O MELHOR DO MUNDO
MANCHESTER UNITED
English: http://www.nowpublic.com/sports/manchester-united-crowned-world-champions
See more photos: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Fotos/0,,GF65995-9645,00.html#fotogaleria=1
Site: http://www.manutd.com/
O clube que tem o melhor jogador do mundo na atualidade agora também é a melhor equipe do planeta. O Manchester United venceu a LDU por 1 a 0, em Yokohama, e conquistou o Mundial de Clubes da Fifa. O time de Cristiano Ronaldo jogou quase o segundo tempo todo com um atleta a menos e contou com o oportunismo de Wayne Rooney para bater o goleiro Cevallos, que teve grande atuação.
Os Diabos Vermelhos dominaram a primeira etapa e pararam no goleiro equatoriano, herói do título da Libertadores ao defender três pênaltis na decisão contra o Fluminense. Mas, em Yokohama, Cevallos não teve muito a ajuda de seus companheiros, que ficaram mais preocupados em defender do que atacar. A LDU só deu três chutes na direção do gol de Van der Sar, que foi obrigado a fazer grandes defesas para evitar a zebra.
Vencedor da Bola de Ouro de 2008, dada pela revista francesa “France Football”, Cristiano Ronaldo é o favorito para receber o prêmio de melhor jogador do mundo da Fifa, no dia 12 de janeiro. O português não brilhou intensamente, mas teve participação decisiva na vitória em Yokohama: foi dele o passe para Rooney marcar aos 28 do segundo tempo.
O camisa 10 termina como artilheiro do Mundial, com três gols. Este é o segundo título mundial do Manchester United. Ainda no antigo formato, a equipe treinada por Alex Ferguson venceu o Palmeiras em 1999, por 1 a 0, em Tóquio.
Fonte: Globo.com.
Galeria de fotos:
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Fotos/0,,GF65995-9645,00.html#fotogaleria=1
Site: http://www.manutd.com/
SELEÇÃO DO L'EQUIPE
O lateral-direito Daniel Alves, do Barcelona, e o meia Kaká, do Milan, foram os únicos jogadores brasileiros que entraram nas seleções ideais de 2008 elaboradas pelo diário esportivo francês "L’Equipe". Daniel, que trocou o Sevilla pelo clube catalão em julho, foi indicado no time eleito pelos analistas do jornal e pelos internautas.
O meia, melhor do mundo em 2007 segundo a Fifa, entrou apenas na formação dos leitores. Kaká concorre, ainda, ao prêmio de melhor do mundo da Fifa, que tem Cristiano Ronaldo como favorito.
A seleção dos jornalistas tem o espanhol Casillas (Real Madrid) no gol, Daniel Alves e mais três jogadores do Manchester United na defesa: o inglês Rio Ferdinand, o sérvio Nemanja Vidic e o lateral francês Patrick Evra. O meio-de-campo conta com o espanhol Xavi (Barcelona), o inglês Steven Gerrard (Liverpool), o argentino Lionel Messi (Barcelona) e Cristiano Ronaldo (Manchester United). Para o ataque, foram escolhidos Zlatan Ibrahimovic (Inter de Milão) e Fernando Torres (Liverpool).
Internet. O time dos internautas tem algumas mudanças, com Casillas no gol, o espanhol Sergio Ramos (Real Madrid), o inglês John Terry (Chelsea), Ferdinand e o alemão Phillip Lahm (Bayern de Munique) na defesa; Daniel Alves, Gerrard, Kaká e o francês Ribéry (Bayern de Munique) foram escolhidos para o meio. Messi e Cristiano Ronaldo compõem a dupla de ataque.
Fonte: O Tempo - 27/12/08.
L'Equipe - http://www.lequipe.fr/
FUTEBOL FEMININO
Santos é o campeão da Copa do Brasil 2008. Time vence Sport por 3 a 0, no segundo jogo, e fica com a taça.
Mais: http://www.cbf.com.br/sitenoticias/_9314214420081217.html
BRASILEIRO SUB-20
Grêmio é campeão do Brasileirão Sub-20.
Detalhes: http://www.gremio.net/news/view.aspx?news_type_id=16&id=6857&language=0
COPA-2014, NO BRASIL, TERÁ 12 CIDADES COMO SEDES
O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, conseguiu convencer os dirigentes da Fifa e ampliou para 12 o número de cidades que abrigará jogos da Copa do Mundo de 2014. Inicialmente, a entidade que controla o futebol no mundo queria que o Mundial do Brasil fosse disputado apenas em dez capitais.
