DEBATE NA FNH
-
DEBATE DE CANDIDATOS A VEREADOR NA FNH
A Faculdade Novos Horizontes abriu seu auditório dia 12/09/08, na Unidade Santo Agostinho, para um debate entre candidatos a vereador em Belo Horizonte. O debate foi realizado por candidatos que são alunos da instituição. As portas estavam abertas para alunos e convidados em geral.
OS CANDIDATOS:
HermĂnio - 36333 - PTC - http://www.herminio36333.can.br/ (aluno de Administração)
Bruno - 31000 - PHS - http://www.brunodupin31000.can.br/ (aluno de administração)
Célio Miranda - 40444 - PSB (Formado em Administração)
Robson Itamar - 15234 - PMDB (Aluno de Direito)
Mediador: Professor Teodoro Zanardi - Professor de Direito e coordenador do NĂșcleo de AssistĂȘncia JurĂdica.
O debate transcorreu em alto nĂvel com os candidatos debatendo e respondendo as perguntas dos presentes sobre educação, saĂșde, habitação, enfim, diversos temas relacionados Ă cidade de Belo Horizonte.
Parabéns à Faculdade Novos Horizonte pela realização. Parabéns aos candidatos pela exposição de seus projetos e suas idéias. Parabéns a todos os participantes do evento. A FNH promete mais um debate, agora na Unidade Barreiro.
Ă com vocĂȘ eleitor. Faça sua anĂĄlise e vote consciente.
Foto: CĂ©lio, Bruno, Professor Teodoro, HermĂnio e Robson.
VOTO PELA EDUCAĂĂO
Segundo pesquisa do Ibope, apenas 1% dos brasileiros escolhem seus candidatos a partir da anĂĄlise de suas propostas para melhorar a qualidade do ensino.
Fonte: O Tempo - 13/09/08.
QUADRO NEGRO
O Ibope ouviu 1.300 pessoas, em nove regiĂ”es metropolitanas, para identificar o nĂvel de conhecimento da população sobre a educação no paĂs. A pesquisa mostrou que 68% dos cidadĂŁos nĂŁo faz idĂ©ia do que as prefeituras estĂŁo fazendo -ou nĂŁo- para o setor. E menos de 1% dos entrevistados disseram considerar as propostas para a educação determinantes para a escolha do novo prefeito. O levantamento foi encomendado pelo projeto Educar para Crescer e serĂĄ apresentado dia 15/09.
MĂŽnica Bergamo - Fonte: Folha de S.Paulo - 11/09/08.
PROJETO EDUCAR PARA CRESCER - http://educarparacrescer.abril.com.br/home/index.shtml
TRABALHO DECENTE - MUDANĂA COMEĂA NA EDUCAĂĂO
Segundo o levantamento feito pela ComissĂŁo EconĂŽmica para a AmĂ©rica Latina e o Caribe (Cepal), Programa das NaçÔes Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e Organização Internacional do Trabalho (OIT), para aumentar a criação de trabalho decente o rol de medidas Ă© amplo. Entre elas, polĂticas macroeconĂŽmicas (fiscal, monetĂĄria e cambial), iniciativas de tipo horizontal (educação, facilidades para importar bens de produção, incentivos fiscais etc), incentivo setorial e tecnolĂłgico, polĂticas de desenvolvimento regional e açÔes para aumentar o emprego mediante programas especĂficos e estĂmulo da contratação de mĂŁo-de-obra pelo setor privado.
Fonte: O Tempo - 09/09/08.
Comissão EconÎmica para a América Latina e o Caribe (Cepal) -
http://www.eclac.org/
http://www.agenciabrasil.gov.br/media/videos/2008/05/16/cepal.flv/view
Programa das NaçÔes Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) - http://www.pnud.org.br/home/
Organização Internacional do Trabalho (OIT) - http://www.oitbrasil.org.br/
PROPOSTAS PARA A EDUCAĂĂO
Veja reuniu 500 personalidades da polĂtica, da economia e da cultura para pensar o Brasil. O debate deu origem Ă s propostas.
Educação
1 Choque de meritocracia na educação
MĂ©rito Ă© premiar com promoção e aumento de salĂĄrio os professores que formam mais alunos capazes de atingir boa colocação em disputas acadĂȘmicas internacionais. O conceito Ă© desconhecido no Brasil. Aqui quase sempre o professor recebe aumento de salĂĄrio por tempo de serviço. Na ausĂȘncia de outros fatores e sĂł com a aplicação de um choque de meritocracia, o desempenho dos alunos brasileiros em matemĂĄtica ficaria entre os 43 melhores do mundo, ombreando com o de Israel e ItĂĄlia, e nĂŁo, como Ă© agora, em 53Âș lugar, ao lado do QuirguistĂŁo.
2 Convencer os pais de que eles sĂŁo parte da escola
Pais educam. Escolas ensinam. Esse provérbio caducou. As pesquisas mostram que, além de um bom professor, nada melhora mais o desempenho escolar do que o envolvimento dos pais no processo educacional. à uma guerra cultural que pode ser vencida com as armas certas: a internet (os pais podem até acompanhar algumas aulas) e os cursos para pais.
