TURMAS DIVORCIADAS
BIBI E POLDI – O DIVÓRCIO
English:
http://austriantimes.at/image/30308/news/General_News/2012-06-08/42193/Shelling_Out_for_a_Divorce
http://www.ibtimes.com/articles/351380/20120612/divorcing-115-years-turtles-tortoises-austria-zoo.htm
"O fim do casamento mais longo do mundo"
Tudo é relativo. Como vivem até 200 anos, duas tartarugas estarem juntas por um século não é, no universo delas, nada espantoso – é surpreendente para os humanos. Também por isso é curiosa a história que se deu na Ãustria na semana passada. Bibi e Poldi, duas tartarugas, mantinham o “casamento animal†que era considerado o mais duradouro do mundo: 115 anos. De repente, uma deu para atacar a outra e tiveram de ser separadas. “Nós temos a sensação de que eles não aguentavam mais se olharâ€, disse a diretora do zoológico, a bióloga Helga Happ.
Antonio Carlos Prado e Laura Daudén – Fonte: Isto É – Edição 2223.
Mais detalhes:
http://austriantimes.at/image/30308/news/General_News/2012-06-08/42193/Shelling_Out_for_a_Divorce
http://www.ibtimes.com/articles/351380/20120612/divorcing-115-years-turtles-tortoises-austria-zoo.htm
BIBLIOTECA DAS TURMAS DO FM
MATA! - O MAJOR CURIÓ E AS GUERRILHAS NO ARAGUAIA
VERDADE E ARAGUAIA
Na hora em que o Comando do Exército diz de novo que os papéis da ação da tropa no Araguaia foram queimados, saiu o livro "Mata! - O Major Curió e as Guerrilhas no Araguaia", do repórter Leonencio Nossa. Nele está o melhor levantamento já feito sobre o extermÃnio total e sistemático dos guerrilheiros, praticado depois de outubro de 1973. É uma narrativa capaz de abalar o dia do leitor.
Leonencio colheu depoimentos de 153 pessoas, muitos deles relacionados com a matança. Curió tem um pé na mitomania e alguns detalhes podem ser contestados, mas são minúcias.
"Mata!" descreve o assassinato de 30 militantes do PC do B ou de moradores que se ligaram a eles. Ele confirma a falsidade de três afirmações.
1) Os documentos relacionados com o Araguaia não desapareceram. Queimaram muitos, mas não todos. Leonencio identifica os oficiais que comandaram a matança.
2) O extermÃnio dos prisioneiros não foi obra de militares indisciplinados. Foi uma decisão de governo, tomada pelos presidentes e ministros do Exército da ocasião.
3) Aquilo não foi uma guerra, foi uma operação para apagar a memória. Em maio de 1945, havia 20 pessoas no bunker de Hitler. Sumiu só uma. No Araguaia eram 49, e sumiram todos.
Aviões lançavam panfletos convidando os fugitivos à rendição. Um deles dizia: "Oferecemos a possibilidade de abandonar a aventura com vida, com tratamento digno e julgamento justo". Mentira.
Quem passar por uma livraria e tiver disposição (muita) pode sapear seis páginas (196 a 202) com a narrativa da captura de Aurea Valadão, de 24 anos, ex-estudante de fÃsica da UFRJ, e do camponês Batista.
Elio Gaspari – Fonte: Folha de S.Paulo – 17/06/12.
Detalhes:
http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=13346
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/4068409/mata!-o-major-curio-e-as-guerrilhas-no-araguaia/
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco†do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php