BÓSNIA
FIFA E UEFA BANEM BÓSNIA DO FUTEBOL
English:
http://en.uefa.com/uefa/aboutuefa/news/newsid=1614180.html
http://www.fifa.com/aboutfifa/federation/releases/newsid=1410136.html
Football Federation of Bosnia and Herzegovina - http://www.nfsbih.net/
Fifa e a Uefa decidiram banir a Bósnia do futebol mundial porque a federação do país se recusou a mudar seu estatuto.
Desde a fundação da federação, em 1995, o futebol do país é comandado por um regime de três presidentes, como ocorre com o governo bósnio.
Os cartolas são escolhidos com base em seu perfil étnico. Nos últimos anos, a presidência foi ocupada por um sérvio, um croata e um muçulmano, que se revezaram no poder. A Fifa e a Uefa exigiram o fim do rodízio. Não foram atendidas.
Com a suspensão da federação por tempo indeterminado, os clubes do país e a seleção bósnia -56ª colocada no ranking da Fifa- não poderão jogar partidas internacionais.
Fonte: Folha de S.Paulo - 02/04/11.
Mais detalhes:
http://en.uefa.com/uefa/aboutuefa/news/newsid=1614180.html
http://www.fifa.com/aboutfifa/federation/releases/newsid=1410136.html
Football Federation of Bosnia and Herzegovina - http://www.nfsbih.net/
INDONÉSIA - FIFA INTERVÉM NO FUTEBOL DO PAÍS E CRIA COMITÊ PARA ORGANIZAR ELEIÇÃO
A Fifa interveio diretamente na crise na Indonésia e anunciou a formação de um comitê para comandar interinamente a federação local.
A entidade que controla o futebol mundial declarou que o grupo terá a responsabilidade de organizar a eleição da federação, no final de maio.
Há dez dias, a assembleia para organizar o primeiro pleito em quatro anos foi cancelada após adversários do presidente Nurdin Halid reclamarem de ter perdido o direito de voto. Halid foi preso em 2007 por mau uso de recursos, mas continuou comandando a federação via telefone celular.
O dirigente está em seu segundo mandato, mas vem perdendo apoio também pelo mau desempenho da seleção do país, que atualmente ocupa a 129ª posição no ranking da Fifa, que tem 207 seleções.
A Fifa também demonstrou descontentamento com uma liga formada sem o consentimento da federação local.
Fonte: Folha de S.Paulo - 05/04/11.
SEM TRANSPARÊNCIA
Sob a justificativa de que estava causando problemas contra a própria entidade, inclusive com reclamações de torcedores, a CBF decidiu retirar de seu site oficial a seção que mostrava o histórico do registro de todos os jogadores em atividade no país.
MANUAL
A confederação entende que a ferramenta era algo extra, que não seria de sua obrigação, inclusive sem exigência por parte do Estatuto do Torcedor. Agora, as consultas sobre cada time e o período de contrato de um atleta precisam ser feitas individualmente, caso a caso.
Painel FC - Eduardo Ohata / Bernardo Itri - Fonte: Folha de S.Paulo - 04/04/11.
CBF - http://www.cbf.com.br/
Estatuto do Torcedor -
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.671.htm
http://www.cbf.com.br/media/1530/edt.pdf
84% DA OBRAS ESTÃO NO PAPEL
A Copa do Mundo é amanhã, mas os brasileiros pensam que é só depois de amanhã". O presidente da Fifa, Joseph Blatter, disse isso em meio a uma crise política com Ricardo Teixeira, mandatário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O brasileiro não apoia a quarta candidatura do suíço à presidência da Fifa, e a cordialidade de quem comanda a instituição com o país que sediará a Copa do Mundo de 2014 acabou. Isso expôs o que os balanços já mostram: as obras de alguns estádios e, principalmente, de infraestrutura estão atrasadas. Balanço feito pelo Ministério do Esporte em janeiro deste ano mostra que apenas oito das 50 obras de mobilidade urbana começaram.
Belo Horizonte é a cidade-sede que mais avança nesse sentido, com três intervenções já iniciadas: BRT (sigla em inglês de Trânsito Rápido de Ônibus) que liga a avenida Antônio Carlos a Pedro I, o Bulevar Arrudas e a expansão da central de controle de tráfego.
Marcos Túlio Mello, presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), diz que a capital mineira é um exemplo para cidades como Natal e Manaus, que estão com o cronograma "muito atrasado".
"A prefeitura (de Belo Horizonte) fez um planejamento antecipado desse processo. Tanto é que ela apresentou logo no início dessa gestão o projeto de BH 2030, em que a questão da Copa estava inserida. Ela tomou corretamente, em tempo, as providências que levam a esse elogio", destacou Mello.
O presidente desse conselho esteve na capital mineira para o encontro Confea em Campo, ontem, na sede do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-MG). Nele foram discutidos os empreendimentos para a Copa e o legado que deixaram na cidade após o evento da Fifa.
Em Brasília. Após a viagem à China, a presidente Dilma Rousseff se reunirá com os 12 governadores e 11 prefeitos das cidades que serão sedes da Copa para falar sobre os preparativos. Dilma chega no dia 17 ou 18 de abril. A reunião foi informada ontem pelo ministro do Esporte, Orlando Silva.
Cândido Henrique Silva - Fonte: O Tempo - 06/04/11.
Confea - http://www.confea.org.br/
Ministério dos Esportes - http://www.esporte.gov.br/
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php