No total, 18 capitais disputam as 12 vagas. A escolha das cidades será anunciada pela Fifa em março. Antes, em janeiro, um grupo de executivos fará a última vistoria nas candidatas. Eles vão percorrer o país de jatinho. Além de visitar estádios, os executivos vão inspecionar aeroportos, hotéis e hospitais das candidatas.
A entidade deverá escolher pelo menos uma outra cidade na região Sul, três no Nordeste, uma no Norte e outra no Centro-Oeste. Apesar da disputa, Rio, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre estão certos na lista da Fifa. As cidades escolhidas pela Fifa vão ganhar apoio financeiro do governo federal.
Fonte: Folha de S.Paulo - 27/12/08.
MINAS SE PREPARA PARA A COPA
Em 15 de janeiro de 2009, as 18 cidades brasileiras que pretendem sediar grupos da Copa do Mundo de 2014 devem apresentar seus projetos executivos básicos à Federação Internacional de Futebol (Fifa), que os analisará e escolherá de dez a 12 municípios. Belo Horizonte tem seu plano pronto, que será apresentado à sociedade em 13 de janeiro.
Leia mais:
http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdEdicao=1149&IdCanal=3&IdSubCanal=51&IdNoticia=99026&IdTipoNoticia=1
Cândido Henrique Silva - Fonte: O Tempo - 21/12/08.
PAMPULHA AGREGA VALOR À REFORMA
Além da viabilidade econômica de utilizar um estádio que já existe e em uma área que comporta um complexo esportivo, a reforma do Mineirão, segundo especialistas, é atrativa também do ponto de vista cultural. O estádio está localizado na Pampulha, região que o governo do Estado e a Prefeitura de Belo Horizonte querem explorar turisticamente. E a Copa do Mundo é um bom momento para isto.
Leia mais:
http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdEdicao=1149&IdCanal=3&IdSubCanal=51&IdNoticia=99028&IdTipoNoticia=1
Cândido Henrique Silva - Fonte: O Tempo - 21/12/08.
PETROBRÁS, NÃO
Na última conversa que teve com Ricardo Teixeira, Lula sugeriu ao presidente da CBF que a seleção brasileira tivesse a Petrobras como uma de suas patrocinadoras. Seria importante para a estatal e para a seleção, na opinião de Lula. Teixeira elencou os quatro patrocinadores privados que já tem e respondeu a Lula que preferia ficar longe de dinheiro estatal. Dá menos confusão.
Fonte: Veja - Edição 2092.
O FILME DO REI MICOU
Até explodir a crise financeira, estavam de vento em popa as negociações entre os empresários de Pelé e alguns grandes estúdios de Hollywood para a realização de uma cinebiografia do Rei do Futebol – um dos diretores contatados era, por exemplo, Ridley Scott. Com a crise, as conversas acabaram e o jogo voltou ao zero a zero.
Fonte: Veja - Edição 2092.
UM PAÍS SEM VALORES
A melhor imagem do Brasil em 2008 é a pior imagem do Brasil em 2008: a imagem do roubo de mantimentos enviados para socorrer os flagelados de Santa Catarina.
Até então, quem sabe, a melhor imagem era a de César Cielo emocionado no lugar mais alto do pódio em Pequim. Ou a de Maurren Maggi, na mesma altura. A das meninas do vôlei também era forte candidata, por tudo o que significava de virada, assim como a da saltadora. Mas não.
Nada mais revelador da alma brasileira do que aquele pessoal surrupiando o fruto da generosidade de alguns em proveito próprio. E, não tenha dúvida, na complexidade da alma brasileira, alguns dos larápios seriam também capazes de fazer doações para serem apropriadas por outros semelhantes. Ora, afinal, pensou um deles, "este tênis aqui é bacana demais para dar para um desabrigado que está precisando mesmo é de uma galocha".
Já o outro achou que "esta camisa é muito elegante para quem não tem nem onde morar e dá pena pensar em vê-la toda amarfanhada. Nem vai durar...". Mais ou menos como achar legal ganhar um jogo com gol de mão, em impedimento e no último minuto.
Ou não se importar que as pessoas se perpetuem no poder, ainda mais se fizerem algo de bom, mesmo que roubem. Porque fazem, né não? Pois não é que neste país se assiste num ano ao escândalo do Pan-2007 e se aplaude a candidatura olímpica na temporada seguinte? Até se bajula a filha do cartola que virou cartolinha para fazer a Copa do Mundo com o nosso dinheiro!
