambas-enredo das escolas do Rio e de São Paulo.
Para ter uma ideia do tamanho do Carnaval no paÃs, o portal iG disponibilizou um infográfico no site (http://images.ig.com.br/carnaval2010/infografico/mapadocarnaval/flash.html), que dá um panorama das principais festas por todo o Brasil.
Abadás e fantasias
O site Fashion Bubbles (http://www.fashionbubbles.com/) dá dicas para as meninas que quiserem customizar seus abadás. Grandes e desajeitados, eles podem ser rapidamente transformados em roupas únicas e com estilos diversos.
Há sugestões, por exemplo, de como cortar as mangas e as golas para que a roupa se ajuste melhor ao corpo e ao calor do verão.
Mas é preciso prestar atenção para não cortar os sÃmbolos dos patrocinadores oficiais -por isso é bom consultar o site para ver os limites da personalização de seu abadá.
Para os homens, o maquiador Celso Kamura ensina como reproduzir a maquiagem de caveira de Alexandre Hertchovich, que ficou famosa no São Paulo Fashion Week. No blog de Julia Petit (http://juliapetit.com.br/pra-macho/manual-caveira/), há vÃdeos e até os moldes usados pelo maquiador disponÃveis para impressão, a fim de tornar a tarefa mais fácil.
Alexandre Orrico - Fonte: Folha de S.Paulo - 10/02/10.
SE EU FOSSE UMA CUÃCA...
...eu caÃria rapidamente no samba e soltaria um monte de gritos e grunhidos.
Oba, é tempo de Carnaval! Esquidum, esquidum... E de repente se sobressai o som da cuÃca. Eta som engraçado! E se eu fosse uma cuÃca? Fui logo averiguar.
A cuÃca é uma espécie de tambor. Nele, o som é obtido quando a gente bate no próprio corpo do instrumento -em geral, na membrana (pele) da parte de cima.
Já a cuÃca se toca diferente. Ela tem uma haste de madeira presa no centro da membrana de couro, pelo lado de dentro do instrumento. O som é obtido esfregando a haste com um pedaço de tecido molhado e pressionando a parte de fora com o dedo.
O jeito de tocar interfere no som: quanto mais perto do centro da cuÃca, mais agudo será o som produzido. O som agudo é aquele som mais "fininho", como a voz de muitas mulheres.
Quanto mais forte a haste for segurada e mais pressão for colocada na pele, mais agudos serão os sons obtidos. Um toque mais leve e menos pressão irão produzir sons mais baixos (a voz de homem, em geral, tem tons baixos).
A cuÃca era chamada de "rugido de leão". A explicação pode assustar: diz a lenda que os tetravós da cuÃca eram usados por caçadores para atrair leões com os rugidos que o instrumento pode produzir. Quer dizer: de repente, o som da cuÃca está correndo à solta, todo mundo gostando do samba e... grrrrrrr... um felino também pode ser atraÃdo pelo som! Já pensou?
Mas fique tranquilo. Primeiro, nunca vi um leão entrar numa roda de samba (ainda mais no Brasil, onde só tem leão no zoológico). Depois, grunhidos, gemidos, soluços e guinchos são hoje os sons mais comuns que saem de uma cuÃca.
Na passarela
A cuÃca tem tudo a ver com Carnaval e é sinônimo de música brasileira. Mas foi só há uns 80 anos que o instrumento passou a fazer parte das baterias das escolas de samba.
Os tetravós
Uma cuÃca é como muitos brasileiros: há uma boa mistura nas suas origens. Há quem diga que foram os africanos trazidos ao Brasil na época da escravidão que trouxeram o instrumento. Outros dizem que há ligações com instrumentos que vieram de Portugal e da Espanha.
Outros nomes
A cuÃca tem outros nomes: puÃta, roncador e tambor-onça. Mas, se alguém disser que viu uma cuÃca passar correndo, não entre em pânico: há um animal de cauda longa e que mede uns 30 centÃmetros com este nome.
Luisa Massarani - Fonte: Folhinha - 13/02/10.
