O PRIMEIRO... FELIZ ANIVERSĂRIO!
SHEFFIELD FC - 24 DE OUTUBRO DE 1857
English:
http://www.sheffieldfc.com/
Futebol Clube - Na Inglaterra. à fundado o primeiro clube de futebol do mundo, o Sheffield FC. Em sua criação, foram redigidos os primeiros regulamentos do esporte, conhecidos como Códigos de Sheffield, que serviram para organizar as partidas iniciais, disputadas entre solteiros contra casados e entre profissionais contra amadores. Logo depois da sua fundação, outros clubes vão surgindo.
Outubro na História - Camila StÀhein - Fonte: Aventuras na História (http://historia.abril.com.br/) - Edição 87.
O site:
http://www.sheffieldfc.com/
BRASILEIRĂO PETROBRĂS
Cada um dos 20 clubes que disputam a Série A do Brasileirão ganha um pequeno documentårio resumindo a sua história e a paixão da sua torcida. Até o dia 21 de novembro, quando vai ao ar o filme sobre o Avaà (SC), todos estarão no site, provando que ganhar ou perder é do jogo, porque o amor pelo time do coração independe do resultado.
Confira: http://www.brasileiraopetrobras.com.br/.
Fonte: Monet - nĂșmero 91.
APRENDIZAGEM
O plano inicial de segurança do Mundial no Brasil prevĂȘ o uso majoritĂĄrio de policiais atĂ© dentro dos estĂĄdios. Empresas privadas terĂŁo participação minoritĂĄria.
à um modelo oposto ao imposto pela Fifa em Copas anteriores, onde seguranças particulares controlavam a årea interna das arenas.
O projeto brasileiro foi feito pelo Grupo de Trabalho da Copa-2014, vinculado ao MinistĂ©rio da Justiça, e estĂĄ em anĂĄlise jurĂdica dentro do governo federal. TambĂ©m terĂĄ de ser discutido posteriormente com a Fifa.
Mas, ao se prever a segurança nas mãos de policiais, aumentam-se os holofotes sobre sua atuação em jogos de risco, como os clåssicos de hoje em Uberlùndia, Porto Alegre, Rio e São Paulo.
SĂł que as circunstĂąncias sĂŁo distintas do previsto para a Copa. Nenhuma das quatro arenas dos duelos de hoje receberĂĄ o evento, hĂĄ torcidas com histĂłrico de brigas e incidentes mais violentos tĂȘm ocorrido longe dos jogos.
"Criamos uma cultura [entre policiais] independente do campo. Claro que precisamos saber o estĂĄdio para poder elaborar o plano local. Hoje Ă© o Morumbi porque Ă© o estĂĄdio que existe", disse o major Leandro Pavani, do 2Âș BatalhĂŁo de Choque da PM e membro do CG Copa-2014.
Segundo o oficial, o grupo optou por propor policiais nas proteçÔes interna e externa dos estĂĄdios porque o sistema com empresas privadas falhou na Ăfrica do Sul. De fato, seguranças fizeram greves, e a polĂtica local teve de assumir o controle de arenas.
Foi a Fifa que impĂŽs o modelo. Mas Pavani argumenta que ele nĂŁo Ă© obrigatĂłrio.
No caderno de encargos da Copa-2014, nĂŁo Ă© exigida a presença de segurança privada. Pelo documento, cabe ao COL (ComitĂȘ Organizador Local) fazer o plano de proteção ao evento atĂ© o meio de 2011.
O CG Copa-2014 tem contato constante com o comitĂȘ. E Ă© ouvido atĂ© em relação aos projetos dos estĂĄdios.
"Tem que ser um modelo que funcione nos jogos em 2015, com vĂĄrias entradas e formas de isolar as torcidas", declarou Pavani.
Outro item que consta do plano de segurança do Mundial é a criação de um CCI (Comando de Controle Integrado). Trata-se do local em que se reunirão representantes das åreas responsåveis por manter a ordem -trùnsito, bombeiros, policiais.
Mas, longe dos estĂĄdios e dos equipamentos previstos para o Mundial, a polĂcia treina hoje a mudança de sua cultura e da do torcedor. Neste caso, a ideia Ă© retirar dos policiais a obrigação de atuar atĂ© como orientadores de estĂĄdios, como ocorre hoje.
Ă ainda a chance de aprender. Policiais de BrasĂlia vĂŁo acompanhar o trabalho dos paulistas. "NĂŁo temos cultura de controlar jogos de futebol porque nĂŁo temos times de relevo", afirmou o major EstĂ©fano LobĂŁo, do Distrito Federal. Ă o inĂcio das liçÔes.
Rodrigo Mattos - Fonte: Folha de S.Paulo - 24/10/10.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php