FUTEBOL ARTE...
UM 2008 COM FUTEBOL ARTE
"Primeiro eu balanço o corpo, como se eu estivesse dançando um samba. Depois é que eu faço a jogada" (Robinho)
O drible "VocĂȘ vai pra lĂĄ que eu vou pra cĂĄ" de Robinho contra o Equador, em pleno MaracanĂŁ, vai ficar marcado para a histĂłria do futebol mundial.
CERTEZAS DE 2008
Fazer previsĂ”es no futebol Ă© tĂŁo arriscado quanto na polĂtica e na economia. Com freqĂŒĂȘncia, erramos.
Como acontece na economia e na polĂtica, as previsĂ”es no futebol costumam nĂŁo dar certo. HĂĄ um grande nĂșmero de variĂĄveis, conhecidas, desconhecidas e misteriosas. Comentaristas conceituados e profissionais em todas essas atividades tĂȘm uma porcentagem de acertos prĂłxima da dos leigos e dos videntes.
à uma lição de humildade, que não aprendemos. Não é somente a lógica que conduz o mundo. São, principalmente, as emoçÔes e o acaso.
A Ășltima previsĂŁo que errei foi dizer que a final do torneio mundial de clubes entre Milan e Boca Juniors seria um jogo amarrado e com poucas chances de gol. NĂŁo foi. Imaginei que Miguel Russo, tĂ©cnico do Boca no jogo, fosse do nĂvel de Carlos Bianchi, papador de tĂtulos, e que sabia armar um time para jogar contra um mais forte, como o Milan, ou contra um mais fraco.
Mesmo sabendo dos riscos, vou fazer algumas previsĂ”es para o prĂłximo ano que tĂȘm muitas possibilidades de dar certo.
Os clubes brasileiros vĂŁo gastar mais do que arrecadam, atrasarĂŁo os pagamentos ao governo e aos credores e dirĂŁo que a solução Ă© a Timemania 2. Depois virĂŁo a 3, a 4 e outras benevolĂȘncias do governo.
Law Kin Chong, acusado de distribuir produtos piratas para todo o Brasil, serå mostrado na televisão sendo preso e depois solto umas doze vezes durante o ano. As mercadorias de seus enormes galpÔes serão confiscadas e no outro dia os galpÔes estarão novamente cheios.
Muitos treinadores vĂŁo dizer que futebol bonito Ă© coisa do passado, de romĂąnticos e poetas, que nĂŁo existe mais adversĂĄrio bobo e que sĂł interessa vencer.
Jovens jogadores, craques, bons ou medĂocres, sairĂŁo ainda mais e cada vez mais cedo para o exterior. Se os clubes fossem mais bem administrados, nĂŁo iriam tantos atletas para pequenos times da Europa nem para outros continentes.
Muitos empresĂĄrios terĂŁo grandes gestos de solidariedade e, ao mesmo tempo, usarĂŁo de todos os lobbies e de todas as artimanhas legais e ilegais para faturar mais, pagar menos impostos, prejudicando milhares de outras pessoas.
A crĂŽnica esportiva vai discutir assuntos importantes e tambĂ©m os que nĂŁo tĂȘm nenhuma importĂąncia. Muitos vĂŁo tentar explicar tudo o que acontece em um jogo, mesmo o que nĂŁo tem explicação.
As partidas nas quartas-feiras à noite vão começar após a novela da TV Globo, horårio que só interessa à emissora.
O melhor jogador do mundo e do ano serå o melhor da Liga dos CampeÔes da Europa, jå que não haverå Copa do Mundo. Se for um europeu e ele brilhar também na Eurocopa de seleçÔes, a sua escolha pela Fifa serå barbada.
Fazer previsĂŁo errada Ă© uma coisa. Outra, sĂŁo crĂticas que ainda recebo por ter dito antes da Copa de 2006 que Ronaldinho estava perto do nĂvel de Garrincha e Maradona, os dois melhores jogadores que vi depois de PelĂ©.
NĂŁo exagerei. Basta ver os teipes. SĂł nĂŁo poderia prever a intensa queda do jogador do Barcelona.
Por isso, mudei de opiniĂŁo. Apesar de estar longe o fim de sua carreira, outros grandes craques brilharam por mais tempo e se tornaram mais importantes na histĂłria do futebol.
TostĂŁo - Fonte: Folha de S.Paulo - 30/12/07.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php