REGISTRO DE IDENTIDADE CIVIL
-
RIC
Num dos Ășltimos atos de seu governo, o presidente Lula foi o primeiro cidadĂŁo a receber o novo modelo da carteira de identidade.
O RIC (Registro de Identidade Civil), similar a um cartão de crédito com chip, vai substituir, a partir de 2011, a atual cédula de RG, em uso hå quase 30 anos.
No evento realizado pelo governo para lançar o registro tambĂ©m receberam o RIC Luiz Paulo Barreto, ministro da Justiça, a primeira-dama Marisa LetĂcia e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski.
AlĂ©m de um chip e os nĂșmeros de CPF e tĂtulo de eleitor, o RIC tambĂ©m terĂĄ informaçÔes como nome, data de nascimento, foto, filiação, assinatura e validade.
O RIC vai impedir que a mesma pessoa tire identidades com nĂșmeros distintos em diferentes Estados. Vai ainda permitir que o Brasil adote o Afis (sigla, em inglĂȘs, para Sistema AutomĂĄtico de Identificação de ImpressĂ”es Digitais). Com ele, as digitais eletrĂŽnicas constarĂŁo do RIC.
O novo documento serĂĄ implementado em todo o paĂs em atĂ© nove anos.
Segundo o MinistĂ©rio da Justiça, responsĂĄvel pelo RIC, ao longo de 2011 serĂŁo produzidas 2 milhĂ”es de identidades, começando por BrasĂlia, Rio, Salvador, HidrolĂąndia (GO), Ilha de ItamaracĂĄ (PE), NĂsia Floresta (RN) e Rio Sono (TO). Moradores dessas cidades serĂŁo notificados para fazer o RIC.
Fonte: Folha de S.Paulo - 31/12/10.
Blog do HermĂno: http://www.herminio.com.br/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php