TV GLOBO CONTRATA CORAL PARA DUBLAR FOLIÕES
Sabe aquele som contagiante dos foliões dos carnavais do Rio de Janeiro e de São Paulo, diretamente da Sapucaà e do Anhembi, que o público ouve em casa ao sintonizar a TV na Rede Globo? Pois é. Trata-se de uma dublagem feita por corais contratados pela emissora.
Há anos, a Globo recruta, a cada temporada, cerca de cem pessoas em SP e mais cem no Rio. O grupo passa a madrugada em área reservada do sambódromo entoando o samba-enredo de cada uma das escolas. Esse áudio é captado ao vivo e mesclado ao som real da folia. Assim, a música fica mais nÃtida para o telespectador.
Nos bastidores do Carnaval, contudo, algumas escolas se queixavam de perda de espontaneidade da folia. A Globo defende o recurso. Procurada, confirmou a existência do coral, mas disse que ele não será mais utilizado neste ano.
"A TV Globo tem o compromisso de oferecer sempre uma transmissão de qualidade do Carnaval. Recursos artÃsticos e tecnológicos são utilizados para garantir a grandiosidade da festa (...) Porém, [o coral] não é mais utilizado. Hoje em dia, com a evolução tecnológica, isso, quando necessário, é feito digitalmente", diz a Central Globo de Comunicação. Os corais são compostos de amadores, em proporções iguais de homens e mulheres, jovens e velhos etc. Todos ganham cachê (por volta de R$ 100 por pessoa) e têm à disposição lanches e bebidas não alcoólicas a noite toda. Recebem também CDs das escolas para que se familiarizem com as letras em casa. Antes da transmissão, recebem apostilas com as letras.
Mônica Bergamo (Daniel Bergamasco) - Fonte: Folha de S.Paulo - 11/02/10.
CARNAVAL DE RIO E SP É RECICLADO EM OUTRAS CIDADES
Fantasias e alegorias que brilharam na Sapucaà ou no Anhembi não precisam mais virar lixo na Quarta-Feira de Cinzas. Cidades sem a mesma tradição-e verba- carnavalesca das ligas de Rio e São Paulo reaproveitam peças dos desfiles anteriores das escolas de samba das duas capitais.
Em Porto Alegre, a escola Embaixadores do Ritmo vai aproveitar 800 fantasias do desfile de 15 anos da paulistana Império da Casa Verde para comemorar o próprio aniversário de seis décadas. No mercado de reaproveitamento de carnavais passados, uma peça de R$ 500 costuma sair por até R$ 70.
A Beija-Flor, tradicional escola do Rio que já vendeu fantasias ao parque temático Beto Carrero World, em Santa Catarina, repassou alegorias do ano passado para a Canto da Alvorada, do grupo especial do Carnaval de Belo Horizonte.
A diretora da escola mineira, Maria Elisa Abreu, reclama das crÃticas à reutilização de material. "As pessoas acham que a gente não muda nada, mas temos que reformar tudo", diz.
O material usado acaba até em lugares sem relação com a folia: bonecos de chumbo do carro abre-alas da paulistana Rosas de Ouro serviram de decoração natalina em Nova Friburgo, no interior do Rio.
Rodrigo Vizeu - Fonte: Folha de S.Paulo - 11/02/10.
MÚSICA - GORDOS ACORDES
O Ecad prevê arrecadar uns R$ 15 milhões nesse Carnaval. Ou seja, 15% mais que o faturado no Reinado de Momo de 2009. A Prefeitura do Rio ajudou na engorda da receita: só ganha verba oficial quem se compromete a pagar direito autoral sobre as músicas que tocará para animar os foliões.
Ricardo Boechat - Fonte: Isto É - Edição 2100.
Ecad - http://www.ecad.org.br/ViewController/Publico/intro.htm
SAMPA TAMBÉM SAMBA
Deve ter sido uma miragem.
Tenho certeza de que, na minha juventude, a via Dutra era uma enorme estrada, com muito mato nos dois lados. Horas e horas sem povoado até que a aproximação de uma fábrica me fizesse tossir, ajeitar a roupa e deduzir que a capital paulista estava próxima.