3 Ampliar a rede de ensino técnico superior
O ensino de geografia, ciĂȘncias sociais e outras ĂĄreas de humanas conta pouco. O fator decisivo para o progresso material estĂĄ no ensino da matemĂĄtica, das engenharias e da fĂsica aplicada. Apenas 8% dos jovens brasileiros se formam em algum curso superior dessas ĂĄreas â contra 18% nos paĂses avançados. A saĂda Ă© popularizar as faculdades tĂ©cnicas. Nelas, em dois anos, o jovem obtĂ©m um diploma de ensino superior e tem lugar garantido no mercado de trabalho. Foi um sucesso na CorĂ©ia do Sul, que, assim, colocou um diploma e um emprego nas mĂŁos de 80% dos jovens.
4 Fomentar a competição entre as universidades
Nenhuma universidade brasileira figura entre as 100 melhores do mundo. NĂŁo Ă© surpresa. Elas nĂŁo tĂȘm incentivo para isso. As 100 melhores do mundo lutam para sĂȘ-lo para obter financiamento. Aqui, com ou sem desempenho, as verbas pĂșblicas chegam religiosamente. Melhorar para quĂȘ?
5 Financiar os melhores pesquisadores
Apenas duas de cada 1 000 patentes registradas no mundo sĂŁo brasileiras. Falta incentivo. O pesquisador brasileiro que registra patentes ganha, em geral, a mesma verba de quem nĂŁo registra nenhuma. A tendĂȘncia mundial Ă© dar mais aos pesquisadores que produzem mais conhecimento original e valioso.
6 Criar currĂculos obrigatĂłrios para a educação bĂĄsica
Um ponto em comum entre os dez paĂses de maior sucesso educacional, social e material do mundo Ă© a existĂȘncia de um currĂculo obrigatĂłrio na educação bĂĄsica. Sem um currĂculo com metas acadĂȘmicas bem definidas, nenhum paĂs progride. Na maior parte do Brasil, nĂŁo hĂĄ esse currĂculo.
7 Investir na formação dos professores e de quem forma os professores
A cadeia do ensino tradicional tem alunos, professores, diretores e pedagogos. Falta uma categoria: a dos profissionais que ensinam os professores como ensinar. Apenas 20% das disciplinas nas faculdades de pedagogia se dedicam às metodologias de ensino, mostra um estudo da revista Nova Escola/Fundação Carlos Chagas.
8 Mais pesquisa ambiental no Brasil
Tanto a AmazĂŽnia como as ĂĄreas de proteção ambiental no Brasil recebem pouquĂssimos pesquisadores. Apesar de ocupar cerca da metade do territĂłrio nacional e ser o cenĂĄrio da maior biodiversidade do planeta, a AmazĂŽnia concentra apenas 5% dos pesquisadores brasileiros. Significa que hĂĄ um cientista para cada 4000 quilĂŽmetros quadrados. Apenas 10% das espĂ©cies da regiĂŁo estĂŁo catalogadas. SĂł com conhecimento profundo dos biomas brasileiros serĂĄ possĂvel criar estratĂ©gias mais eficazes para a preservação daqueles tesouros naturais.
Fonte: Veja - Edição 2077.
Saiba mais:
http://veja.abril.com.br/veja_40anos/40anos.html
EXPRESSO FUTURO
O Expresso Cidadania, com a Secretaria de Estado da Educação e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), queria e conseguiu despertar a jovem participação polĂtica e o exercĂcio do voto consciente. O projeto emitiu 4.818 tĂtulos de eleitor e 2.855 carteiras de identidade, promovendo palestras, esquetes teatrais, oficinas de texto, leitura, entre outras atividades.
Paulo Navarro - Fonte: O Tempo - 13/09/08.
Expresso Cidadania -
http://www.expressocidadania.blogspot.com/
http://www.almg.gov.br/eventos/expressocidadania/index.asp
TRE
A relação oficial com nome, nĂșmero e partido ou coligação de todos os candidatos que concorrem Ă s eleiçÔes municipais no prĂłximo dia cinco de outubro, em Belo Horizonte, jĂĄ estĂĄ disponĂvel na pĂĄgina do TRE-MG (http://www.tre-mg.gov.br/, em "EleiçÔes 2008"). Na lista, com 1046 nomes considerados aptos a disputar o pleito, constam o nome completo e o "nome de urna" dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, e estarĂĄ afixada, no dia das eleiçÔes, nas 4161 seçÔes eleitorais da capital. A relação estĂĄ sujeita a pequenas alteraçÔes, em função de eventuais renĂșncias, falecimentos ou indeferimentos (transitados em julgado) de candidatos.
Fonte: O Tempo - 08/09/08.
LEIA OS TEXTOS DO CANALHA NO SITE http://coisadecanalha.zip.net
NARIZ DE PALHAĂO
Só sendo palhaço para suportar essa palhaçada!
http://www.narizdepalhaco.com.br/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php