TURMAS ARTĂSTICAS
PROCURAM-SE ARTISTAS
English:
http://www.nytimes.com/2012/06/18/arts/design/web-site-gives-artists-fame-in-times-square.html
The sites:
http://www.artistswanted.org/site/
http://www.behance.net/
http://www.everyart.com/
Facebook:
http://www.facebook.com/ArtistsWanted?sk=app_4949752878#!/ArtistsWanted
http://www.facebook.com/Behance
http://www.facebook.com/everyart
Internet promove novas artes. Sites ganham dinheiro divulgando talentos artĂsticos.
No entardecer de 18 de junho, algo de novo brilhou na Times Square. Um anĂșncio da Sprint deu lugar a uma obra de arte original, com 23 andares de altura.
A artista é uma professora de Allentown, Pensilvùnia. Ela cria hå mais de 30 anos, mas nunca teve o apoio de uma grande galeria. Sua obra irå pairar sobre a Times Square porque ela venceu uma votação em um site, entre mais de 35 mil competidores.
O site, chamado ArtistsWanted.org ["Procuram-se artistas"], espera ter lucro identificando talentos artĂsticos e conectando-os ao pĂșblico. Investidores estĂŁo despejando milhĂ”es de dĂłlares nessa e em outras iniciativas semelhantes, como os sites Behance.net e EveryArt.com, que atendem ao crescente conjunto de pessoas criativas que julgam haver um mercado para o seu trabalho fora da rede habitual de galerias e marchands. Os usuĂĄrios e fundadores desses sites falam nĂŁo sĂł em ganhar dinheiro, mas tambĂ©m em democratizar a cultura.
"O valor da indĂșstria criativa e do talento criativo se tornou mais apreciado nos Ășltimos anos", disse Mukti Khaire, professor da Escola de NegĂłcios de Harvard. "A internet criou oportunidades para a descoberta e exibição de uma forma inĂ©dita. Acho que isso alargou o funil de quem pode ser artista", completa ele.
William Etundi Jr., 33, criou o site Artists Wanted hĂĄ quatro anos, com Jason Goodman. O etos do site, disse Etundi, "Ă© inspirar pessoas criativas a fazerem obras que elas nĂŁo criariam de outra forma e lhes dar audiĂȘncia, conexĂ”es, prazos dentro de competiçÔes". O Artists Wanted planeja promover quatro competiçÔes por ano, deixando que seus usuĂĄrios elejam os melhores nas artes plĂĄsticas, fotografia, moda e outras ĂĄreas. PorĂ©m, o site reserva-se o direito de apontar o vencedor (como ocorreu no caso da Times Square).
Seu plano de negĂłcios mistura serviços pagos e gratuitos, permitindo que os usuĂĄrios postem suas obras sem custo, mas cobrando por um uso mais aprofundado -US$ 25 para colocar seu portfĂłlio na pĂĄgina inicial durante uma disputa, por exemplo, ou por benefĂcios como ingressos para festas reservadas.
O nĂșmero de visitantes passou de 41 mil em janeiro para 208 mil em abril, e o site jĂĄ tem faturamento -US$ 1,3 milhĂŁo em 2011, embora ainda nĂŁo dĂȘ lucro, segundo Etundi.
O DeviantArt, o mais popular site de artes plåsticas e gråficas na internet tem 19 milhÔes de membros, muitos deles com uma "estética techno".
Para Vicki DaSilva, 52, ganhadora do concurso A Arte Toma a Times Square, do Artists Wanted, a internet foi um portal.
Ela começou a notar um aumento de interesse em 2009, quando passou a postar no YouTube vĂdeos do seu trabalho, conhecido como "grafite leve". Ela contou que se interessou pelo Artists Wanted por causa "da sua missĂŁo" de dar exposição a artistas que estavam fora do circuito. "Sinto que Ă© um lugar perfeito para mim", afirmou.
Seu trabalho vencedor, uma obra multimĂdia com as palavras "never sorry" ("nunca arrependido"), em homenagem ao artista e dissidente chinĂȘs Ai Weiwei, lhe rendeu US$ 10 mil.
DaSilva disse que ficou eufĂłrica com a chance de ver sua obra num outdoor com a altura de 23 andares.
"Esse Ă© o meu momento Frank Sinatra, meu momento Jay-Z, meu momento 'New York, New York'. NĂŁo tem como a gente ficar maior do que a Times Square."
Melena Ryzik â Fonte: Folha de S.Paulo â 02/07/12.
MatĂ©ria original em inglĂȘs do âThe New York Timesâ:
http://www.nytimes.com/2012/06/18/arts/design/web-site-gives-artists-fame-in-times-square.html
Os sites:
http://www.artistswanted.org/site/
http://www.behance.net/
http://www.everyart.com/
Facebook:
http://www.facebook.com/ArtistsWanted?sk=app_4949752878#!/ArtistsWanted
http://www.facebook.com/Behance
http://www.facebook.com/everyart
BIBLIOTECA DAS TURMAS DO FM
TUDO QUE Ă RUIM Ă BOM PARA VOCĂ
O que nĂŁo mata engorda (os neurĂŽnios). Nem tudo que a TV, a internet e os games oferecem serve para derreter nosso cĂ©rebro. Ă o que afirma o autor deste livro. Baseando-se na evolução do nĂvel de complexidade de jogos e seriados, Ă© possĂvel dizer que atĂ© a âporcaria melhorouâ se compararmos com o que existia algumas dĂ©cadas atrĂĄs. Com muito mais conteĂșdo que seus antepassados, produtos como âSimCityâ e âOs Simpsonsâ aumentam a capacidade analĂtica e o poder de cognição. TaĂ a desculpa que precisava para assistir aquele reality show de gosto duvidoso.
TUDO QUE Ă RUIM Ă BOM PARA VOCĂ
Steven Johnson, Zahar, 188 pĂĄgs.
Fonte: Super Interessante â Edição 305.
Detalhes:
http://www.zahar.com.br/catalogo_detalhe.asp?id=1385
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php