MARTA SHOW
"ELECTRIFYING"
English:
http://www.nytimes.com/2009/04/05/magazine/05marta-t.html?_r=1&hpw
"Talvez a jogadora mais eletrizante do futebol, masculino e feminino", Marta foi tema de longo perfil na revista do "NYT", ela que saiu de "sociedade machista" para jogar nos EUA.
Toda Mídia (http://todamidia.folha.blog.uol.com.br/) - Nelson de Sá - Fonte: Folha de S.Paulo - 06/04/09.
WPS - http://www.womensprosoccer.com/
UNIVERSITÁRIO NORTE-AMERICANO
Universidades norte-americanas vão iniciar neste mês um processo de seleção para levar jogadores brasileiros ao campeonato universitário dos Estados Unidos.
Os candidatos serão selecionados pela empresa 2SV Sports e, além de saber jogar futebol, terão de falar inglês fluentemente.
Painel FC - Eduardo Arruda - Fonte: Folha de S.Paulo - 06/04/09.
2SV Sports - http://www.2svsports.com/vnews_det.asp?lan=1&cod=60
BATE-BOLA SEGURO NAS COPAS
O seguro que a Fifa contratou para as Copas do Mundo de 2010, na África do Sul, e de 2014, no Brasil, prevê desde cancelamento de jogos por problemas administrativos, falta de luz no estádio, até a transferência do evento para outro país. O IRB-Brasil Re é uma das empresas que fecharam participação no pool internacional de resseguradores responsável pela cobertura. A medida foi tomada pela Fifa depois que a federação notificou atraso nos preparativos para a Copa na África do Sul.
Mercado Aberto - Guilherme Barros - Fonte: Folha de S.Paulo - 10/04/09.
IRB-Brasil Re - http://www2.irb-brasilre.com.br/site/
TRIBUTAÇÃO NO FUTEBOL: CLUBES E ATLETAS
O advogado tributarista Felipe Ferreira Silva acaba de lançar o livro "Tributação no Futebol: Clubes e Atletas" (editora Quartier Latin). Na obra, o autor compara dados da CBF e do Banco Central para mostrar a discrepância no pagamento de impostos e de contribuições de PIS e Confins. Segundo ele, no BC há o registro de 546 contratos de transferência de atletas -menos que os 1.085 registrados na CBF.
Mercado Aberto - Guilherme Barros - Fonte: Folha de S.Paulo - 10/04/09.
O Livro -
http://www.submarino.com.br/busca?q=Tributa%C3%A7%C3%A3o+no+Futebol%3A+Clubes+e+Atletas&dep=1&x=13&y=4
TIMES ESQUECIDOS
Enquanto os Campeonatos Estaduais dão seus últimos arranques em 2009 a gente rebobina a fita e lembra de alguns campeões do passado que agora vivem no ostracismo ou simplesmente acabaram. Não existe maior emoção para um torcedor do que gritar: "O meu time é campeão". Nessas horas os problemas são esquecidos, junto com as contas atrasadas, as notas baixas do filho e aquele barulhinho esquisito que surgiu no carro semana passada. E você parte para o abraço com a primeira pessoa que encontra com o manto sagrado do seu clube. É acordar na segunda-feira pronto para tirar um sarro do seu colega de trabalho com uma faixa comprada de um camelô em um semáforo. Emoções à parte, bom mesmo é lembrar que um título sempre muda a história de uma agremiação, fazendo com que ela consiga respeito dos rivais, que passam a jogar não mais contra um time qualquer, mas com um campeão. No entanto, para alguns, as emoções de uma conquista não duraram o bastante. Alguns antigos vencedores vivem atualmente em um estado melancólico, muito distante da vitrine das grandes competições. Outros foram deixando os gramados, quase sempre por dificuldades financeiras. Pode não parecer, mas os seus torcedores nunca perderam a paixão. O fanatismo é tanto que alguns dedicam boa parte de suas vidas para a preservação da história e dos objetos de times que vivem apenas em seus corações (lembrando que torcedor de verdade nunca muda de time). O que importa, para estes cidadãos, é que suas equipes foram as melhores, foram campeãs. Os dias de glória podem não voltar, mas é como dizem: "Recordar é viver."
