TURMAS DE BOCA ABERTA
TODO MUNDO NO HALLOWEEN
English:
http://foto.rompres.ro/index.php?i=2921026
Os hipopótamos Mimi (esq.) e Carlo são presenteados com abóbora esculpida para o Halloween no Zoológico Bioparco, em Roma.
Fonte: Terra - 30/10/08.
Leia mais:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3295061-EI8145,00-Hipopotamos+comemoram+Halloween+com+aboboras.html
Zoológico Bioparco - http://www.bioparco.it/
FACULDADE NOVOS HORIZONTES - TURMA DA MANHÃ
Gostaria de salientar que os alunos do 2º, 3º, 4º, 5º perÃodos - manhã - estão insatisfeitos com a falta de comunicação da instituição para com os alunos. Pois houve uma mudança na prova final (está ser semestral) e nós - os alunos ficamos sabendo com um mês de antecedência e a Direçao academica afirmou que já era norma desde 2007, sendo que estou no 5º perÃodo e até hoje não fizemos nem sequer uma semestral. Não estamos opostos à prova final ser semestral, estamos reivindicando que seja a partir do próximo semestre, pois mudanças todos tememos mas são necessárias mas há também o respeito para com o aluno, que este não é matéria-prima como foi dito em sala de aula. GostarÃamos de reconhecimento pois principalmente a turma do 5º perÃodo - manhã, os alunos são comprometidos, sérios e dedicados e chegamos a ouvir: estávamos dando trabalho e dor de cabeça e "apenas 15 alunos era uma amostra muito pequena em relação aos 3.000 alunos da instituição." Gostaria que fosse relevada essa decisão.
Atenciosamente
TROPICÃLIA NO JAPÃO
O Museu de Arte Contemporânea de Tóquio (MOT) abriga até o dia 12 de janeiro uma exposição dedicada à arte brasileira, que inclui homenagem ao tropicalismo. A exposição “Neotropicalia – When Lives Become Form†(Neotropicália – Quando Vidas se Tornam Forma, em tradução livre) ocupa quatro pisos do espaço com 160 obras de 27 artistas brasileiros, mais a fachada a cargo de Beatriz Milhazes.
Fonte: O Tempo - 26/10/08.
MOT - http://www.mot-art-museum.jp/english/125/
Neo Tropicália - http://www.neo-tro.com/
COMUNITÀ ITALIANA
A maior mÃdia da comunidade Ãtalo-brasileira.
http://www.comunitaitaliana.com/site/
Paulo Navarro - Fonte: O Tempo - 26/10/08.
ARQUEOLOGIA - Humanos produziam fogo há 790 mil anos
Um novo estudo concluiu que seres humanos conseguiam produzir fogo há cerca de 790 mil anos, habilidade que contribuiu para a migração da Ãfrica para a Europa.
A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém, após análise de um sÃtio arqueológico no vale do rio Jordão.
Um estudo de 2004 no mesmo local mostrou que, naquele perÃodo, o homem era capaz de controlar o fogo -fazia sua distribuição, por exemplo, por meio de galhos.
Agora, o trabalho publicado na "Quaternary Science Reviews" diz que ele conseguia gerar fogueiras e não apenas aproveitar faÃscas que resultavam de raios.
"Os novos dados mostram que (...) não eram dependentes de fogo natural", afirmou a arqueóloga Nira Alperson-Afil. A independência ajudou a impulsionar a migração para o norte.
"Ao conseguir dominar o fogo para se proteger de predadores e garantir calor e luz, estavam seguros para povoar terras desconhecidas."
Fonte: Folha de S.Paulo - 27/10/08.
Universidade Hebraica de Jerusalém - http://www.huji.ac.il/huji/eng/
HUMANOS JÃ USAM 1,3 PLANETA
A humanidade produziu uma bolha de crédito ambiental que já é 30% maior que a capacidade do planeta de fornecer bens e serviços à civilização de forma sustentável. Essa alavancagem artificial é denunciada pelo Living Planet Report, um relatório bianual que mede a chamada "pegada ecológica" da humanidade.
Na natureza, assim como nas finanças, esse tipo de empréstimo sem fundos termina em colapso. Sinais dele são as crises do clima e da biodiversidade, afirmam a ONG WWF e a Sociedade Zoológica de Londres, autoras do relatório.
Segundo o documento, hoje cada ser humano precisa para viver de 2,7 hectares de área biologicamente produtiva da Terra. Isso inclui a área agrÃcola e de florestas necessária para produzir comida, fibras e madeira; os oceanos e rios que fornecem pescado; e a porção de biosfera que absorve os resÃduos como o gás carbônico e fornece espaço para cidades e infra-estrutura. Esse total é a pegada ecológica de cada pessoa. A pegada dos brasileiros já é de 2,4 hectares.
