YURI GAGĂRIN
50 ANOS
English:
http://yurigagarin50.org/
http://news.discovery.com/space/yuri-gagarin-space-flight-110412.html
Seu voo de 108 minutos para o espaço, hå 50 anos, marcou um novo horizonte para a humanidade e, da noite para o dia, transformou um trabalhador do campo chamado Yuri Gagarin em um dos heróis do século.
O aniversĂĄrio do voo histĂłrico foi dia 12 de abril, mas desde o fim de semana a RĂșssia comemora o feito com pompa e circunstĂąncia. Em Moscou, crianças de diversas escolas lançaram milhares de balĂ”es coloridos. No Museu dos Cosmonautas, foi inaugurada uma exposição sob o tĂtulo "Eles Foram os Primeiros". E hoje, em Nova York, a casa de leilĂ”es Sothebyâs promove a venda da cĂĄpsula russa Vostok usada nos testes da missĂŁo e similar Ă pilotada por Gagarin.
Por ocasiĂŁo da data cĂ©lebre, a RĂșssia tambĂ©m liberou uma sĂ©rie de documentos secretos sobre a missĂŁo. Um deles registra uma conversa de Gagarin, pouco antes do embarque. "O importante Ă© que temos salsichĂŁo para acompanhar aguardente", brincou o cosmonauta com o pai do programa espacial soviĂ©tico, Sergei Korolev. "AĂ vocĂȘ tem cafĂ© da manhĂŁ, almoço e jantar. Embutidos, balas e chĂĄ. Ao todo, 63 peças. Vai voltar a engordar", respondeu Korolev.
Noutro documento, a RĂșssia esclarece as circunstĂąncias da morte de Gagarin, em um acidente em 1968, durante um voo de treinamento a bordo de um caça Mig, o que levou alguns analistas a falar de uma conspiração. Segundo a investigação, o cosmonauta teria tentado desviar o jato de uma sonda meteorolĂłgica durante uma tempestade e acabou caindo.
Fonte: O Tempo - 12/04/11.
Mais detalhes:
http://yurigagarin50.org/
http://news.discovery.com/space/yuri-gagarin-space-flight-110412.html
O VOO DE GAGĂRIN
Desde 1957, ou seja, alguns meses apĂłs a satelitização do primeiro sputinik, quando a astronĂĄutica ainda dava seus primeiros passos, os norte-americanos e os soviĂ©ticos começaram a sonhar com os voos espaciais tripulados. Rapidamente, o espaço se transformou no principal palco de uma sĂ©rie de grandes batalhas da Guerra Fria - um combate atĂ© certo ponto pacĂfico, mas que provocou uma intensa mobilização econĂŽmica e tecnocientĂfica jamais vista.
Sob o ponto de vista tĂ©cnico, o desafio era enorme. O ambiente espacial nĂŁo Ă© prĂłprio Ă vida humana: alĂ©m do vazio quase absoluto, as radiaçÔes, as temperaturas, os meteoros etc. constituĂam uma ameaça permanente a ser controlada.
Finalmente, em 12 de abril de 1961, às 9h7 (hora local), Gagårin foi lançado ao espaço na nave Vostok 1 do cosmódromo Tyuratam-Baikonur. Após uma viagem de 1hora 48 minutos, aterrissou na aldeia de Smelovka, em Saratskaia. Sua espaçonave descreveu uma órbita com perigeu (ponto mais próximo da Terra) de 181 km e apogeu (ponto mais afastado da Terra) de 327 km em 89 minutos. Gagårin permaneceu sentado no interior da cåpsula esférica que o transportou no espaço até a aterrissagem.
Dois dias depois de sua aterrissagem, GagĂĄrin foi recebido no Kremlin como herĂłi nacional. Sua fama transformou-o num embaixador da alta tecnologia e da coragem soviĂ©ticas. Com esse objetivo, viajou ao redor do mundo, tendo sido recebido nas cidades como um herĂłi da humanidade. Depois de passar por Cuba, GagĂĄrin esteve no Brasil, aonde chegou no dia 29 de julho de 1961. ApĂłs visitar o Rio de Janeiro, SĂŁo Paulo e BrasĂlia, voltou em 5 de agosto a Moscou.
No Rio, foi recebido, na Casa da GĂĄvea Pequena, entĂŁo propriedade do banqueiro Drault Ernanny, por um grupo de cientistas e intelectuais, dentre eles Leite Lopes, Ălvaro Alberto, OsĂłrio Meirelles, Luiz Muniz Barreto e o autor deste artigo. Ao chegar a BrasĂlia, foi recepcionado por JĂąnio Quadros, que o condecorou com a medalha do Cruzeiro do Sul.
Depois de contemplar a cidade construĂda por Oscar Niemeyer, o cosmonauta comentou: "A impressĂŁo que tenho Ă© a de estar chegando a um planeta diferente". Ainda em BrasĂlia, a mensagem do chefe de governo Nikita Kruchev ao presidente brasileiro, entregue por GagĂĄrin, foi o primeiro passo para o restabelecimento de relaçÔes diplomĂĄticas entre as duas naçÔes, o que iria acontecer em dezembro de 1961.
A admiração de milhÔes de pessoas não lhe alterou a personalidade, e Gagårin conservou as melhores qualidades de seu caråter: sinceridade, coragem, perseverança. Deixou uma das mais célebres frases que a humanidade jå ouviu: "A Terra é azul".
O sucesso de Gagårin deu à astronåutica a dimensão humana e tornou realidade um velho sonho dos homens que idealizavam um dia viajar pelo espaço. O impacto provocado por Gagårin só seria comparåvel à descida dos norte-americanos Neil Armstrong e Edwin Aldrin na Lua, em 1969.
Ronaldo R.F.MourĂŁo - AstrĂŽnomo - Fonte: O Tempo - 13/04/11.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php