FUTEBOL ARTE
A ESTĂTUA
English:
http://www.dailymail.co.uk/sport/football/article-2209003/Zinedine-Zidane-headbutt-statue-unveiled.html
http://www.reuters.com/article/slideshow?articleId=USBRE88P1SN20120926#a=1
Centre Pompidou â
http://www.centrepompidou.fr/
http://www.facebook.com/centrepompidou.fr
"Eis o futebol arte"
Uma das cenas mais polĂȘmicas e inesquecĂveis do futebol mundial virou escultura no museu Centre Pompidou em Paris: trata-se da cabeçada que o jogador francĂȘs Zinedine Zidane desferiu no adversĂĄrio italiano Marco Materazzi na final da Copa do Mundo de 2006 â Zidane foi expulso e a ItĂĄlia ganhou a partida nos pĂȘnaltis. A peça mede cinco metros de altura. Foi feita pelo artista argelino Adel Abdessemed.
Antonio Carlos Prado e Laura DaudĂ©n â Fonte: Isto Ă â Edição 2238.
Veja mais:
http://www.dailymail.co.uk/sport/football/article-2209003/Zinedine-Zidane-headbutt-statue-unveiled.html
http://www.reuters.com/article/slideshow?articleId=USBRE88P1SN20120926#a=1
Centre Pompidou â
http://www.centrepompidou.fr/
http://www.facebook.com/centrepompidou.fr
MEMĂRIA DO FUTEBOL AGRADECE
No paĂs do futebol, acompanhar a histĂłria do esporte nĂŁo Ă© fĂĄcil devido Ă falta de material Ă disposição do pĂșblico. Em Belo Horizonte, essa lacuna foi preenchida, ainda que temporariamente, no embalo da Copa das ConfederaçÔes, em 2013. Aberta em agosto deste ano, as visitaçÔes Ă exposição "TrajetĂłrias do futebol na capital mineira", idealizada e realizada pelo Museu HistĂłrico AbĂlio Barreto, superam as expectativas, e a esperança que a mostra seja um dos atrativos para os turistas que estarĂŁo na capital mineira no ano que vem para o evento da Fifa. A mostra serĂĄ encerrada em setembro de 2013.
A exposição traz à memória dos mineiros fatos e curiosidades em forma de fotos, camisas, flùmulas e até contratos de jogadores, como o primeiro de Wilson Piazza, ainda no extinto Esporte Clube Renascença.
Parte integrante de uma coletùnea que retrata a história de Minas Gerais, a mostra apresenta a muitos o primeiro time de futebol de Belo Horizonte, o Sport Club, criado em 1904, e imagens dos extintos campo do Atlético, no bairro de Lourdes, e do América, onde hoje estå localizado o Mercado Central, no centro da cidade.
SĂŁo mais de dez times belo-horizontinos retratados, sendo alguns jĂĄ nem existem mais e outros que ainda permanecem, mesmo que de forma nĂŁo profissional.
Para compor o acervo, a curadora LetĂcia Dias Schirm explica que houve contribuição de colecionadores, de clubes de futebol e atĂ© mesmo de ex-jogadores. "Parte do acervo Ă© das instituiçÔes. Algumas plantas arquitetĂŽnicas sĂŁo da Prefeitura de Belo Horizonte, e grande parte vem de colecionadores particulares", conta.
As pesquisas para a construção dessa exposição começaram em fevereiro e, segundo LetĂcia, houve uma grande preocupação com a divisĂŁo do modesto espaço. "Tentamos fazer uma divisĂŁo democrĂĄtica, nĂŁo sĂł entre os times grandes, mas entre todos os clubes do futebol, oficiais e amadores", diz.
Uma das grandes atraçÔes da instalação Ă© um mapa, construĂdo pelo prĂłprio AbĂlio Barreto, que localiza os campos de futebol, de vĂĄrzea e oficiais, de Belo Horizonte. "Foram considerados quatro momentos para montar o mapa: os anos de 1953, 1967, 1989 e 2008. Muitos jĂĄ nem existem mais, e percebemos que, a partir da dĂ©cada de 60, hĂĄ uma proliferação muito grande de campos nas periferias", explica LetĂcia.
Outra obra que desperta a atenção do pĂșblico Ă© a vĂdeo-galeria, que fica em um espaço Ă parte. Um clipe que relata diferentes "experiĂȘncias" no futebol, como gols de pebolim, no videogame e gols amadores, Ă© repetido a todo momento.
Para complementar o espaço, hĂĄ algumas informaçÔes escritas, traduzidas para o inglĂȘs e o espanhol, e poemas sobre futebol.
PACAEMBU - Museu de SP é o maior da América Latina
No Brasil, exposiçÔes que resgatam a histĂłria de futebol nĂŁo sĂŁo muito comuns. O maior do paĂs sobre o assunto Ă© o Museu do Futebol, localizado no estĂĄdio do Pacaembu, em SĂŁo Paulo, que conta com instalaçÔes fixas, em que hĂĄ atraçÔes interativas e obras histĂłricas com personagens como PelĂ© e Garrincha e outros grandes nomes e mais 15 salas temĂĄticas.
Inaugurado na dĂ©cada de 40 e com constantes reformulaçÔes, Ă© o maior e mais moderno museu de futebol de toda a AmĂ©rica Latina. O acervo Ă© formado por mais de 1.400 fotos e mais de seis horas de vĂdeos.
O design das instalaçÔes possui um aspecto futurista e o teto do museu Ă© a prĂłpria arquibancada do estĂĄdio. Os torcedores podem visitĂĄ-lo de terça-feira a domingo, das 10h Ă s 18h, exceto nos dias de jogos. A entrada custa R$ 6. O Museu do Futebol Ă© uma iniciativa do poder pĂșblico com parceiros privados, sob administração do Instituto de Arte do Futebol Brasileiro.
DĂ©bora Ferreira â Fonte: O Tempo â 01/10/12.
Mais detalhes:
http://www.amigosdomhab.com.br/inner.asp?titulo=omuseuexposicoes
http://www.guiabh.com.br/evento/belo-horizonte-f.c.-trajetorias-do-futebol-na-capital-mineira.aspx
http://www.facebook.com/amigosdomhab
http://www.facebook.com/#!/museudofutebol?fref=ts
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php