TURMAS DO ARREMESSO
RED BULL PAPER WINGS
English: http://www.redbullpaperwings.com/
See the video:
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1106863-5602,00-BRASILEIRO+E+CAMPEAO+MUNDIAL+DE+AVIOES+DE+PAPEL.html
Brasil é bicampeão do Red Bull Paper Wings. Pela segunda vez consecutiva, um brasileiro subiu ao lugar mais alto do pódio no Red Bull Paper Wings, o Campeonato Mundial de Aviões de Papel, em Salzburgo, na Ãustria. Dia 02 de maio, o estudante engenharia Leonard Ang foi coroado campeão da categoria “tempo de vooâ€, com a marca de 11,66 segundos na grande final entre os 10 melhores da modalidade em todo o planeta.
Leia mais:
http://www.redbull.com.br/articlePrintVersion.action?articleID=1239214663495-854659321
Veja o vÃdeo:
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1106863-5602,00-BRASILEIRO+E+CAMPEAO+MUNDIAL+DE+AVIOES+DE+PAPEL.html
O site oficial: http://www.redbullpaperwings.com/
SUPERBARROCO
O curta metragem "Superbarroco", primeiro filme em 35mm da diretora pernambucana Renata Pinheiro, foi selecionado para o Festival de Cannes 2009. O filme é a única produção brasileira que integrará a mostra Quinzena dos Realizadores. O pianista Vitor Araújo tem atuação destacada no longa tocando o frevo "Último Dia", de Levino Ferreira.
Lupa - Fonte: O Tempo - 03/05/09.
Saiba mais sobre o curta:
http://www.filmespolvo.com.br/site/artigos/raccord/594
DOE SANGUE
Os Bancos de Sangue dos hospitais brasileiros estão sempre com estoques reduzidos. As pessoas costumam pensar em doar sangue somente quando algum conhecido tem uma cirurgia e precisa de doadores. Não tirar essa ideia da cabeça, já é uma grande ação. Doe sangue.
Fique informado: http://www.huav.com.br/sangue.htm
O banco de sangue do Hospital FelÃcio Rocho em Belo Horizonte é um exemplo.
Local de doação = Rua Juiz de Fora, 861 – Barro Preto (ao lado 12ºBI)
Telefones (31) 3335-6600 / 3295-4584 / 8466-3672 / 8466-9493
Atendimento – Segunda à sexta-feira de 08:00 às 13:00 horas
Sábados a partir das 08:00 horas (atendimento com hora marcada)
http://www.feliciorocho.org.br/hfr08/
O MACHÃO DE 2009
O Movimento Machão Mineiro elegeu, antecipadamente, o presidente paraguaio e ex-bispo Fernando Armindo Lugo Méndez como Machão de 2009, "o Oscar da masculinidade". O tÃtulo é conferido, anualmente, em dezembro. "Mas resolvemos antecipar a escolha porque ninguém mais este ano conseguirá superá-lo", afirmou o presidente do MMM, Luiz Mário Jacaré Ladeira.
Paulo Navarro (http://www.pnc.com.br/) - Fonte: O Tempo - 03/05/09.
WE LOVE SUSAN
Susan Boyle, o mais novo sucesso da Internet, já virou estampa no Brasil. A marca paulistana Alguns Tormento, que vende camisetas pela Internet, colocou a nova estrela da web numa de suas t-shirts junto com a frase "I’m with you, Susan Boyle!" (estou com você, Susan Boyle!). O mimo custa R$ 45 e pode ser comprado em http://www.algunstormentos.com/exemplos.php?es_id=109&cat=4.
Natália D'ornellas - Fonte: O Tempo - 03/05/09.
TRÊS MODELOS SEXUAIS
Fernando Lugo – ex-bispo, presidente do Paraguai. Notório, hoje, menos pelas polÃticas que defende como presidente do que pela polÃtica sexual que adotou nos tempos de religioso. A primeira denúncia de que era pai, logo seguida pela segunda, depois pela terceira, e rumores de outras por vir ofereceram ao público uma daquelas evidências de que, por trás das aparências de uma pessoa, pode pulsar uma outra, surpreendente, espetacular (veja Susan Boyle). Viviana Carrillo, a primeira a denunciar Lugo como pai de seu filho (hoje com 2 anos), contou que o caso começou quando o ainda bispo se hospedou na casa da madrinha dela; à noite, Viviana foi levar-lhe os lençóis e perguntou se precisava de mais alguma coisa. "Preciso de você", foi a resposta. A frase trai um Don Juan versado nas cantadas e dotado de tÃpica ousadia. Ressalve-se a presença, em seus namoros, de catolicÃssimas particularidades. Damiana Morán Amarilla, que o auxiliava no trabalho pastoral, e que definiu a relação entre ambos como uma "explosão de sentimentos", deu ao filho (hoje com 1 ano e 4 meses) o nome de João Paulo – homenagem ao papa João Paulo II. Lugo merece outro crédito: eis, enfim, um escândalo sexual nas hostes católicas que não é de pedofilia! É verdade que se chegou a alegar que Viviana tinha 16 anos na noite dos lençóis. Segundo outras versões, teria mais de 20. De toda forma, é do sexo feminino. E, mesmo que tivesse 16 anos, estaria longe dos 12, idade máxima tolerada por um pedófilo clássico. Fernando Lugo é um transgressor do voto de castidade à moda antiga, dos bons tempos em que os padres tinham amantes mulheres.