Do Rio para São Paulo, a temperatura descia de forma impressionante: do sol à garoa. Hoje, está difÃcil encontrar um lote de capim por todo o percurso. Até a chuva miúda sumiu no poente ensolarado do Tietê. Outro elo deu-se no Carnaval.
Não havia Anhembi, nossa primeira fantasia carnavalesca. Pouco ressoavam as evoluções inventadas pelo seu Nenê da Vila Matilde e, em um "footing" pela metrópole, pouca gente ia para a Vai-Vai. Um carro alegórico engarrafava o acesso ao Guarujá ou enjoava nas curvas de Santos.
O tempo passou. Aquele dedinho apontando para cima no salão imaginário mudou de direção. Tocou na cintura da branca menina, que, tomada por uma sensação lisérgica, permaneceu Colombina até chegar à Quarta-Feira de Cinzas.
Hoje, São Paulo samba. As quadras das escolas nunca estiveram tão cheias. Pura mistura de raças e classes sociais. Tem gente que vai só para conhecer, como uma "experiência antropológica". Há os que vão desfilar, pela primeira ou pela enésima vez.
E eu, um gaiato que mal consegue organizar um pé sobre o outro na evolução da escola, venho admirando os afinados sambas, bem como os componentes das agremiações, que a cidade está descobrindo.
Ainda não consigo escapar da Marquês de SapucaÃ, apêndice dos clássicos desfiles da avenida Presidente Vargas, nem acordar longe do bloco Simpatia É Quase Amor. Também não vou esperar um centenário cordão Bola Preta anunciando na avenida Paulista: "Quem não chora, não mama".
Na capital paulista, os blocos conquistaram os bairros, do Cambuci ao Butantã. Da descolada Vila Madalena, passando pela rua Augusta. Não existe mais o chique Guéri-Guéri, mas os metroviários continuam firmes com o Trem Elétrico, que conquistou os modernos que não vão para a praia no Carnaval e preferem a cidade "vazia".
Pela primeira vez, estou por aqui neste pré-Carnaval para fazer nascer a roda de samba Fulô Confete no bar Pirajá, em Pinheiros, uma casa que se autoproclama uma "esquina carioca" em São Paulo. Nessa batucada, tem feijão para manter na boca o riso que a cachaça vai tatuar em você. Outros sambas são cantados com a tarde refrescando um vento de subúrbio. Como quase diria Zé Kéti: "Vou beijar-te agora/ hoje é pré-Carnaval, não me leve a mal..."
"Hoje, São Paulo samba. As quadras das escolas nunca estiveram tão cheias"
Moacyr Luz, 51, compositor carioca - Fonte: Revista da Folha - 07/02/10.
80 ANOS DE VAI VAI
A escola do Bexiga festeja oito décadas de samba em 2010. A seguir, a Revista faz um mergulho no tempo para revelar marcos e personagens de uma trajetória feita de sucessos, suor e alegria, na junção de italianos e negros em um bairro que é a sÃntese de São Paulo e do seu Carnaval.
1 - A Vai-Vai nasceu em 1º de janeiro de 1930, como cordão, e se transformou em escola de samba em 1972. Por isso, o "tÃtulo" de a mais antiga causa polêmica, já que outras surgiram antes. Mas, com o mesmo CNPJ desde 1930, a Vai-Vai sustenta ser a primeira da cidade.
2-Para representar a suposta previsão sobre Hitler feita por Nostradamus, personagem tÃtulo de 1999, a Vai-Vai criou fantasias com suásticas. A comunidade judaica entrou na Justiça para que os adereços não fossem exibidos. O pedido de liminar foi negado, mas as suásticas foram tarjadas.
3 - Aulas de catequese "fidelizam" a criançada e criam gerações de novos componentes. O departamento cultural promove encontros em que são mostrados, por exemplo, recortes de jornal com a história da Vai-Vai.
4 - O time de futebol do Bexiga era o alvinegro Cai-Cai, que também promovia rodas de choro. Quem entrava de penetra no chorinho era expulso ouvindo sempre a expressão, bem italiana: "vai, vai".
