TURMAS QUE VIAJAM MUITO...
LUGARES COM NOMES ESTRANHOS
Veja a foto!
Saiba mais: http://www.fallingrain.com/world/NZ/0/Te_Uku.html
(Colaboração: Markão)
EQUILÃBRIO SUSTENTÃVEL
Nas cidades se mata. Na Amazônia se desmata. Estamos em pleno equilÃbrio sustentável.
Millôr - Fonte: Veja - Edição: 2046.
EFEITO DE LEVITAÇÃO FOI CRIADO EM LABORATÓRIO!
Parece que a ficção está se tornando cada vez mais próxima da realidade: um grupo de cientistas da Universidade de Sain Andrews (Escócia) conseguiu simular o efeito de levitação, descobrindo como fazer objetos flutuarem em pleno ar, ao basearem-se na manipulação de um efeito que induz a atração entre dois corpor chamado "Efeito Casimir". Esse efeito é o responsável, por exemplo, pela aderência da lagartixa em diversas superfÃcies. Pesquisas mostraram que, com materiais de certa permissividade e permeabilidade ou com uma certa configuração, o Efeito Casimir pode ser repulsivo, pois os fÃsicos descobriram, utilizando-se de lentes especialmente construÃdas, como reverter o efeito para, ao invés de atrair, repelir objetos. Isso abre um leque enorme de possibilidades, desde o melhoramento dos trens com trilhos magnéticos (trem-bala) que funcionam praticamente sem atrito, comuns no Japão, até a invenção de várias máquinas que teriam sua dinâmica totalmente alterada coim peças e mecanismos que podem usar a flutuação. Os cientistas esperam utilizar a técnica primeiramente para reduzir a fricção em nanomáquinas e já estão inventando maneiras de "ligar e desligar" a força de atração e repelência, um fator chave para fazer com que o maquinário nanométreico trabalhe sem atrito. Dr. Thomas Philbin, pesquisador do projeto, afirmou que até o momento o processo só pode ser realizado com pequenos objetos, mas estuda a possibilidade futura da aplicação em objetos maiores e até em pessoas, pois o efeito das lentes é poderoso e abre a possibilidade de que, futuramente, alguém levite de modo totalmente controlado. Quem sabe se não está longe o dia de possuirmos dispositivos especiais, como sapatos flutuadores, que nos façam levitar? Estes pesquisadores podem estar no processo de mudar o mundo. Que a força esteja com eles!
Veja o vÃdeo - http://www.gyrofloater.de/
(Colaboração: A.M.B.)
MEC EXCLUI UNIVERSIDADES DO CONSELHO DA EDUCAÇÃO
O MEC excluiu representantes de universidades, sindicatos e outras instituições da lista de entidades que indicam membros para o Conselho Nacional de Educação. A intenção, diz o ministério, é reduzir a influência dessas entidades, que, muitas vezes, examinam processos relacionados a elas próprias.
A alteração deverá abranger principalmente as faculdades privadas, que hoje possuem maioria na Câmara de Educação Superior do conselho.
O secretário da Educação Superior, Ronaldo Mota, afirma que um dos objetivos da mudança é fazer com que "os conselheiros sejam cada vez menos parte de eventuais processos e cada vez mais educadores com visão do todo educacional".
"Não estamos dizendo que as indicações eram equivocadas, mas gostarÃamos de ter um perfil de entidades mais associadas a educadores, pesquisadores e estudiosos do setor", disse.
Entre as entidades que ficarão de fora estão a Associação Nacional de Universidades Particulares, a Associação Brasileira das Universidades Comunitárias e a CUT. Todas têm hoje ao menos um nome do conselho indicado por elas.
Também foi excluÃda a Andifes, que representa reitores de federais, mas que não havia emplacado suas indicações. A nova lista é composta principalmente por órgãos acadêmicos, como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
A medida está sendo criticada pelas entidades excluÃdas, que afirmam que há o risco de os novos membros não conhecerem o sistema. Dizem ainda que instituições representativas ficarão de fora do órgão -e pressionam o MEC a recuar.
O CNE (Conselho Nacional de Educação) é formado por 24 membros divididos em duas câmaras (de educação básica e superior). Até abril, 12 conselheiros serão trocados.
O órgão assessora o ministério na elaboração da polÃtica educacional e também possui funções que afetam diretamente as instituições de ensino.
É o conselho, por exemplo, que avalia pedidos de credenciamento de instituições que querem oferecer cursos superiores ou ser reconhecidas como centros universitários ou universidades (tendo, assim, liberdade para abrir vagas).
Hoje, na Câmara de Educação Superior, dos 12 conselheiros, 7 foram indicados por entidades que representam instituições privadas (não necessariamente apenas por elas) ou dirigem escolas particulares.
Os integrantes do CNE são escolhidos a partir de uma lista de candidatos indicados por entidades ou pelo governo.
De dois em dois anos -quando metade dos conselheiros é trocada ou reconduzida- o governo publica portaria informando quais entidades indicarão nomes. Por lei, metade dos selecionados deve ter sido indicada pelas entidades.
Antônio Gois/Fábio Takahashi - Fonte: Folha de S.Paulo - 09/02/08.
EXCLUÃDOS RECLAMAN DO MEC
As entidades que não poderão mais indicar membros para o CNE (Conselho Nacional de Educação) reclamam da decisão do governo.
Elas argumentam que não foram consultadas pelo MEC antes da mudança e que instituições que representam setores importantes da educação foram excluÃdas.