Jacob Zuma – novo presidente da Ãfrica do Sul. Zuma aplica, nas danças que costumam pontilhar seus comÃcios, passos parecidos aos dos jogadores de futebol ao festejar os gols. Trata-se de uma amostra do sensual jogo de corpo que encontra sua plena realização na cama. Quantas mulheres tem ele? Casamentos foram seis. Uma das mulheres se suicidou, de outra se divorciou. Quatro continuam em curso, num paÃs que aceita a poligamia tradicional dos zulus. Há ainda casos fora do casamento. Quantos seriam os filhos? O total, tal qual no caso das mulheres, só pode ser estimado. Na conta dele são dezoito; outros cálculos vão além. O presidente da Ãfrica do Sul diferencia-se do do Paraguai pela entrega tão escancarada à s proezas sexuais, quando, no outro, são escondidas. Iguala-se ao colega sul-americano no fato de não se saber com segurança quantas mulheres tem e quantos filhos gerou (veja Fernando Lugo). Num caso tornado público porque motivou um processo por estupro (do qual foi absolvido), Zuma manteve relações com uma jovem mesmo sabendo ser ela portadora do vÃrus HIV, e sem adotar proteção. Ele explicou que se preveniu da doença tomando uma ducha depois da relação. Nada lhe segura a indomável libido. Disse uma vez: "Muitos polÃticos têm amantes e filhos que escondem para fingir que são monogâmicos. Eu prefiro ser aberto. Amo minhas mulheres e tenho orgulho de meus filhos". Huuummm… Não é que tem razão?
Susan Boyle – cantora sensação de programa de calouros britânico. Boyle, católica fervorosa, frequentou igrejas a vida inteira, destacou-se no trabalho voluntário e no coro dos hinos religiosos, mas nunca teve a sorte (ou o azar) de encontrar um Lugo na sacristia (veja Fernando Lugo). Aos 47 anos, nunca foi beijada, segundo afirmou aos entrevistadores do programa em que sairia do anonimato para a glória universal com sua interpretação de I Dreamed a Dream. A senhora simplona, de corpo maltratado, desajeitada, malvestida e mal penteada emocionou o mundo ao provar, contra todas as evidências, ser capaz de proporcionar um raro momento de beleza. É de novo uma daquelas evidências de que, por trás das aparências de uma pessoa, pode pulsar uma outra, surpreendente, espetacular. Muitas foram as explicações para o impacto que Susan Boyle causa nas pessoas. Aqui vai mais uma: num mundo intoxicado de sugestões de sexo, ela introduziu a alternativa oposta. Representa uma virada de maré, na rendição ao sexo dominante na música pop como no cinema, na televisão e na publicidade. Susan Boyle deve tomar cuidado com o que tentarão fazer dela daqui para a frente. Já está em curso uma tentativa de remodelação de sua aparência. Deve ter mais cuidado ainda com os rapazes e os senhores que daqui para a frente disputarão a primazia de arrancar-lhe o primeiro beijo. Em jogo está uma das armas de seu êxito: o charme do sexo zero.
Roberto Pompeu de Toledo (http://www.objetiva.com.br/objetiva/cs/?q=node/233_ - Fonte: Veja - Edição 2111.
BIBLIOTECA DAS TURMAS DO FM
ESCRAVOS ROCEIROS E REBELDES
Stuart Schwartz, Edusc, 2001
O historiador norte-americano analisa em que medida os escravos conseguiam (ou não) organizar suas vidas.
http://www.bondfaro.com.br/escravos-roceiros-e-rebeldes-stuart-b-schwartz-857460125x.html
TRABALHO COMPULSÓRIO E TRABALHO LIVRE NA HISTÓRIA DO BRASIL
Ida Lewkowicz, Horacio Gutiérrez, Manolo Florentino, Coleção Paradidáticos, Unesp, 2008
Estudo das estruturas de trabalho no Brasil, através dos ciclos da cana, do café e do ouro.
http://www.editoraunesp.com.br/titulo_view.asp?IDT=857
SER ESCRAVO NO BRASIL
Kátia Queirós Mattoso, Brasiliense, 2003
Informações sobre a rotina dos escravos e os processos de alforria no Brasil, especialmente na Bahia
http://www.submarino.com.br/produto/1/59306/?franq=136855
CASA-GRANDE E SENZALA
Gilberto Freyre, Global, 2005
Clássico da sociologia, descreve a formação da famÃlia brasileira sob o regime da economia patriarcal, com análise detalhada de um engenho de açúcar pernambucano.
http://www.submarino.com.br/produto/1/214228/casa-grande+e+senzala
Fonte: Aventuras na História - Edição 70.
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco†do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php