5 - O nome dele é Edmar Thobias da Silva, mas todos o conhecem como Thobias da Vai-Vai. Por anos, foi dele a voz que se ouvia na passarela. Intérprete oficial, recebeu seis tÃtulos de melhor puxador de São Paulo. Deixou o microfone e, desde 2006, responde pela presidência. Na madrugada do sábado, ele será o primeiro a pisar no sambódromo. Aos 47, vai abrir o desfile acompanhado pelas netas, Amanda, 9, e LetÃcia, 7. A mulher, Elizeth , uma tÃpica italiana, e as filhas Cláudia e Rafaela também desfilam .
6- 13 tÃtulos
7- Longe de fazer referência à famÃlia real portuguesa, a coroa, sÃmbolo da Vai-Vai, remete à origem dos negros brasileiros. Muitos deles pertenciam a famÃlias nobres na Ãfrica e, quando chegaram como escravos ao Brasil, utilizavam a expressão "meu rei" ou "minha rainha" entre si.
8 - No Carnaval de 1986, faltaram espelhos para terminar o carro alegórico. A notÃcia foi divulgada pelo rádio, no dia do desfile. No fim da tarde, as doações eram suficientes para fazer três alegorias.
9 - Há 40 anos, a escola promove a Festa do Chope. Neste ano, mais de 6.000 pessoas assistiram ao show de Maria Rita e consumiram cerca de 12 mil litros da bebida.
10 - No começo, as fantasias e os instrumentos eram patrocinados pelos barões do café, que, em troca, assinavam o "livro de ouro" do cordão Vai-Vai.
11 - 4.500 componentes
12 - Com texto do jornalista Nirlando Beirão e fotos de Bianca Cutait, o livro "É Tradição e o Samba Continaua" vai celebrar os 80 anos da escola. O lançamento da obra está previsto para junho.
13 - As polêmicas da escola com a comunidade judaica são coisa do passado. Thobias, o atual presidente da Vai-Vai, foi convidado para cantar o Hino Nacional na visita de Shimon Peres ao Brasil, em 2009, em cerimônia realizada na Hebraica.
14 - Fernando Penteado, 62, nasceu em dia de desfile de Carnaval. Enquanto o pai foi para a avenida, a mãe deu à luz, em casa, em meio à s fantasias da Vai-Vai que ajudava a costurar. O atual diretor cultural cresceu com as fantasias servindo de colchão e manteve a tradição. A filha Laura foi rainha da bateria por 19 anos, e a outra, Paula, é a porta-bandeira da escola. Na conquista do último tÃtulo, em 2008, a camiseta que vestiu depois da apuração causou polêmica. "Me perdoe [sic] as co-irmãs, mas o tÃtulo é nosso."
15 - O tema do enredo 2010 é "80 Anos de Arte e Euforia. É Bom no Samba, é Bom no Couro. Salve o duplo Jubileu de Carvalho".
16 - A escola do Bexiga também é conhecida como Saracura. O nome vem do riacho canalizado para a construção da avenida 9 de Julho. Em dia de chuva forte, ele volta a fluir por ali. Na última terça, suas águas quase chegaram até a quadra da Vai-Vai.
17 - A galera "expulsa" da roda de choro, acabou adotando o "vai, vai" como nome do cordão carnavalesco. As cores escolhidas foram as mesmas do Cai-Cai, mas invertidas. A Vai-Vai vestiu-se de preto e branco.
18 - Chico Spinoza, carnavalesco responsável pelos últimos desfiles, foi fazer o Carnaval da Estácio de Sá. Este ano, quem coordena o samba da Vai-Vai é uma comissão dirigida por Lourival de Almeida.
19 - Em 1999, a fantasia da comissão de frente não chegou. Rapidamente, sacos de lixo pretos foram transformados em roupa e a escola ganhou nota 10.
20 - Em 2005, outro conflito com os judeus. O problema foi Hitler, novamente. Na sinopse do enredo, ele aparecia ao lado de Jesus, Buda e Gandhi como personagem "lembrado e imortalizado". A Federação Israelita entrou com representação, a escola retirou Hitler da lista e se desculpou.