Talvez por isso a melhor frase do esporte nacional em 2008 tenha ficado praticamente inédita até hoje, dita, em Pequim mesmo, pelo jornalista Roberto Salim, da ESPN Brasil, ao ministro do Esporte, Orlando Silva Jr.: "Você envergonha a sua raça, o seu partido, o esporte brasileiro e todos os que acreditaram em você".
Porque também são raros os brasileiros capazes de externar sua indignação com tamanha clareza. A regra é ficar inconformado com o que houve em Santa Catarina, mas fechar os olhos quando em troca de um privilégio, seja de que ordem for, algo que os meios de comunicação também fazem.
Tanto que, por exemplo, Dunga apanha mais por suas qualidades do que por seus defeitos, embora tenha trocado algumas delas para sobreviver na função. E que ninguém imagine que aqui esteja sendo feita a apologia do brasileiro perfeito, ou do homem perfeito, porque certas ilusões, nestas alturas, não cabem mais.
Apenas se constata que de nada adiantam surtos de indignação quando a prática diária é a de empulhação. A de levar vantagem. A de mentir. De se juntar com quem não presta para se dar bem, porque o mundo é assim mesmo. A de querer o cara no time, não para casar com a filha. Só que esses caras são tão envolventes em sua falta de compromissos morais que terminam se casando com as filhas dos espertos e acabam por fazer um país. Um país de Macunaímas.
Pausa: Só saindo em férias. Até 22 de janeiro. E boas-festas!
Juca Kfouri - Fonte: Folha de S.Paulo - 21/12/08.
REALISTAS E ILUSIONISTAS
Sempre que falo de grandes jogadores da história do futebol brasileiro, esqueço alguns.
Na última coluna, não citei Jairzinho. Desta vez, não me esqueci de Rivaldo, outro craque que é pouco lembrado.
Alguns jogadores excepcionais, por não serem modelo de craque que está no imaginário do brasileiro, são menos valorizados.
Jairzinho é mais lembrado pela força física, velocidade e por ter sido artilheiro da Copa de 1970.
Ele fez gol em todos os jogos. Jairzinho era muito mais que isso.
Era habilidoso, criativo e tinha uma excepcional técnica.
Foi brilhante no Botafogo e no Cruzeiro.
Rivaldo era desengonçado, grande e previsível.
Nada disso combina com um craque brasileiro. Mas era excepcional nas finalizações, além de executar com enorme eficiência os fundamentos técnicos de sua posição.
Rivaldo foi decisivo em quase todos os clubes em que jogou.
Toda vez que Maicon joga mal na seleção, é chamado de grosso.
Quando atua bem, é elogiada somente a sua força física.
Além de alto e forte, Maicon marca bem, chega com facilidade ao ataque e faz bons cruzamentos.
Não é um craque, mas é um excelente lateral.
Não devemos confundir habilidade com técnica e criatividade. O talento é a união de tudo isso, além de qualidades físicas e emocionais.
Jogadores como Kaká, Rivaldo e outros são habilidosos, criativos, porém se destacam muito mais pela execução dos fundamentos técnicos. Messi e Ronaldinho possuem ótima técnica, mas encantam muito mais pela habilidade. São artistas da bola, ilusionistas.
Jogadores com habilidade, mas com pouca técnica, como Denílson, nunca serão craques.
No máximo, serão bons ou excelentes jogadores. Não foi por acaso que o super-habilidoso D'Alessandro, que joga um futebol refinado e bonito, não se destacou nem em equipes médias da Europa.
Enquanto isso, o desengonçado, técnico e eficiente Rivaldo chegou a ser o melhor do mundo.
Robinho é veloz, criativo e extremamente habilidoso.
Falta a ele, para ser um candidato habitual ao título de melhor jogador do mundo, evoluir nos fundamentos técnicos, principalmente na finalização.
Pelé foi indiscutivelmente o melhor de todos os tempos porque reunia, no mais alto nível, todas as virtudes de um craque.
Por ter jogado ao seu lado e ser hoje um crítico, tentei, de todas as formas, encontrar uma deficiência em seu futebol. Não consegui. Dentro de campo, Pelé foi um deus.
Cada vez mais os jogadores evoluem na parte técnica e tática.
Por outro lado, estão menos habilidosos, menos artistas, menos fantasistas e menos inventivos.
Com isso, o futebol fica menos bonito. A realidade não pode viver sem a ilusão.
Para ser um craque, é preciso ter, em proporções variáveis para cada atleta, muita técnica, habilidade e criatividade.
O jogador, e qualquer profissional, necessita também ser guerreiro, ambicioso e sonhador.
"A vida é sonho." (Calderón de La Barca)
Tostão - Fonte: Folha de S.Paulo - 21/12/08.
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php