MÁLAGA
MILIONÁRIO EXCÊNTRICO
English:
http://www.typicallyspanish.com/news/publish/article_30541.shtml
http://www.monstersandcritics.com/news/europe/news/article_1643310.php/Toulalan-poised-to-be-next-Malaga-signing
Málaga: http://www.malagacf.com/
Em busca de um Barcelona "próprio", qatariano paga para a Nike fazer uniforme do Málaga.
Milionário árabe que compra um clube europeu e gasta uma fortuna não é novidade.
Mas o que o qatariano Abdullah Al-Thani, dono de negócios que empregam mais de 3.000 pessoas, faz no modesto time espanhol Málaga é um tanto bizarro.
Depois de pagar no ano passado o equivalente (pelo câmbio atual) a R$ 81 milhões pelo clube, Al-Thani não economiza para colocar rapidamente o time nas principais competições europeias -seu objetivo inicial.
Isso acontece tanto com a fórmula padrão -o orçamento do clube para reforços para a próxima temporada é de R$ 225 milhões- como com ações inusitadas.
Al-Thani quer fazer do clube andaluz uma espécie de Barcelona em termos de imagem. Para isso, quer vestir seu clube como o catalão.
Na temporada 2011/2012, o Málaga usará uniformes Nike. Mas não foi a empresa americana que procurou o clube com uma oferta de patrocínio e peças exclusivas.
O Málaga vai usar uniformes feitos pelo braço da Nike que produz fardamento para qualquer interessado, seja da várzea ou de um clube profissional. Isso porque Al-Thani gosta das roupas confeccionadas pela empresa.
No peito, o time andaluz exibirá pelas próximas quatro temporada a marca da Unesco, o braço da ONU para educação e cultura. O Unicef, órgão das Nações Unidas para as crianças, estampava a camisa do Barcelona.
Mas, com muitas despesas, até o clube catalão deixará de lado a propaganda gratuita do órgão da ONU para receber a marca de uma fundação do Qatar, em troca de um milionário contrato.
Al-Thani vai ficar quatro anos sem receber um tostão pelo principal espaço publicitário na camisa do Málaga. E até gastará dinheiro com isso: já promoveu uma luxuosa festa no Museu Picasso da cidade para promover a parceria com a Unesco.
Os planos de Al-Thani ainda incluem um estádio para 65 mil pessoas, um novo centro de treinamento e a montagem de uma categoria de base com uma das melhores estruturas da Espanha.
Semana passada, entre renovações e novas aquisições, o clube vendeu mais da metade dos 26 mil lugares do seu estádio na forma de carnês para a temporada. A fila começou na madrugada anterior à abertura dos guichês.
Na primeira temporada sob o comando de Al-Thani, o Málaga chegou a correr sério risco de rebaixamento.
Mas já com reforços de peso, como o brasileiro Júlio Baptista, teve uma forte reação e acabou na 11ª posição entre os 20 participantes da primeira divisão espanhola.
Fonte: Folha de S.Paulo - 09/06/11.
Málaga: http://www.malagacf.com/
PAÍS FICA FORA DE TRANSMISSÃO PELO YOUTUBE
As 26 partidas da Copa América terão transmissão ao vivo pelo YouTube. Mas, no Brasil, o torcedor não poderá acompanhá-las pelo site de vídeos.
A parceria entre o Google, proprietário do YouTube, e a Traffic, detentora dos direitos da competição, é válida para 54 países.
Segundo a assessoria de imprensa da Traffic, o Brasil não está na lista porque a Globo possui direitos de exibir o torneio via internet. Só que a emissora afirmou que não possui exclusividade para essa mídia.
As partidas transmitidas pelo YouTube terão narração em espanhol e inglês. O site trará também compactos e reprises.
O torneio na Argentina será o primeiro evento futebolístico com transmissão em tempo real pelo portal. O site exibiu duas edições da Premier League indiana de críquete.