21 - Ainda no primeiro semestre deve entrar em cartaz o documentário sobre a maior vencedora do Carnaval de São Paulo. "Vai-Vai: 80 Anos nas Ruas" é dirigido pelo cineasta Fernando Capuano, há um ano e meio no projeto.
22 - Desde seu surgimento, a Vai-Vai só não desfilou em 1932, ano da Revolução Constitucionalista.
23 - 31 alas entram na avenida em 2010
24 - Na passarela, os carros são empurrados pelos merendeiros. Figuras históricas do Carnaval, receberam esse nome porque faziam o trabalho em troca de um lanche.
25 - Hoje, os merendeiros da Vai-Vai continuam recebendo o lanche, a fantasia e mais R$ 15 de ajuda de custo para empurrar as alegorias no cortejo. Os sanduÃches são doados por padarias tradicionais do Bexiga.
26 - Alegria dos foliões, os ensaios de rua contrariam parte dos moradores das redondezas e a quadra chegou a ser lacrada pelo Psiu, em 2007. A diretoria diz que está prevista para este ano a mudança para uma nova sede, no mesmo bairro. O começo das obras, segundo o presidente Thobias, depende da resolução de um entrave com o Grupo SÃlvio Santos, que pretende construir torres residenciais na região e alega que a quadra da escola desvaloriza o empreendimento.
27 - Em 1988, como a comissão de frente estava atrasada para o inÃcio do desfile, apelou-se para um truque. Os foliões se aprontaram nos dez minutos em que a diretoria argumentou com os organizadores de que o culpado pelo atraso eram os alto-falantes com defeito.
28 - No samba do bairro do Bexiga, negros e italianos celebram há oito décadas três caracterÃsticas em comum: o gosto pela comida com fartura; o timbre alto da voz que dispensa microfone; e o culto à s figuras femininas, a mãe africana e a avó italiana.
29 - Em 1992, a Rosas de Ouro cantou o Carnaval de São Paulo e um dos homenageados foi Thobias, representado por uma escultura de isopor. A escola ganhou o campeonato, mas fez o desfile das campeãs sem a escultura, furtada e exposta na quadra da escola do Bexiga.
30 - A apresentadora de TV Amanda Françoso é a madrinha da bateria pelo terceiro ano consecutivo.
31 - Para garantir a performance da bateria, Armandinho, o Bocão, 36, há quatro anos ensina a criançada a tocar percussão. As aulas acontecem todas as terças- feiras e reúnem filhos de componentes e crianças da periferia. Com sua cuÃca, o músico já fez dueto com o pianista João Carlos Martins.
32 - No inÃcio do século 20, negros libertos da escravidão e italianos da primeira leva de imigrantes conviviam no Bexiga. FamÃlias dos dois grupos ocupavam cortiços do bairro, dando inÃcio à mistura da feijoada com a macarronada.
33 - O primeiro tÃtulo como escola de samba chegou em 1978. O tema do enredo foi "Na Arca de Noel Quem Entrou Não Saiu Mais".
34 - Quinta colocada em 2005, a escola não participou do desfile das campeãs. Um protesto contra as notas de evolução, consideradas injustas. Foi a primeira vez que uma agremiação realizou um boicote do gênero em São Paulo.
35 - Depois de sair da avenida sob os gritos de "É campeã" vindos da arquibancada, em 2002, os integrantes cantaram vitória antes da hora. "Nem se a escola entrasse de ré a gente perderia este Carnaval", disse Sólon Tadeu Pereira, então presidente da Vai-Vai. Ficou em quinto.
36 - Sem verbas, a Vai-Vai saiu com o mesmo enredo dois anos consecutivos. "O segundo casamento de Dom Pedro" foi o tema de 1966 e 1967. Levou os dois tÃtulos como cordão.
37 - A letra "Ai, ai, ai, ai, tá chegando a hora", criada por Henricão, continua hit nos ensaios. Foi entoada pelo papa João Paulo 2.º, em uma de suas despedidas do Brasil. 38 - Cada componente fica 26minutos na passarela
39 - Na Virada Cultural de 2007, a bateria da Vai-Vai tocou a "Sinfonia n.º 5" com a Orquestra Bachiana, sob a regência de João Carlos Martins.
