COMO FAZĂAMOS SEM...
FUTEBOL
History of football in Brazil:
Bluker.com/rtbrazil
See more:
Reliquiasdofutebol.blogspot.com.br
Museuvirtualdofutebol.com.br
Facebook.com/Museu-Virtual
Até o fim do século 19, o brasileiro jå foi um sedentårio convicto...
O futebol chegou ao Brasil em 1894, pelas mãos do engenheiro brasileiro Charles Miller, que difundiu o esporte após trazer chuteiras, bola e uniformes da Inglaterra e participar da primeira partida entre times brasileiros em 1895. Ele também organizou o primeiro campeonato. O futebol era, como todos os esportes então, passatempo de elite, que só cairia no gosto do povo na década de 1920.
Antes do futebol, havia o remo, natação e atletismo, promovidos por associaçÔes de imigrantes. Tradicionalmente, a sociedade brasileira abominava a atividade fĂsica, vista como coisa exclusiva de escravos. A capoeira, encarada como um treinamento para a fuga de negros rebeldes, era tratada como problema de polĂcia. AtĂ© a metade do sĂ©culo 19, o sedentarismo era o rei: viajantes estrangeiros notaram que brasileiros evitavam atĂ© carregar pequenos pacotes, deixando isso para os escravos. Brincadeiras fĂsicas como a peteca, invenção indĂgena, eram consideradas coisa de criança.
O preconceito contra atividades fĂsicas começou a ser superado por influĂȘncia europeia. A Revolução Industrial havia liberado tempo, principalmente das classes mĂ©dias, o que levou a uma mania por esportes, antes vistos como capricho da nobreza ociosa ou treinamento militar. O primeiro esporte de massas a aportar no paĂs foi o turfe â onde hoje Ă© o MaracanĂŁ ficava o Derby Club, fundado em 1850 -, seguido nas dĂ©cadas seguintes por outras modalidades, algumas das quais nĂŁo caĂram no gosto do brasileiro, como o rĂșgbi e o crĂquete.
Como o futebol nĂŁo se restringe a pelada com os amigos, mas tambĂ©m Ă© um espetĂĄculo, os brasileiros jĂĄ tinham uma opção: as touradas. Elas existiam desde tempos de colĂŽnia e seguiam o modelo portuguĂȘs, em que o touro nĂŁo Ă© morto em frente ao pĂșblico. Eram muito populares. Havia arenas no Rio, SĂŁo Paulo, Curitiba, Salvador, CuiabĂĄ e Santos. Foram proibidas por GetĂșlio Vargas em 1934, junto com os cassinos e rinhas de galo â outro dos raros passatempos da era prĂ©-esportes.
Fonte: Aventuras na histĂłria â Edição 122 â Setembro 2013.
Mais detalhes sobre a histĂłria do futebol no Brasil:
Bluker.com/rtbrazil
See more:
Reliquiasdofutebol.blogspot.com.br
Museuvirtualdofutebol.com.br
Facebook.com/Museu-Virtual
RESENHA DA SEMANA
Tuiteiro Gayegos: "Extra! Extra! Urgente! Dilma acaba de autorizar o SĂŁo Paulo Inhaca Futebol Clube a trazer jogadores cubanos!". RararĂĄ! Acho que nem assim!
Programa Mais Bambis! RararĂĄ! O Ceni Ă© cubano?
O SĂŁo Paulo vai ter que importar jogadores cubanos. RararĂĄ!
O Rogério Senil? Vai mudar de time. Vai jogar no REAL MATISMO!
E quando o Sarney pegou catapora, o Ceni jĂĄ era goleiro do SĂŁo Paulo. E quando caiu o primeiro dente de leite do Sarney, o Ceni ainda era goleiro do SĂŁo Paulo. E quando o Sarney nĂŁo morrer, o Ceni ainda serĂĄ goleiro do SĂŁo Paulo!
Ceni perde trĂȘs pĂȘnaltis e pede mĂșsica no "FantĂĄstico!"
O Ceni deve continuar como batedor de pĂȘnalti?
Deve, na segundona! Deve, pra alegria dos corintianos. Deve bater pĂȘnalti, cobrar falta, arremessar na lateral, defender no gol, apitar a partida e ficar na bilheteria!
E o Ceni då pitaco em tudo no São Paulo. Inclusive no figurino e maquiagem. Rararå! E o Corinthians X Flamengo! Gambå X Urubu! O jogo foi no lixão? O jogo devia ser no lixão! Rararå. Parabéns Pato! Comeu até urubu!
E o tuiteiro Daniel Perrone: "TrĂȘs torcedores de Oruro identificados na briga! AĂ pediram o Hino do Corinthians no FantĂĄstico!" RararĂĄ!
JosĂ© SimĂŁo (http://www.facebook.com/#!/macacosimao) - Fonte: Folha de S.Paulo â 03-04-07/09/13.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php