A próxima Copa América será a última da parceria entre Conmebol e Traffic. Os direitos das três edições seguintes foram comprados pela Full Play.
Rafael Reis - Fonte: Folha de S.Paulo - 16/06/11.
Onde:
www.youtube.com/user/CopaAmerica
FIFA IMPÕE PARCEIROS ÀS SEDES DO MUNDIAL
Entidade pressiona cidades a "cooperar" em suas licitações e faz lobby por seus próprios patrocinadores.
A Fifa pressiona as 12 cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014 a "cooperar" nas licitações dos estádios e a contratar empresas patrocinadoras da entidade.
A Folha ouviu reclamações dos representantes dos governos estaduais, sob condição de anonimato, e conseguiu cópia de documentos que confirmam o lobby.
Os papéis mostram que o departamento de marketing da Fifa e o Comitê Organizador Local (representante da entidade no país-sede do Mundial) atuaram em favor de uma fabricante de brindes, uma empresa de energia solar e uma seguradora.
As três empresas são apresentadas como líderes de mercado e parceiras oficiais da Fifa, o órgão máximo de futebol, cujos dirigentes foram recentemente alvo de denúncias de corrupção, entre elas o pagamento de propina na eleição das sedes das Copas de 2018 e 2022.
Entre os documentos obtidos pela Folha, estão um e- -mail e uma apresentação de PowerPoint em que a Fifa manifesta interesse na contratação da parceira ADM para a confecção de brindes, como bonés e chaveiros.
Os documentos são assinados pelo diretor de marketing da Fifa no Brasil, Jay Neuhaus. O recado: ou a sede contrata a ADM ou paga 17% de taxa de licenciamento caso opte por outra fabricante.
As sugestões de contratação colocam as cidades-sedes diante de um impasse.
Agradar à entidade, pedindo a consórcios e empreiteiras responsáveis pelas obras que contratem as empresas ligadas à Fifa, ou, no caso de contratos pagos apenas com dinheiro público, seguir a Lei de Licitações, arcando, assim, com custos extras para atender ao padrão Fifa.
Em e-mail de abril, enviado após alerta das cidades para as restrições da legislação, Neuhaus fez um pedido.
"Esperamos ter a cooperação de vocês em adotar a ADM. Nós entendemos que as sedes, por serem entidades públicas, estão atreladas aos processos de licitação, porém esperamos encontrar uma forma de garantir que a ADM sempre faça parte deste processo", dizia o texto.
No e-mail, o diretor da Fifa elogia a equipe da ADM como "a mágica do projeto".
A Folha também teve acesso a e-mail enviado em janeiro deste ano aos coordenadores das 12 cidades-sedes e assinado por Carlos de la Corte, consultor do COL.
De la Corte pede que a chinesa Yingli seja contatada por oferecer serviços de energia "alinhados" com a Fifa. E solicita às cidades que verifiquem "as possibilidades de parceria". De la Corte diz que a Yingli tem o selo de obra sustentável, exigência da Fifa para as arenas da Copa.
O consultor do COL encaminha carta assinada pelo diretor-geral de marketing da Fifa, Thierry Weil, que diz que a entidade "considera que os produtos da Yingli Solar podem ser a melhor solução para a eficiência energética dos estádios da Copa".
Weil e De la Corte pedem sigilo sobre o fato de a empresa ser patrocinadora da Copa -a parceria só foi anunciada oficialmente na última quarta, cinco meses após o e-mail.
O diretor-geral de marketing da Fifa também assinou outro ofício anunciando a Liberty Seguros como seguradora do próximo Mundial.
O documento foi encaminhado por e-mail, por meio do COL, para 37 representantes das cidades-sedes.
Weil pede aos coordenadores que contatem o patrocinador e destaca as qualidades da Liberty Seguros.
Filipe Coutinho/Fernanda Odilla - Fonte: Folha de S.Paulo - 13/06/11.
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
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