América - RJ
Conquistas - Sete vezes campeão carioca (1913, 1916, 1922, 1928, 1931, 1935 e 1960).
Destaques - Belfort Duarte, Djalma Dias, Edu, Luizinho.
História - Ainda pode ser considerado um dos grandes do Rio, mesmo tendo vencido seu último título estadual em 1960. Até os anos 1980, foi semifinalista do Brasileirão. Logo depois, afastado das competições nacionais, entrou numa terrível decadência. Em 2006, parecia retornar o prumo, quando decidiiu a Taça Guanabara. Ledo engano. Em 2009, sua torcida vai ter que acompanhar o clube na Segundona carioca na esperança de que o pesadelo acabe o mais rápido possível.
http://www.america-rj.com.br/
Inter - SP
Conquista - Campeã paulista em 1986.
Destaques - Gilberto Costa, Tato e Kita.
História - Comandada pelo técnico Pepe, a Inter de Limeira foi a primeira equipe do interior a conquistar o Campeonato Paulista. Com um elenco misto de jogadores experientes, como os zagueiros Juarez e Bolívar, e os novatos Tato e Lê, o time levantou a taça após bater o Palmeiras por 2 a 1 no Morumbi. Envolvida em sérias crises financeiras, acabou sofrendo vários rebaixamentos. Voltou a disputar a primeira divisão paulista, mas sem sucesso. Atualmente, faz campanha sofrível e está nas últimas colocações na Série A-3 do Paulistão.
http://www.internacionaldelimeira.com.br/
Metropol
Conquistas - Cinco vezes campeão catarinense (1960, 1961, 1962, 1967 e 1969).
Destaques - Rubens, Elario, Idésio e Nilzo.
História - O time de Criciúma, depois do final do departamento profissional em 1969, só disputa torneios amadores. A fundação da equipe, em 1945, aconteceu após uma greve de mineiros da cidade e foi uma tentativa de aproximação entre os trabalhadores e os patrões. Dominando o futebol catarinense após a conquista do tri, em 1962, o Verdão fez até uma turnê em 1963 pela Europa. Disputou 23 partidas (13 vitórias, 6 empates e 4 derrotas) em cinco países - Alemanha, Dinamarca, Espanha, Romênia e Suíça.
http://www.campeoesdofutebol.com.br/metropol_historia.html
Paulistano
Conquistas - 11 campeonatos paulistas (1905, 1908, 1913, 1916 a 1919, 1921, 1926, 1927 e 1929).
Destaques - Peres, Bibi, Friedenreich e Filó.
História - É o único clube a vencer o Paulistão quatro vezes consecutivas. Lá brilhou o artilheiro Artur Friedenreich, que em 591 jogos marcou nada menos que 554 gols, uma impressionante média de 0,99 por partida. Em 1925, tornou-se a primeira equipe brasileira a fazer uma excursão pela Europa. E não fez feio. Em dez partidas, venceu nove e ainda recebeu de jornalistas franceses a denominação de "Reis do Futebol". Por não concordar com o final do amadorismo, o time dos Jardins parou de disputar torneios oficiais em 1929.
http://www.paulistano.org.br/home.html
Renner
Conquista - Campeão gaúcho de 1954.
Destaques - Ênio Andrade e Valdir Joaquim de Moraes.
História - As atividades do clube começaram em 1931, com os diretores das Lojas Renner fundando um grêmio esportivo para a recreação de seus funcionários. O grande momento de sua história aconteceu em 1954, quando o time acabou com a hegemonia de Internacional e Grêmio e ganhou os títulos da cidade de Porto Alegre e o estadual. Alegando que gerava prejuízo nas suas contas, a diretoria da empresa decidiu que não iria mais bancar os custos da equipe profissional e o clube abandonou as competições em 1958.
http://www.timesdelbrasil.com.br/RS/renner-rs.htm
São Cristóvão
Conquista - Campeão carioca em 1926.
Destaques - Braz de Oliveira, Vicente e Ronaldo.