40 - É tradição eternizar o amor pela escola na pele. O sÃmbolo da Vai-Vai é tatuado no corpo. Aparece até na cabeça de muitos integrantes.
41 - Em 2004, nos 450 anos de São Paulo, uma das alas da escola representava o bolo gigante feito no Bexiga em comemoração ao aniversário da cidade. A ala se dispersou no meio do cortejo, e a Vai-Vai ficou em 11º lugar.
42 - Primeiro Rei Momo negro de São Paulo, Henrique Costa, o Henricão, foi eleito aos 75 anos. É dele o rosto no logotipo dos 80 anos.
43 - Quem carrega o pavilhão é Paula Penteado, há quatro anos porta-bandeira ao lado de Pingo, o mestre-sala. Na escola desde criança, Paula é casada há 12 anos com Fernando Almeida, componente da bateria. Se conheceram na quadra da Vai-Vai.
44 - No final dos anos 1990 e inÃcio dos anos 2000, a escola viveu a sua melhor fase. Foi campeão quatro anos consecutivos: entre 1998 e 2001.
45 - As escolas têm 65 minutos, tempo limite para atravessar o sambódromo.
46 - Prevista para 2010, "A Ópera do Bexiga" dá vida a Adoniran Barbosa e ao sambista Pé Rachado, presidente do cordão por 35 anos. A peça será dirigida por Ulysses Cruz.
47 - Celeiro de sambistas, a Vai-Vai teve e tem ex-integrantes espalhados por outras escolas. Dona Sinhá, a primeira "Dama do Samba" e uma das fundadoras da Camisa Verde e Branco, foi a pioneira também no cordão do Bexiga.
48 - No bloco ligado ao futebol, o técnico Vanderley Luxemburgo e o jogador Cafu confirmaram presença no desfile de 80 anos.
49 - No carro abre-alas de 2010, são destaques os atores Neusa Borges e Milton Gonçalves.
50 - "Acorda Brasil, a SaÃda É Ter Esperança", de 2008, é considerado o melhor samba-enredo da década, segundo votação da página da escola no Orkut. A Vai- Vai tem mais de 14.000 membros no site de relacionamento e está perto de atingir mil seguidores no Twitter, entre eles a sambista Leci Brandão.
51 - Protógenes Queiroz, delegado da PolÃcia Federal afastado do comando da operação Satiagraha, vestirá preto e branco no Anhembi.
52 - Os mais antigos membros chamam a escola de "o" Vai-Vai, como na época em que era cordão.
53 - A Vai-Vai faz shows e eventos corporativos, dentro e fora do paÃs. O cachê começa em R$ 4.000.
54 - Mescla das culturas italiana e africana, a escola serve feijoada aos sábados e macarronada nas celebrações da velha guarda.
55 - Aos 53 anos de idade e 23 anos de Vai-Vai, Joana Aparecida Barros é a diretora da ala das baianas, que levará cem delas para a avenida. A mais velha delas tem 83 anos, e a mais jovem, 16.
56 - A Vai-Vai entra na avenida no dia 12 para cantar seus 80 anos e as Copas do Mundo.
57 - Na avenida, o samba-enredo é cantado 26 vezes
58 - 6.000 pessoas, em média, participam dos ensaios de rua
59 - Os desempates pós-apuração marcam a trajetória da escola. Em 2006, depois de terminar com os mesmos 298,25 pontos que a Império da Casa Verde, perdeu o campeonato. No desempate, o quesito evolução rendeu a vitória à Império.
60 - No desfile deste ano, serão oito plataformas. Como o máximo permitido em São Paulo são cinco carros, três delas estarão fundidas no abre-alas e a junção de outras duas fecha o desfile.
61 - São tantos os integrantes do SÃrio Libanês na escola que poderia haver uma ala para o hospital. Médicos são habitués nos ensaios, a 800 m do SÃrio. O gastroenterologista Raul Cutait, médico de José Alencar, foi um dos destaques em 2009. Já houve sambistas que passaram mal no ensaio e, sem convênio, foram levados para o hospital.
