TEORIA DA CONSPIRAĂĂO 3ÂȘ PARTE â COLOMBO
-
Quem descobriu o Brasil?
Quando pequenos, parece que não somos considerados inteligentes enquanto não conseguimos responder esta pergunta. E, quando conseguimos, ninguém nos poupa de perguntar quem descobriu a América.
Ao longo do tempo, descobrimos que nĂŁo necessariamente foi Cabral quem descobriu o Brasil, e muito menos terĂĄ sido Colombo a descobrir a AmĂ©rica, que, inclusive, recebe esse nome em homenagem a AmĂ©rico VespĂșcio, que teria chegado lĂĄ antes. E porque continuamos a dizer que foi Colombo que descobriu a AmĂ©rica? E, se foi ele, porque nĂŁo se chama Colomba em vez de AmĂ©rica?
Mas, seja como for, Ă© isso que nos ensinam, Ă© isso que querem que saibamos e Ă© isso que nĂłs mesmos transmitimos aos nossos filhos, com as mesmas perguntas idiotas.
No ensino fundamental aprendemos que o resultado da soma de dois mais dois Ă© quatro. JĂĄ no ensino mĂ©dio a resposta nĂŁo precisa ser necessariamente essa. E no ensino superior, essa conta pode resultar em nĂșmeros jamais imaginados.
Como vemos o que nos Ă© ensinado num dado momento Ă© apenas uma questĂŁo de elaboração e conveniĂȘncia. Para que explicar a uma criança de sete anos que na verdade nĂŁo foi Colombo quem descobriu a AmĂ©rica se Ă© isso que todo mundo sabe antes de descobrir a AmĂ©rico VespĂșcio?
E quantas sĂŁo as meias verdades convenientes que aprendemos em nossa primeira infĂąncia? E quantas sĂŁo as meias verdades que continuamos a aprender durante o resto de nossas vidas?
Os americanos invadiram o Iraque em busca de armas nucleares que nunca existiram. Esse fato vai entrar para os livros de histĂłria e serĂĄ contado de acordo com a conveniĂȘncia de quem o conta.
No mundo ĂĄrabe serĂĄ tratado como uma das mais cruĂ©is invasĂ”es que um paĂs jĂĄ fez a outro. No mundo ocidental, a versĂŁo contarĂĄ que a invasĂŁo americana libertou o povo iraquiano do ditador Saddan Hussein. Uma mera questĂŁo de conveniĂȘncia.
E com desculpas assim, a China invadiu o Tibete, os brancos mantiveram por dĂ©cadas o regime do apartheid, a ex-IugoslĂĄvia se subdividiu e continua se subdividindo em diversos paĂses, os israelenses continuam a subjugar os palestinos, os ĂĄrabes continuam a explodir homens e carros-bomba por tudo quanto Ă© canto do mundo.
E nossas crianças continuam a aprender que Cabral descobriu ou Brasil e que Colombo descobriu a América, até que alguém desminta ou que a curiosidade pela verdade as leve a descobrir que no final das contas a maioria das versÔes que sabemos para os fatos históricos não é exatamente da forma como nos contaram.
VocĂȘ Ă© um cidadĂŁo livre, com direito a expressar suas opiniĂ”es baseado naquilo que vocĂȘ consegue perceber do mundo em que vive, seja atravĂ©s de observação, vivĂȘncia, informação, comunicação.
A forma como vocĂȘ percebe o mundo estĂĄ diretamente relacionada com o seu nĂvel de informação, recebido diretamente pelos canais de comunicação de que dispĂ”e e socialmente influenciado pelo que vivencia pelo que observa pelo que ouve.
50 ANOS - DECLARAĂĂO POLĂTICA DE MARĂO DE 1958
A Fundação Astrojildo Pereira se sentirĂĄ honrada em contar com sua presença no SeminĂĄrio Nacional que realizarĂĄ, nos dias 28 e 29 do corrente mĂȘs de março, na cidade do Rio de Janeiro, para relembrar a Declaração PolĂtica de Março de 1958, lançada pelo entĂŁo Partido Comunista Brasileiro. Objetiva-se com este evento nĂŁo apenas destacar a importĂąncia histĂłrica do documento, mas examinar as razĂ”es dele determinantes, a possĂvel vigĂȘncia dos posicionamentos de entĂŁo e identificar quais seriam os pressupostos de uma nova Declaração PolĂtica.
Pretendemos reunir polĂticos, intelectuais e demais interessados em polĂtica, independente de concepção de mundo, filiação partidĂĄria, credo religioso.
O ato solene de abertura serĂĄ, no dia 28 (sexta-feira), Ă s 18 horas, no auditĂłrio da Associação Brasileira de Imprensa (Rua Araujo Porto Alegre, 71 ? Centro), escolhido pela oportunidade de homenagearmos a ABI, pelo seu primeiro centenĂĄrio de fundação, e o seu atual presidente, jornalista MaurĂcio Azedo. Na seqĂŒĂȘncia dessa cerimĂŽnia, Ă s 19 horas, os presidentes da FAP (Stepan Nercessian) e do Partido Popular Socialista (Roberto Freire), comporĂŁo a Mesa de intelectuais e polĂticos (o jornalista e ex-dirigente partidĂĄrio Armenio Guedes, um dos Ășnicos redatores vivos do documento ? alĂ©m de Jacob Gorender, serĂĄ um dos expositores). No dia seguinte, 29 (sĂĄbado), num dos auditĂłrios do Hotel Novo Mundo (Praia do Flamengo, 20), haverĂĄ as Mesas de Debates: das 9 Ă s 11h30 - /RazĂ”es determinantes da Declaração de Março de 1958 e sua importĂąncia histĂłrica; /das 12 Ă s 13h30/ - O Brasil de hoje e a validade das idĂ©ias da Declaração de 1958; /das 13h30 Ă s 15 horas ? Almoço/; /das 15h Ă s 16h ? Continuidade da 2ÂȘ Mesa; das 16h30 Ă s 19 horas - /IdĂ©ias para uma nova DeclaraçãoPolĂtica. /
Um site http://www.declaracaomarco1958.org.br/ funciona, desde o dia 10, para informaçÔes sobre o evento e sobretudo como um fórum de discussão, para troca de idéias.
Antecipando agradecimentos, ficamos no aguardo da confirmação de sua presença neste instigante seminårio.
Stepan Nercessian
Presidente
*P.S.* *O Hotel Novo Mundo, estå praticando preços especiais nas diårias para o evento, informaçÔes no (21) 2105-7000*
LEIA OS TEXTOS DO CANALHA NO SITE http://coisadecanalha.zip.net
AVISO: VocĂȘ pode falar com o Cara, o Carinha e o Canalha pelo MSN. Anote aĂ e adicione os endereços ao seu MSN.
o_canalha_fm@hotmail.com;
o_cara_fm@hotmail.com;
o_carinha_fm@hotmail.com.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php