IMAGEM DOS POVOS
-
PRODUĂĂO AUDIOVISUAL NA WEB
The site:
www.imagemdospovostv.com
O festival Imagem dos Povos estĂĄ realizando mais uma ação com o objetivo de aproximar o pĂșblico das produçÔes audiovisuais das AmĂ©ricas e da Ăfrica. AtĂ© o dia 12 de dezembro, o evento vai disponibilizar parte do seu acervo na internet.
Durante esse perĂodo, escolas, associaçÔes comunitĂĄrias e organizaçÔes culturais terĂŁo acesso via web ao repertĂłrio de filmes africanos, caribenhos e afro- americanos. A iniciativa do festival faz parte, tambĂ©m, das atividades comemorativas do MĂȘs da ConsciĂȘncia Negra.
"Desde 2005 perseguimos essa iniciativa de convergĂȘncia de mĂdias, que Ă© uma tendĂȘncia em diversos segmentos artĂsticos. O que agarrava era a falta de uma tecnologia que desse suporte para a ação, mas, agora, ela existe", afirma TĂąmara Braga, idealizadora e diretora do festival, com Adyr Assumpção.
No total, serĂŁo disponibilizados 19 filmes (16 africanos, dois caribenhos e uma produção brasileira). Segundo TĂąmara, a maior parte das produçÔes disponibilizadas gratuitamente na rede foi exibida na edição deste ano do festival, realizada no mĂȘs de setembro.
"Um aspecto importante nessa iniciativa Ă© o seu carĂĄter educativo. AlĂ©m das celebraçÔes do MĂȘs da ConsciĂȘncia Negra, a ação vai ao encontro da lei que obriga as instituiçÔes de ensino a lecionar cultura africana e afro-brasileira. Com isso, as escolas tĂȘm mais uma fonte para agregar ao ensino", ressalta a idealizadora do festival.
Os filmes estarĂŁo disponĂveis no site www.imagemdospovostv.com e serĂŁo exibidos por streaming. As escolas, organizaçÔes ou associaçÔes interessadas em acessar as produçÔes, devem solicitar a inscrição atravĂ©s do e-mail iptv@imagemdospovos.com.br. Essa mensagem serĂĄ respondida com uma senha de acesso que terĂĄ a validade de 24 horas a partir do primeiro acesso. Cada senha darĂĄ direito a acesso a apenas um filme por vez. PorĂ©m, uma mesma instituição pode solicitar acesso a filmes diferentes durante o perĂodo de exibição na internet.
Acesso pĂșblico. A iniciativa do festival Imagem dos Povos nĂŁo chega a ser uma novidade. De acordo com TĂąmara Braga, as produçÔes do acervo do festival jĂĄ podem ser acessadas pelo pĂșblico em geral. "Essa ação em particular, somente para escolas, organizaçÔes culturais e associaçÔes comunitĂĄrias, nĂŁo Ă© algo novo do Imagem dos Povos. O que estamos trazendo agora Ă© o acesso gratuito. Mas o pĂșblico pode assistir as produçÔes do nosso acervo pagando uma taxa pela exibição. Funciona como uma locadora virtual", diz a diretora do festival, que contabiliza cerca de 500 filmes no acervo.
TĂąmara destaca ainda que a ideia Ă©, cada vez mais, ampliar o acesso das pessoas Ă s produçÔes que entram na grade do festival, independentemente da edição. "Queremos aproximar o pĂșblico dos filmes que exibimos", conclui.
Os filmes disponibilizados para exibição
Ăfrica
"Ousmane"
"Saint Louis Blues"
"Manged"
"Live, Joseph!"
"Weakness"
"Mama Put"
"A History of
Independence"
"My White Baby"
"Nora"
"Coming of Age"
"Freddy Ilanga: Cheâs Swahili Translator"
"Bronx Princess pumzi"
"Area Boys"
"The Abyss Boys"
"Meokgo & The
Stick Fighter"
Caribe
"Femme Comme"
"Women West Indies"
Brasil
"Oxossi e o PĂĄssaro das Feiticeiras"
Fabiano Chaves - Fonte: O Tempo - 29/11/10.
Blog do HermĂno: http://www.herminio.com.br/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php