19 DE JULHO
O DIA DO FUTEBOL BRASILEIRO
English:
http://tdifh.blogspot.com/2009/07/19-july-1900-grandfather-of-brazilian.html
No dia 19 de julho comemora-se o dia nacional do futebol.
A escolha da data se deu através da CBF, Confederação Brasileira de Futebol, para homenagear o primeiro time registrado como clube no Brasil, o Sport Clube Rio Grande, fundado em 1900.
O futebol chegou ao Brasil em 1849, atravĂ©s de Charles Miller, que estudou na Inglaterra, onde aprendeu a dominar as tĂ©cnicas futebolĂsticas. Ao retornar para o paĂs, trouxe uma bola, uma agulha, uma bomba de encher e um uniforme. Com a divulgação do esporte, este se tornou uma paixĂŁo do povo brasileiro, fazendo do nosso paĂs o maior campeĂŁo mundial.
As primeiras regras do futebol foram criadas pela associação de futebol de Londres, na Inglaterra, atravĂ©s dos dirigentes dos clubes ingleses. Primeiramente elaboraram treze regras, mas em razĂŁo das necessidades, estas passaram para o nĂșmero de dezessete.
Em 1885 o esporte passou a ser profissionalizado, estimulando o aumento de sua pråtica, sua evolução técnica e tåtica. Em virtude de sua popularização por todo o mundo, foi criada uma organização internacional a fim de coordenar os interesses voltados para o esporte, a FIFA - Federação Internacional de Futebol Association.
A origem do esporte se deu por volta dos anos 2.600 a.C, na China, onde era praticado por oito jogadores em cada time, num campo de quatorze metros.
Dentre as modalidades futebolĂsticas temos o futebol de campo, o futebol de quadra (tambĂ©m conhecido como futsal ou de salĂŁo) e futebol de areia (ou beach soccer), cada um com suas regras especĂficas. Outra forma de jogar Ă© o futebol de botĂŁo, feito num tabuleiro e jogado por duas pessoas, mas reproduzindo as mesmas regras.
As competiçÔes de futebol acontecem no ùmbito municipal, estadual, nacional e internacional. Alguns campeonatos ainda são subdivididos em série A e B, primeira e segunda divisão.
Os campeonatos estaduais são disputados por times das cidades que compÔem cada estado, podendo ter mais de um time por cidade. Essas disputas são muito acirradas e muitas vezes as mais violentas, pois as torcidas se encontram nas ruas.
Os campeonatos nacionais sĂŁo disputados por times que representam os estados, de onde saem os campeĂ”es do paĂs. Nessas competiçÔes temos o BrasileirĂŁo e a Copa do Brasil.
As disputas internacionais acontecem a cada ano, como a Libertadores da América, sul-americano, Mundial do Japão, liga dos CampeÔes, além dos campeonatos italiano, espanhol e vårios outros. O campeonato mais importante mundialmente é a Copa do Mundo, realizada de quatro em quatro anos. Com ela, acontece também a Copa das ConfederaçÔes, a fim de aquecer os times que participarão da copa do mundo.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Fonte: http://www.brasilescola.com/.
Leia mais:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/julho/dia-nacional-do-futebol.php
COPA 2014 - SORTEIO MILIONĂRIO
Vai custar caro aos cofres pĂșblicos o sorteio das eliminatĂłrias da Copa 2014 no dia 30, no Rio de Janeiro. A prefeitura e o governo do Rio gastarĂŁo 30 milhĂ”es de reais para montar o evento da Fifa.
Panorama - Radar - Lauro Jardim - Fonte: Veja - Edição 2226.
UNIFICAĂĂO
O presidente da Conmebol, NicolĂĄs Leoz, deu a entender que a Copa AmĂ©rica serĂĄ mesmo ampliada e fundida com a Copa Ouro, disputada entre seleçÔes da Concacaf. Segundo o dirigente, as chances de a fusĂŁo acontecer "Ă© maior do que muitos imaginam". A concorrĂȘncia entre Traffic e Fullplay sobre quem terĂĄ os direitos do torneio em 2015 pode ser favorĂĄvel Ă unificação, que alavancaria os valores oferecidos.
As seleçÔes do MĂ©xico e da Costa Rica, convidadas para jogar esta Copa AmĂ©rica, mandaram Ă Argentina times praticamente sub-23 porque priorizaram a Copa Ouro. Caso a mudança seja implantada, o novo torneio teria 16 paĂses.
Painel FC - Eduardo Ohata e Bernardo Itri - Fonte: Folha de S.Paulo - 19/07/11.
CLUBES DEVEM FATURAR 20% MAIS COM PATROCĂNIO EM 2011
As receitas dos clubes de futebol do Brasil e da CBF com patrocĂnio e publicidade devem chegar a R$ 679 milhĂ”es neste ano, com alta de 20% sobre o ano passado.
A projeção é da consultoria BDO RCS, que divulga nesta semana relatório com o balanço fechado de 2010.
No ano passado, porém, o ritmo de crescimento foi maior, de 30%.
"Em 2010, o crescimento foi impulsionado pela evolução acima da média de alguns clubes como Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG", diz Amir Somoggi, diretor da årea de esporte da BDO RCS.
O Corinthians foi o que mais faturou com patrocĂnio e publicidade, com R$ 47,3 milhĂ”es, seguido pelo Flamengo, com R$ 44,2 milhĂ”es.
O Atlético-MG foi o que teve a maior alta (536%). O São Paulo, a maior queda (-43%).
Esses recursos ganham cada cada vez mais importĂąncia para os clubes. "A fatia no total do faturamento deve atingir 19% neste ano, ante 9% em 2003", diz Somoggi.
Sozinha, a CBF deve representar 34% do total da receita neste ano. A participação, porĂ©m, tem diminuĂdo. Em 2003, era de 53%.
"Apesar de a CBF ter abrangĂȘncia mundial, os clubes brasileiros estĂŁo em exposição de segunda a segunda. Ă mais intenso que a CBF."
O que pode impedir avanço maior da receita é a falta de novos "players", segundo Cesar Gualdani, sócio-diretor da consultoria Sport+Markt.
"Os atuais patrocinadores não mudaram muito. São açÔes diversificadas de um patrocinador em vårios clubes e fatiamento de espaços."
Na Europa, as receitas de patrocĂnio e licenciamento tĂȘm participação maior. "As açÔes sĂŁo mais desenvolvidas. A fatia na receita total chega a 35%", diz Gualdani.
Mercado Aberto - Maria Cristina Frias - Fonte: Folha de S.Paulo - 17/07/11.
BDO RCS - http://www.bdobrazilrcs.com.br/pt/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php