VIDA DE CASTELO
-
CARLA & CARLITO OU LA VIE DE CHĂTEAU
English:
http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/europe/france/3526350/Carla-Bruni-is-subject-of-new-comic-book.html
A edição inicial de um livro de histĂłrias em quadrinhos sobre o primeiro ano do governo do presidente francĂȘs Nicolas Sarkozy, que mostra a suposta influĂȘncia da primeira-dama, a cantora e ex-top model Carla Bruni, em assuntos de Estado, jĂĄ se esgotou pouco apĂłs seu lançamento na França.
Os 80 mil exemplares de "Carla & Carlito ou la vie de chĂąteau" ("Carla e Carlito ou a vida de palĂĄcio", em tradução livre), escrito por um famoso jornalista francĂȘs, foram quase todos vendidos em apenas trĂȘs semanas.
A segunda edição terå cerca de 15 mil exemplares e serå lançada no final desta semana, disse à BBC Brasil Laurent Muller, fundador da Editora 12 bis.
"Carla & Carlito" é o terceiro livro de histórias em quadrinhos sobre Sarkozy do jornalista Philippe Cohen (autor da obra "A face oculta do Le Monde") e dos roteiristas Richard Malka e Riss, também desenhista.
Em seu primeiro livro ilustrado sobre Sarkozy, Cohen lançou um estilo que ficou conhecido na França como "história em quadrinhos investigativa".
O primeiro volume contou a biografia de Sarkozy, desde sua infĂąncia, e toda sua trajetĂłria polĂtica com base em fatos reais, inĂșmeros livros e declaraçÔes oficiais ou anĂŽnimas.
Como nos livros anteriores, "Carla & Carlito" começa com um evento imaginårio e transcorre misturando fatos reais a diålogos e situaçÔes repletas de humor, que resultam das investigaçÔes ou da imaginação dos autores.
A histĂłria contada no livro começa no ano de 2011. Em uma espĂ©cie de clĂnica, cinco personagens tentam se desintoxicar do "sarkozysmo".
Entre eles, sua ex-mulher CĂ©cilia, o primeiro-ministro, François Fillon, chamado no livro de "senhor NinguĂ©m" (uma referĂȘncia Ă presença constante de Sarkozy em todas as ĂĄreas, diminuindo a atuação do chefe do governo) e a socialista SĂ©golĂšne Royal, rival nas eleiçÔes presidenciais.
Por meio de relatos, documentos e atĂ© piadas, os autores fazem um balanço do perĂodo de um ano e meio do mandato de Sarkozy, durante o qual a ex-top model Carla Bruni tambĂ©m teve grande destaque.
Bruni Ă© retratada no livro de duas formas. O primeiro estilo Ă© de uma "burguesa boĂȘmia new age", com o violĂŁo nas mĂŁos, descalça, partidĂĄria da esquerda, a artista do PalĂĄcio do Eliseu, sede da PresidĂȘncia.
Mas a primeira-dama também aparece como a rainha Maria Antonieta, apelido que teria sido dado pela ministra da Justiça, Rachida Dati.
Carla é apresentada como fria, calculista, preocupada com seu guarda-roupa e com a promoção de seus discos.
Ela teria assumido a estratĂ©gia de comunicação em relação Ă imagem do presidente, como uma relaçÔes-pĂșblicas, e seria uma espĂ©cie de "guru" no PalĂĄcio do Eliseu.
Bruni teria dito a Sarkozy, por exemplo, para nĂŁo falar mais sobre seus planos de interromper a carreira polĂtica em 2012 e ganhar dinheiro dando palestras.
Ela tambĂ©m utilizaria a imprensa para promover a imagem do presidente francĂȘs.
Bruni tambĂ©m aproveitaria sua influĂȘncia sobre Sarkozy para interferir em assuntos do governo, dizem os autores do livro.
A primeira-dama teria impedido, por exemplo, que um assessor assumisse um cargo prestigioso na årea cultural e teria também, recentemente, impedido a extradição para a Itålia de uma ex-membro da organização Brigadas Vermelhas, condenada pelo assassinato de um policial.
A imprensa francesa jĂĄ afirmou que algumas decisĂ”es de Sarkozy foram influenciadas pela primeira-dama, mas a histĂłria em quadrinhos dĂĄ mais detalhes, com frases e desenhos humorĂsticos, e revela ainda outros casos em que Bruni teria solicitado a atuação do presidente.
Fonte: Folha Online/BBC Brasil - 27/11/08.
LEIA OS TEXTOS DO CANALHA NO SITE http://coisadecanalha.zip.net
NARIZ DE PALHAĂO
Só sendo palhaço para suportar essa palhaçada!
http://www.narizdepalhaco.com.br/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php