História - O pequeno time carioca é o único do planeta com somente um uniforme oficial: branco. O fato é reconhecido pela FIFA que, por isso, ordena que em qualquer situação o adversário que tenha a camisa da mesma cor é obrigado a jogar com a camisa reserva. A única glória do clube aconteceu em 1926 quando venceu o Carioca, com duas goleadas no Flamengo (5 a 0 e 5 a 1). Jogando campeonatos de divisões inferiores, a equipe se orgulha de ter revelado para o futebol mundial o centroavante Ronaldo.
http://www.fferj.com.br/Clubes/2divisao/saocristovao.htm
São Paulo AC
Conquistas - Quatro vezes campeão paulista (1902, 1903, 1904 e 1911).
Destaques - Charles Miller, Boyes e Biddel.
História - Fundado em 1888, por ingleses, foi o primeiro vencedor do Campeonato Paulista, lá em 1902. No time, o destaque era Charles Miller. Para quem não sabe, foi ele que introduziu o vício do futebol nos brasileiros quando, em 1884, chegando da Inglaterra, trouxe duas bolas de futebol e organizou algumas partidas. Deixou as competições em 1912, também por não concordar com o pagamento aos jogadores. O pioneirismo da associação não ficou restrito ao futebol e o clube trouxxe ao país modalidades como rúgbi, squash e badminton.
http://www.spac.org.br/
Siderúrgica
Conquistas - Duas vezes campeão mineiro (1937 e 1964).
Destaques - Tião, Michel Spadano, Djair e Noventa.
História - Mais um time criado por funcionários de uma empresa, no caso a Companhia Suderúrgica Belgo-Mineira. Antes de parar, em 1967, aconteceram dois momentos de glória. Em 1937, venceu o primeiro Estadual. Já em 1964, a equipe de Sabará, comandada pelo célebre técnico Yustrich, conquistou o Mineiro com apenas uma derrota. Como se fosse uma fábula, há 45 anos no futebol mineiro, a Tartaruga, apelido do time, foi mais astuta que a Raposa (Cruzeiro), gritou mais que o Galo (Atlético) e correu mais que o Coelho (América).
http://www.sabaranet.com.br/esporteclubesiderurgica.asp
NA EUROPA
Os primeiros campeões de três dos principais torneios europeus vivem situações bem diferentes. O alemão, depois de encerrar suas atividades, tenta recomeçar, enquanto o espanhol se transformou em um dos times mais ricos do mundo. Já o inglês vai ter que sonhar mais um ano com a Premier League.
VFB Leipzig - Em 1903, o time ficou com a taça da primeira Bundesliga. Com a divisão da Alemanha, após a Segunda Guerra Mundial, passou a ser chamado de Lokomotive Leipzig e se tornou um dos clubes mais vitoriosos da parte comunista. Com a queda do muro de Berlim foi caindo sucessivamente de divisão, até que, em 2004, quando estava na quarta, encerrou as suas atividades. Voltou no ano seguinte, mas teve que recomeçar na 11ª divisão, por imposição da Federação Alemã que, por coincidência, foi fundada na cidade em 1900.
http://www.sonic.net/~jtdwyer/abseits/clubs/leipzig.html
Barcelona - Na Espanha, o Barcelona, primeiro vencedor em 1929, continua sempre perto de conquistar uma taça. Um dos times mais ricos do mundo, conta com craques como Messi, Eto'o e Henry em seu elenco. Um detalhe: há 70 anos, o vice espanhol foi o Real Madrid, que até hoje continua sendo o grande rival do time catalão.
http://www.fcbarcelona.com/web/english/
Preston North End - A temporada 1888-1889 marcou a primeira edição do Campeonato Inglês, o primeiro torneio nacional de futebol de que se tem notícia. O que poucos sabem é que o vencedor daquele histórico torneio, o Preston North End, continua disputando torneios profissionais. Depois de chegar ao fundo do poço em 1986, quando foi parar na quarta divisão, o clube fundado em 1881 vem se recuperando. Atualmente, disputa a segunda divisão inglesa, mas não tem mais chances de subir para a Premier League este ano.
http://www.pnefc.net/page/Welcome
Humberto Peron - Fonte: Monet - Número 73.
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php