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NEYMARKETING
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Habilidoso e carismĂĄtico sĂŁo duas palavras comumente associadas a Neymar. Adjetivos que se transformaram em cifras vultosas e levaram o atacante brasileiro a um dos maiores clubes do mundo.
Cabe agora ao Barcelona multiplicar essas cifras e transformĂĄ-lo em sucesso dentro e fora do gramado.
Para especialistas em marketing do futebol, a missĂŁo Ă© simples. Avaliam que a ida de Neymar pode significar um grande impacto comercial para o jogador e o clube.
A Nike agora tem um craque midiĂĄtico para explorar associado ao nome do clube que patrocina. Messi, mais quieto e menos carismĂĄtico, Ă© apoiado pela Adidas.
Neymar fez parte do projeto de criação da nova chuteira da marca, com Rooney e Ibrahimovic. Sinal do status.
Em lojas do Barcelona pela cidade, vendedores dizem que pedidos por camisas de Neymar Jr. --como o nome estĂĄ grafado-- sĂŁo maiores do que pelas de Messi.
O Barcelona diz que ainda nĂŁo conseguiu medir o impacto de Neymar nas vendas e no marketing do time.
Para Esteve Calzada, ex-diretor de marketing do clube catalĂŁo e CEO da Prime Time Sport, a chegada de Neymar deve liberar Messi do excesso de campanhas publicitĂĄrias e darĂĄ mais margem de trabalho para a equipe.
Neymar jå fez "media training" para lidar melhor com a imprensa. Também terå aulas de espanhol. Na apresentação, para 56 mil pessoas no Camp Nou, o atacante arriscou frases em catalão.
O apelo nas mĂdias sociais Ă© explorado. O Barça fez um Twitter em portuguĂȘs --Neymar tem mais de 7,7 milhĂ”es de seguidores. Foi lançado um jogo de vĂdeo game do clube. Neymar estĂĄ nele.
"Ele sempre foi bem assessorado, Ă© obediente e isso se traduz em um Ăcone midiĂĄtico perfeito", diz Calzada, que trabalha com Messi.
O estafe diz que o segredo Ă© deixĂĄ-lo ser quem Ă©. Postagens comerciais em Twitter e Instagram sĂŁo feitas por sua equipe, mas hĂĄ pouca interferĂȘncia em outras açÔes.
"Até porque ele tem perfeita noção de que é exemplo para muitos", diz Eduardo Musa, assessor do astro.
No Brasil, com contratos publicitĂĄrios tentadores, o Santos segurou Neymar por cerca de quatro anos.
Ele foi um dos 100 jogadores mais bem pagos da revista "Forbes" --em 2012/13, ganhou cerca de R$ 43 milhÔes.
Para a "Sports Pro", foi o atleta com maior potencial de marketing no mundo em 2012.
Mariana Lajolo â Fonte: Folha de S.Paulo â 01/08/13.
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PADRĂO EUROPEU
Apelidos no futebol brasileiro encolhem nos Ășltimos 20 anos; bullying, nĂvel cultural e mercado exterior explicam mudança.
Se jogassem hoje, Pelé seria conhecido como Edson Nascimento, Zico assinaria Arthur Coimbra e Cafu traria Marcos Morais estampado na parte de trås de sua camisa.
As conversas de bar estĂŁo certas. O futebol brasileiro realmente estĂĄ substituindo os apelidos que fizeram sua histĂłria pela nomenclatura Ă europeia: nome e sobrenome.
Diego Cavalieri, Marcos Rocha, JoĂŁo Schmidt. NĂŁo hĂĄ um clube da SĂ©rie A que nĂŁo tenha pelo menos trĂȘs jogadores conhecidos assim.
Levantamento feito pela Folha com 627 atletas dos 20 clubes da primeira divisĂŁo mostra que 117 deles (18,6%) adotam nome e sobrenome.
Ă o mesmo nĂșmero de jogadores conhecidos por apelidos, diminutivos, aumentativos ou reduçÔes de nomes.