Representantes de instituições de ensino superior privado chegaram a se reunir no final de janeiro com o ministro Fernando Haddad e o secretário Ronaldo Mota.
"O governo disse que não quer escolher pessoas que sejam parte interessada. O argumento faz sentido. Mas ficaram na lista partes interessadas, como a UNE", disse o presidente do Semesp (sindicato das universidades particulares de São Paulo), Hermes Figueiredo.
"Agora, há o risco de serem escolhidas pessoas que não entendem nada do sistema de ensino. E o setor privado precisa de representação, porque é sempre atacado", completou.
Já o presidente da Abmes (Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior), Gabriel Mario Rodrigues, afirmou que "o ideal seria indicar [representante], mas a mudança é um direito do ministro".
Após a reunião, Rodrigues afirmou que entendeu a posição do ministério.
Ele disse esperar que o setor privado seja representado por meio das indicações feitas pelas outras entidades ou pelo próprio governo federal.
Consulta: O secretário-executivo da Andifes (associação dos reitores das federais), Gustavo Balduino, diz que a entidade foi pega de surpresa ao ter sido excluÃda da lista pelo ministério.
"A Andifes tem representatividade suficiente para fazer indicações de nomes", afirmou Balduino.
Roberto Leão, presidente da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), entidade que também ficou de fora da lista, não concordou com a alteração.
"Uma entidade que representa milhões de trabalhadores em educação tem o direito de ser ouvida. Já conversamos com o ministro [Haddad] e acreditamos que pode ver alguma mudança [na decisão]."
Antônio Gois/Fábio Takahashi - Fonte: Folha de S.Paulo - 09/02/08.
VOCÊ É UM ‘‘E-MALA‘‘?
Que o e-mail é um grande problema corporativo ninguém precisa duvidar, mas você já parou para observar que têm algumas pessoas no ambiente corporativo que tem hábitos nada produtivos com e-mails e que fazem a situação piorar? Em uma recente pesquisa que conduzimos, descobrimos que o brasileiro gasta em média 3 horas por dia para lidar com seus e-mails, o que é muito tempo e que pode ser muito mal aproveitado se as pessoas ao seu redor não se conscientizarem em adotar bons hábitos para lidar com eles.
Mas será que você é a pessoa que tem maus hábitos de e-mail na empresa e acaba gastando tempo à toa de seus colegas por causa disso? Se você se encaixar no perfil abaixo, pode se colocar no papel de E-MALA!!! Veja abaixo alguns sintomas clássicos do e-mala. Caso você não se encaixe no perfil, encaminhe para os colegas, pois quem sabe alguém não melhora?
Mister urgência – Se todos seus e-mails são para ontem, se tudo que você manda é imediato e precisa ser feito agora, se você liga depois de enviar um e-mail e se pergunta se a pessoa viu seu e-mail urgente, existe algo errado com seu planejamento pessoal e sua rotina diária.
Caixa de entrada lotada – Todo e-mala possui mais de 100 e-mails na caixa de entrada. Em geral é a pessoa que vive comentando que não recebe os e-mails dos outros, que pede informações que chegaram no e-mail mas ele não sabe pois não leu ainda. É comum também demorar um tempão para achar uma mensagem no meio de tantos e-mails não lidos ou mal organizados.
Copia todos – É sempre melhor que todos fiquem sabendo do assunto do que apenas um, certo? Talvez lá na escola você adorasse que todo mundo parasse para ouvir suas histórias, não é? Em geral também gosta muito de responder a todos, pois é o botão maior no outlook e ele sempre salta no seu clique.
Assuntos bizarros – O conteúdo do seu e-mail fala sobre o resultado da última reunião de diretoria, mas o assunto é algo do tipo: “O gato subiu no telhado†ou qualquer coisa do gênero. Em um e-mail o assunto deve resumir em uma frase o conteúdo do mesmo e não ser uma frase criptografada que até um hacker teria dificuldades em decifrar.
Correntes – O e-mala adora mandar correntes com frases bonitas, apresentações divertidas, vÃdeos engraçados, tem medo que caia sua orelha ou que Deus fique bravo com ele se a mensagem não chegar a 20 pessoas pelo menos.
E-mails sem ação – A maioria dos e-mails é composta de informações e ações que devem ser tomadas, mas o e-mala só sabe passar a informação e deixa os próximos passos indefinidos ou ambÃguos.
E-mails longos – Todo e-mala tem o DNA do â€mala†clássico, que você sempre evita, que adora ficar falando horas sem ter muito o que agregar e que sempre acaba atrapalhando. Isso aplicado no e-mail cria mensagens muito extensas, sem objetividade e chatas de ler. O ideal é manter um e-mail com menos de quatro parágrafos (aproximadamente 1000 caracteres).
Estas são as caracterÃsticas mais marcantes do e-mala, o que não significa que se você tem apenas uma ou outra caracterÃstica, não possa se tornar um no futuro. Pense a respeito e evite que isso aconteça, vamos criar a campanha: DIGA NÃO AO E-MALA, ou no futuro, além do trânsito que se tornou um transtorno público em algumas cidades, estaremos reclamando também do e-mail.
Se você identificou algum e-mala em seu ambiente de trabalho, não perca tempo, encaminhe este e-mail, pois a mudança começa sempre com a conscientização. Se você recebeu este e-mail, não fique triste, quem mandou gosta de você e quer que você melhore o uso do seu e-mail!
Ajude o mundo a colocar alça nas malas! Divulgue este e-mail!
Fonte: Christian Barbosa – www.triadedotempo.com.br
(Colaboração: A.M.B.)
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco†do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php