Acontece que a área biologicamente produtiva da Terra é de apenas 2,1 hectares por pessoa. A diferença entra na conta do débito ambiental.
Segundo o relatório, a humanidade passou a devedora da biosfera em algum momento no fim dos anos 1980. Nos últimos 45 anos, a pegada ecológica mais que dobrou, devido ao crescimento da população e do padrão de consumo.
"Em 1961 quase todos os paÃses do mundo tinham capacidade mais do que suficiente de atender a própria demanda; em 2005 a situação mudou radicalmente", diz o relatório. Hoje, mais de três quartos da população mundial vivem em paÃses com débito ambiental.
As maiores pegadas ecológicas pertencem, claro, aos EUA e à China (que, somados, usam 21% da biocapacidade do planeta), embora a pegada de um chinês médio seja muito menor que a de um americano médio.
Apesar de serem credores ambientais, paÃses emergentes como Brasil, Indonésia e Ãfrica do Sul estão contraindo empréstimos "subprime" perigosos: outro Ãndice avaliado, que mede o estado de saúde dos ecossistemas, aponta que as regiões tropicais lideram a perda de fauna. Enquanto nas zonas temperadas houve 6% de aumento em populações de vertebrados de 1970 a 2005, nos trópicos houve declÃnio de 51%.
Fonte: Folha de S.Paulo - 29/10/08.
Living Planet Report - http://www.panda.org/news_facts/publications/living_planet_report/index.cfm
Sociedade Zoológica de Londres - http://www.zsl.org/
ISLÂNDIA, ICELAND, RESERVA NATURAL DA KIBON
E de repente, neste fim de mundo monetário, neste apocalipse da gaita, a Islândia, de que ninguém ouvia falar havia muito tempo ou nunca, se tornou a vedete da suruba financeira. Não digo capitalista, porque não existe nem existirá mundo não capitalista. E não falo sistema – o homem (perdão, feministas, ser humano) é capitalista. Eu mesmo me surpreendi quando a queda do Império socialista Soviético me mostrou imediatamente uma dezena de bilionários por trás dos escombros daquele maravilhoso socialismo. E de milionários tava assim, ó. E o número de babushkas desamparadas chegava aos milhões.
Podes crer, aprendi; não há ser humano tão miserável que não consiga explorar o vizinho um pouco mais miserável. Ponto. Com.
Islândia. Bem, primeiro – por que deram o nome de Ilha do Gelo a essa coisa em forma de caranguejo? Tudo o mais, em volta, não é gelado? Como se chamam os outros pedaços de gelo por ali: Terra Menos Fria? Pedaço Quentinho em relação a? Tropical comparando? Dá pra encarar?
Bem, a Islândia não é tão pequena quanto você pensa. Com mais ou menos 103 000 quilômetros quadrados, é maior do que a Hungria (93 000), Portugal (92 000), Dinamarca (43 000), Israel (21 000) e muito maior do que esse extraordinário paraÃso fiscal, Mônaco, que só tem 2 km quadrados. Pra ser exato, 1,90. Vocês me perguntarão: "Como um paÃs com essa quadratura pode fazer corridas de automóvel?". E eu lhes respondo, com a minha conhecida modéstia: "Sorry, periferia. Constatei, quando estive lá no casamento de Grace Kelly, que Mônaco nem tem 2 quilômetros quadrados. Só 1,90. Mas cúbicos".
E nem vamos falar da superioridade geográfica da Islândia sobre o Vaticano. Que tem apenas 900 metros. Mas, claro, conta com a proteção de Deus e a "contribuição" de seu bilhão de fiéis. Minha dúvida: ainda vendem "indulgências"? Vê aÃ, dona Maria Lúcia!
Também não vamos falar de Israel, com apenas 21 000 km quadrados. Mas com 15 milhões de simpatizantes mundo afora.
Portanto nada mais natural que o universo financeiro internacional corra a socorrer a Islândia, que não tem a protegê-la uma religião poderosa.
Descartando o bacalhau.
ADENDO
Ainda neste mês, dia 9, a japo americana ou américo nipônica Yoko Ono inaugurou em Vickey, ilha perto da capital da Islândia, a torre da foto, Imagine Peace Tower, em memória do falecido maridão, John Lennon. O memorial é projetado pra lançar raios de luz no céu, de 9 de outubro (dia do nascimento de John) até 8 de dezembro (dia de sua morte). Todos os anos.
Valeu Islândia!
Gentileza de Encyclopaedia Britannica. Year Book 2007
Millôr - Fonte: Veja - Edição 2084.
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco†do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php