HĂĄ 20 anos, no Brasileiro de 1993, os Mazinho, MĂŒller, CatĂȘ e Roberto Cavalo representavam 27,8% do total. E os atletas que utilizavam nome e sobrenome, sĂł 7,8%.
Em duas décadas, ser conhecido pelo sobrenome deixou de ser cool e ficou fora de moda. Por outro lado, a nomenclatura europeia virou in.
"Nas categorias de base do VitĂłria, falavam que eu parecia zagueiro europeu, entĂŁo precisava de nome complexo. Tinha cabelo liso, cara de europeu", disse o defensor do time baiano Victor Ramos.
O zagueiro Ă© dos que nĂŁo se arrependem de adotar a nomenclatura da moda. "Ă bom para o marketing, abre mercados", afirmou.
Foi pensando nisso que o Inter, ainda na década passada, passou a recomendar que jogadores com sobrenomes que os identificassem como descendentes de europeus passassem a utilizå-los. Era uma estratégia para facilitar a venda de meninos com passaporte da União Europeia.
A prĂĄtica caiu em desuso no time gaĂșcho, mas clubes de futebol ainda tentam controlar como seus jogadores devem ser conhecidos.
HĂĄ trĂȘs anos, o SĂŁo Paulo fez festa quando Marcelinho passou a ser chamado de Lucas, hoje no PSG, seu nome de batismo. Em 2013, tentou, em vĂŁo, fazer com que Mateus, lateral recĂ©m-contratado do Mogi Mirim, deixasse o apelido de Caramelo.
A cruzada anti-apelidos realizada hå anos em suas categorias de base transformou as crias de Cotia no melhor exemplo da nova geração brasileira de jogadores. Uma safra com Rodrigo Caio, João Schmidt e Lucas Farias.
"A gente sĂł interfere quando o apelido Ă© pejorativo. O que ocorre tem a ver com o nĂvel cultural. Os jogadores hoje sĂŁo mais estudados e gostam de ser conhecidos do mesmo jeito que qualquer outro profissional", disse o superintendente de futebol do clube, Felipe Ximenes.
SerĂĄ o fim dos apelidos no futebol? A doutora em letras Ana Poltronieri, da Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), aposta que sim.
"O politicamente correto sĂł vai aumentar na nossa sociedade. Se vocĂȘ analisar o prĂłprio sistema educacional infantil, vai perceber que as escolas estĂŁo combatendo os apelidos, porque eles podem gerar bullying ou constrangimento", complementou
Rafael Reis â Fonte: Folha de S.Paulo â 04/08/13.
Uerj â
http://www.uerj.br/
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RESENHA DA SEMANA
SĂŁo Paulo no JapĂŁo pra Copa Suruba! E suruba foi o jogo Barcelona X Santos. Goleiro do Barcelona, Pinto e goleiro do Santos, Aranha! E jĂĄ querem trocar o nome da alameda Santos por alameda Barcelona! RararĂĄ!
HilĂĄrio esse jogo SĂŁo Paulo X Kashima! Piada Pronta: Bambis X Veados.
Kashima quer dizer Ilha dos Veados. E o escudo Ă© uma galhada.
Muita piada pronta: Bambis X Veados na Copa Suruba com gols do Osako.
Moral do jogo: da suruba, o SĂŁo Paulo sĂł levou Osako! RararĂĄ!
O SĂŁo Paulo foi pro Osako! Isso que eu chamo de excursĂŁo sadomasoquista!
E sĂł nĂŁo foi de 4 porque o Osako perdeu um pĂȘnalti. O confronto do sĂ©culo, uma pornocopa!
E pra completar, mais essa pornÎ: "Ganso leva cinco pontos na cabeça".
Mas justo na cabeça? Rararå! Porque eles não anteciparam a volta?!
Piada pronta: "Flu barra Show das Poderosas no MaracanĂŁ para evitar as piadas de rivais". RararĂĄ!
JosĂ© SimĂŁo (http://www.facebook.com/#!/macacosimao) - Fonte: Folha de S.Paulo â 06-08-09/08/13.
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