A LOGOMARCA
-
BRAZIL 2014
VocĂȘs chegaram a ver a logomarca escolhida pelo Brasil para a Copa do Mundo de 2014? Bom, para quem nĂŁo viu, a imagem Ă© esta acima.
A divulgação foi feita e, pouco tempo depois, jĂĄ estava se espalhando no Twitter dos brasileiros. Mas com um adendo: um dos usuĂĄrios disse que o logo parecia a imagem de âfacepalmâ, uma imagem hit da internet, que mostra pessoas, animais etc com as mĂŁos cobrindo o rosto. Ă para representar que o sujeito estĂĄ embaraçado com alguma situação ridĂcula.
Enfim. Foi então que outro usuårio lembrou que parecia com a imagem de Chico Xavier psicografando. E, em seu Twitpic, outro publicou uma montagem, com as cores do logo alteradas, que facilitou a comparação. Tudo se tornou maior ainda quando outra usuåria, agitadora de diversos virais que circulam no Twitter, publicou em seu perfil a montagem. Veja acima...
Bruno Ferrari - Bombou na Web (www.bombounaweb.com.br) - 01/06/10.
Mais detalhes:
http://www.abril.com.br/noticias/esportes/logomarca-copa-mundo-2014-revelada-565532.shtml
A "PUTA" IDEIA
Neste mundo globalizado e digitalizado, para uma agĂȘncia de publicidade ser realmente fora de sĂ©rie, ela precisa ser uma espĂ©cie de Maria Sharapova das agĂȘncias: grande e sexy.
Presente na maioria dos paĂses, associada a uma das maiores redes, forte na AmĂ©rica Latina, (no Brasil, principalmente) confiĂĄvel para gerir contas locais, regionais e globais, com capacidade de monitorar as ĂĄreas de interesse dos clientes e descobrir o que pode trazer verdadeiras vantagens competitivas.
Mais do que isso, tem que saber detectar, testar e entender novas soluçÔes e serviços, ter capacidade de criar encontros personalizados, trazendo os seus mais brilhantes talentos mundiais para junto dos clientes locais e buscar soluçÔes inovadoras.
Deve tambĂ©m ser capaz de contar com uma plataforma que acione digitalmente os seus melhores cĂ©rebros, para gerar respostas rĂĄpidas a desafios que necessitem de uma solução imediata. A Maria Sharapova das agĂȘncias tem ainda que ter especialistas em construção de marcas, planejamento de mĂdia, soluçÔes digitais, ativação, eventos, pontos de venda e relaçÔes pĂșblicas.
Tem que ter uma ferramenta própria de ROI (Retorno sobre Investimento), que simule milhares de variåveis e saiba responder qual ponto de contato traz mais resultados entre todas as alternativas existentes e qual combinação de pontos de contato garante maior retorno.
Tem tambĂ©m que saber detectar os hĂĄbitos e valores dos pĂșblicos-chave, saber como se comportam os construtores de identidades (adolescentes), os construtores de carreira (jovens adultos), os construtores de famĂlia (jovens casais) e os construtores de uma nova vida (pessoas na maturidade).
Saber as escolhas e preferĂȘncias do consumidor de alta renda, descobrir para onde vai a classe C e antecipar quais sĂŁo as novas tendĂȘncias que estĂŁo prestes a virar comportamento de massa. Esses sĂŁo, basicamente, alguns dos ingredientes para uma agĂȘncia ser fora de sĂ©rie, mas sĂł eles somados ainda nĂŁo sĂŁo suficientes.
Sem grandes criadores, capazes de gerar ideias surpreendentes, nenhuma agĂȘncia chega a ser uma Maria Sharapova, mesmo contando com grande aparato intelectual e tecnolĂłgico.
Chega no måximo, a ser uma Maria Vai com as Outras, particularmente aquelas outras que também são grandes, mas não são sexy. A verdade é que, apesar de todas as mudanças que aconteceram no quadro social e no universo da comunicação, uma coisa continua absolutamente igual. Só a grande ideia continua tendo o poder de seduzir, porque só a grande ideia é sexy.
SĂł a grande ideia Ă© capaz de produzir "excelence in advertising". A grande ideia ("puta ideia", para os Ăntimos) Ă© a origem e a razĂŁo dessa profissĂŁo. Foi assim na idade do "lay" lascado, Ă© assim nestes tempos de iPads ambicionados e serĂĄ assim no futuro, que a nĂłs pertence.
Washington Olivetto, publicitĂĄrio, chairman da agĂȘncia W/McCann - Fonte: Folha de S.Paulo - 06/06/10.
W/McCann - http://wmccann.com.br/
Blog do HermĂno: http://www.herminio.com.br/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php