62 - O bloco dos ilustres reúne as cantoras Beth Carvalho e Maria Rita, e o presidente da OAB-SP, Flávio D'Urso. Em 2008, o senador Eduardo Suplicy, Marcos Frota, Mano Brown, o maestro SÃlvio Bacarelli e o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, desfilaram no mesmo carro.
63 - Thobias,o atual presidente da Vai-Vai, já deu palestras até na Fiesp. Falou aos empresários sobre liderança comunitária, motivação e parceria.
64 - O orçamento de 2010 é de cerca de R$2,5 milhões
65 - André Pitbull, um dos tamborins da escola, ficou surdo de tanto samba. Na bateria da Vai-Vai desde criança, ele perdeu a audição de um ouvido e já não escuta quase nada do outro.
66 - Aos 32 anos, ValquÃria Ribeira está há 25 na escola. Os pais se conheceram em um baile de Carnaval e ela cresceu no meio do samba. Foi durante sete anos rainha de bateria. Este é o terceiro ano que é destaque da comissão de frente. Em 2008, uma semana antes do desfile, distendeu um músculo da coluna e, por conta de uma reação alérgica, parou na UTI. Sem substituta e com a roupa feita sob medida, foi para o sambódromo e recebeu nota 10 dos jurados.
67 - Dona OlÃmpia, 91, e seu Nenê, 86, posam como bons amigos só para a foto. Na escola, eles e mais uma dezena de componentes da velha guarda rivalizam pelo tÃtulo de membro mais antigo da Vai-Vai. Uma posição de honra para ela, que vendeu os bois, as vacas e o ouro do marido para ajudar o cordão no momento de aperto.
68 - As fantasias custam de R$ 300 a R$ 400
69 - Os sambistas do Bexiga costumam pisar em solos inusitados. No ano passado, a bateria e um grupo de mulatas foram recebidos no baile de Carnaval do moderninho clube Glória.
70 - Cinco componentes da "harmonia" espalhados pelo cortejo garantem que a escola faça o desfile dentro do tempo máximo de evolução na passarela.
71 - Para impressionar o público e os jurados em fevereiro, as alegorias começam a ser construÃdas em julho. São no mÃnimo sete meses de trabalho para que as engrenagens fiquem prontas.
72 - Cada pena de faisão custa de R$ 40 a R$ 70. A fantasia do casal de mestre- sala e porta-bandeira custou R$ 50 mil.
73 - A escola levou, em 2008, a Orquestra Sinfônica de Heliópolis para a avenida. Os músicos desfilaram no quinto carro.
74 - Em 2008, no desempate com a escola Mocidade Alegre, a nota máxima no quesito "harmonia" deu o tÃtulo à Vai-Vai.
75 - Uma exposição com fotos, textos e fantasias deve celebrar os 80 anos da escola no Conjunto Nacional, a ser realizada a partir do segundo semestre deste ano.
76 - Alguns sambas continuam na boca do povo até muito tempo depois do Carnaval. O verso do refrão de 1998, "Me beija na boca, amor", é um dos mais lembrados. Antes dele, outros fizeram história, como o do primeiro tÃtulo, "Na Arca de Noel Quem Entrou Não Saiu Mais" (1978) e "Orun Aiyê - O Eterno Amanhecer"(1982).
77 - Neste Jubileu de Ouro, Pelé foi convidado a ser destaque, mas recusou. Disse que estará fora do paÃs. A escola negocia a vinda do filho do Rei, Edinho.
78 - Foi de ¤ 110 mil o valor do contrato dos dois meses de apresentações da escola na Romênia. A Vai-Vai foi para o paÃs com 50 componentes. Antes, já havia visitado paÃses como China e Rússia, para onde levou cem integrantes.
79 - 600 pessoas trabalham no dia do desfile
80 - O nome da escola apareceu 39 vezes nas letras dos sambas-enredos das últimas três décadas. Só não é citado nos anos de 1981, 1983 e 1988.
Ocimara Balmant - Fonte: Revista da Folha - 07/02/10.
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