TEORIA E PRĂTICA EM COMUNICAĂĂO, SEMPRE VALE A PENA LEMBRAR COMO FUNCIONA
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âDeixei, por um instante, os meus Ăłculos em cima da mesa do meu chefe, perto do lugar onde eu estava sentado - como sou mĂope, tiro os Ăłculos para ler melhor. De repente, o rosto dele ficou vermelho, da cor de uma beterraba. Apesar de estar sentado a 2 metros de distĂąncia, eu conseguia ver as veias saltadas em seu pescoço. Eram horrĂveis.
Subitamente, o homem explodiu. Enquanto dizia algo como "vocĂȘ nĂŁo poderia ver nada, mesmo que os estivesse usando", pegou um bloco e atirou-o na mesa, em cima dos Ăłculos. A força foi tanta que os Ăłculos acabaram sendo jogados na parede. Ficaram destruĂdos. Eu fiquei chocado. SĂł consegui perguntar: "O que vocĂȘ fez?" "NĂŁo fiz nada", respondeu ele. "Agora saia daqui e atĂ© Ă s 4h de hoje me traga aquela informação em condiçÔes apresentĂĄveis.
Ă fĂĄcil falar que as pessoas devem ser corajosas nessas horas. Mas quando, em vez de uma outra oferta de emprego, vocĂȘ tem um bando de colegas desempregados e endividados e um bebĂȘ a caminho, como eu tinha, sĂł me restava pegar os Ăłculos - e meu ego - estraçalhados e ir fazer o que me foi ordenado. Eu estava morto de raiva, mas tambĂ©m estava num beco sem saĂda. Aceitei, calado, a humilhação. Fiquei tĂŁo decepcionado que meus olhos se encheram de lĂĄgrimas. NĂŁo tenho vergonha de contar isso - e cada vez que conto eles se enchem novamente de lĂĄgrimas.â
HĂĄ trĂȘs aspectos bĂĄsicos no trabalho de um administrador:
- decisÔes;
- relaçÔes humanas;
- processamento de informaçÔes.
Papéis da Informação
Os papéis de informação estão relacionados com a obtenção e transmissão de informaçÔes, de dentro para fora da organização, de fora para dentro da organização e de dentro para dentro.
Assim, o Administrador poderå estar exercendo as funçÔes de:
- monitor
- disseminador
- porta-voz
No inĂcio do sĂ©culo XX, o mundo era caracterizado por ter suas fronteiras sociais rigidamente constituĂdas, onde cada nação vivia em função dos seus valores culturais.
A aceleração do desenvolvimento da tecnologia, tais como a televisão, aproximou a classes sociais, unindo os lares dentro de um mesmo processo de informação, não só falada como também visual, completando, assim, o fluxo de interação pela comunicação globalizada.
A comunicação via satélite reduziu as distùncias levando instantaneamente, de um ponto ao outro do globo terrestre, mensagens ou fatos ocorridos em qualquer lugar, afetando a forma de comportar das pessoas tanto individual quanto coletivo do homem no trabalho, ambiente no qual ele passa a maior parte de sua vida ativa.
Assim ele busca pela maior percepção de suas necessidades, a satisfação nĂŁo sĂł de suas carĂȘncias de ordem material, mas, principalmente a satisfação de suas necessidades motivacionais no campo psicolĂłgico, na qual sua auto-estima precisa ser valorizada atravĂ©s de seu reconhecimento como ser produtivo e capaz.
Então, que sinergia as empresas devem criar internamente para direcionar as pessoas aos reais objetivos de suas tarefas e da satisfação de suas necessidades? Qual é a base dos valores que deve ser adotada na empresa para que a interação de comprometimento possa ser desenvolvida?
NĂŁo adianta investir somente na cultura, em novos Valores ou nas cabeças das pessoas, Ă© preciso criar apoios no sistema que facilitem a prĂĄtica e, conseqĂŒentemente, a consolidação da sinergia do comprometimento.
Uma boa forma de criar sinergia Ă© estabelecer um processo de comunicação interno que se inicie no momento que o funcionĂĄrio - seja de que nĂvel hierĂĄrquico for â se integra Ă organização.
Assim, torna-se importante que ele conheça:
- a empresa
- suas filosofias
- seus compromissos
- suas polĂticas
- suas normas de conduta
- seu cĂłdigo de Ă©tica
Nesse momento o funcionårio toma conhecimento dos parùmetros que irão permear seu comportamento na organização. Esse tipo de procedimento é fator gerador de motivação, pois o funcionårio passa a conhecer, também, os compromissos que a organização estå assumindo com ele.
ENDOMARKETING
Ă um processo de comunicação dirigido ao pĂșblico interno das organizaçÔes.
Melhora a comunicação, o relacionamento e estabelece uma base motivacional para o comprometimento entre as pessoas e das pessoas com o sistema organizacional.
OBJETIVOS DO ENDOMARKETING
- gerenciar o desempenho dos recursos humanos e implementar programas internos de açÔes, de forma que os empregados se sintam motivados a assumir o comportamento de "marqueteiros de plantão".
- atrair bons empregados. "Quanto melhor funcionar o endomarketing, mais atraente serĂĄ a empresa, como empregador, aos olhos dos empregados."
Sob tal aspecto, o endomarketing atua diretamente na excelĂȘncia do clima organizacional, refletindo diretamente no Ăndice de satisfação interna e na melhoria do fluxo de comunicação entre os diversos nĂveis da organização.
NĂveis do endomarketing
Podemos identificar trĂȘs tipos diferentes de situaçÔes que requerem o endomarketing:
Ao criar uma cultura para serviços na empresa e uma orientação para os serviços entre os funcionĂĄrios â o endomarketing Ă© normalmente visto como meio de alcançar a cultura e pode ser um poderoso instrumento para o desenvolvimento de uma consciĂȘncia interna voltada para serviços. Para atingir o objetivo de sedimentação da cultura de serviços, o endomarketing deve permitir que os empregados compreendam e aceitem a missĂŁo, estratĂ©gias e as tĂĄticas do negĂłcio, assim como os produtos e serviços e as campanhas de marketing da empresa; desenvolver um gerenciamento orientado para serviços e um estilo de liderança entre gerentes e supervisores; e ensinar a todos os empregados comunicaçÔes orientadas para os serviços e habilidade de interaçÔes.
Ao manter uma orientação para os serviços entre o pessoal â uma vez criada, a cultura precisa ser mantida de forma ativa. Para esse nĂvel, relaciona os seguintes requisitos: assegurar que os mĂ©todos de gerenciamento sejam encorajadores, que os empregados obtenham informaçÔes e feedback contĂnuo, e fazer o marketing dos novos produtos e serviços tambĂ©m junto aos empregados.
Ao apresentar novos produtos e serviços, assim como campanhas e atividades de marketing aos funcionĂĄrios â este terceiro nĂvel do endomarketing estĂĄ relacionado e reforça os outros dois. Ă preciso tornar os empregados conscientes e fazer com que aceitem os novos produtos e serviços; fazer o mesmo sobre as novas campanhas e atividades do marketing; e introduzir as novas rotinas e tarefas decorrentes.
CONCLUSĂES
Analisar, Rever, Conscientizar
Essas são as palavras para as organizaçÔes que estão se adaptando ao novo ambiente de negócios que estå surgindo, cada vez mais competitivo, onde ter um novo/extraordinårio produto/serviço não é mais suficiente para assegurar o sucesso desta e que a lealdade do cliente assegura por atingir/superar as suas expectativas.
A organização deve estabelecer uma parceria não só com o cliente, mas também com o seu funcionårio jå que sem sua cooperação em qualquer plano estå fadado ao insucesso. Quanto mais consciente do cliente e de sua posição forem os empregados melhor o impacto sobre a qualidade.
Deve-se propiciar um ambiente interno nas organizaçÔes que seja favoråvel ao surgimento de "momentos mågicos", momentos criativos, de ser um elemento de ligação entre o cliente, o produto e o empregado. E, nesse contexto, "vender" o produto para o funcionårio passarå a ser tão importante quanto vender o produto para o cliente. Significa tornå-lo sócio (aliado) no negócio, responsåvel pelo sucesso da corporação e igualmente preocupado com o seu desempenho. à preciso conhecer a equipe como um todo, suas fraquezas individuais e a força do grupo.