TURMAS DESTEMIDAS
A ATITUDE DE UMA SENHORA...
English:
http://www.dailymail.co.uk/news/article-2034647/Joy-Tomkins-81-resuscitate-tattoo-chest-PTO-inked-back.html
http://www.carbonated.tv/lifestyle/grandma-81-gets-dnr-tattoo-on-her-chest
"Aposentada britânica tatua aviso no peito"
Jay Tomkins é uma aposentada britânica de 81 anos. Diz não temer a morte e não quer saber de procedimentos médicos que tentem ressuscitá-la quando falecer. Tal convicção lhe fez tomar uma atitude: tatuou no peito a inscrição “não me ressusciteâ€. E, pelo sim, pelo não, caso morra de bruços, tatuou nas costas a frase “por favor, vire†(P.T.O = Please Turn Over).
Antonio Carlos Prado e Laura Daudén - Fonte: Isto É - Edição 2183.
Mais detalhes:
http://www.dailymail.co.uk/news/article-2034647/Joy-Tomkins-81-resuscitate-tattoo-chest-PTO-inked-back.html
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"A GUATEMALA E A ADOÇÃO"
Há cinco anos, quando tinha apenas um mês, a filha de Loyda Rodrigues foi levada de casa e registrada como abandonada. Pouco depois, o bebê foi adotado por um casal nos EUA. O cenário é a Guatemala, paÃs conhecido pelo absurdo número de bebês que entrega a estrangeiros – mais de 30 mil entre 1997 e 2007. Agora, pela primeira vez em um caso de cancelamento de uma adoção internacional, a sentença de uma juÃza pode trazer a criança de volta. Abre-se um importante precedente para casos similares.
O governo dos EUA e da Guatemala estão colaborando para localizar a menina.
Antonio Carlos Prado e Laura Daudén - Fonte: Isto É - Edição 2183.
AQUIDAUANA - PANTANAL MATOGROSSENSE
Assista em alta resolução este maravilhoso vÃdeo e veja que imagens fantásticas.
http://player.vimeo.com/video/16905380.
Fonte: Hugo Felipe da Silva (Colaboração: A. M. Borges)
MANDAMENTOS GARFIELD
Para uma vida feliz:
http://www.slideshare.net/renataemy/mandamentos-de-garfield.
(Colaboração: Jenny Squaiella - SP)
BIBLIOTECA DAS TURMAS DO FM
IDEIAS - 100 TÉCNICAS DE CRIATIVIDADE
Guy Aznar
EDITORA Summus Editorial
QUANTO R$ 63,90 (250 págs.)
O autor, presidente da Associação Francesa para o Desenvolvimento da Criatividade, mapeia o nascimento das ideias (como no brainstorming) e aponta formas de gerenciá-las (como nas "sessões de criatividade"). Também faz apanhado histórico das principais escolas de criatividade do mundo.
Natália Paiva - Fonte: Folha de S.Paulo - 10/09/11.
Detalhes:
http://www.gruposummus.com.br/detalhes_livro.php?produto_id=1275
A VAGA É SUA - 301
Perguntas Inteligentes para Você Fazer na sua Próxima Entrevista de Emprego
TÃtulo original: 301 Best Questions to Ask on your Interview
Você é o perguntador. Livro promete 301 boas perguntas para fazer em uma entrevista de emprego.
Autor: John Kador - Tradução: Cristina Bazan - Editora Gutenberg - 224 págs.
Fonte: Folha de S.Paulo - 10/09/11.
Detalhes:
http://www.autenticaeditora.com.br/gutenberg/650
JORNAL MOVIMENTO - UMA REPORTAGEM
Está chegando às livrarias "Jornal Movimento - Uma Reportagem", de Carlos Azevedo. Conta a história do semanário deste nome que circulou entre 1975 e 1981, sob a direção do jornalista Raimundo Rodrigues Pereira. "Movimento" vocalizava as posições da esquerda do MDB e foi uma das publicações mais massacradas pela censura. Nasceu com uma circulação de 20 mil exemplares.
O livro recupera a colaboração do engenheiro Sérgio Motta na organização do jornal. Mais tarde ele viria a ser um grão-tucano, ministro das Comunicações de FHC. Além disso, traz uma preciosidade: um DVD com as 334 edições do semanário, inclusive duas apreendidas.
Elio Gaspari - Fonte: Folha de S.Paulo - 11/09/11.
Detalhes:
http://www.capesp.org.br/portal/lendonews/2267/
http://lojacarosamigos.com.br/Produto-Livraria-Caros-Amigos-Catalogo-Jornal-Movimento-Uma-reportagem-versao-843-840.aspx
O PRINCÃPIO DO PROGRESSO
Todos os dias, 238 profissionais de sete empresas confidenciavam num diário como se sentiam no trabalho. No anonimato, tinham liberdade total de escrever o que bem entendessem, relatando raivas, frustrações e alegrias. Nem eles nem os pesquisadores, todos psicólogos, sabiam que, daquelas confissões, surgia involuntariamente um indicador tanto para saber até que ponto uma empresa estava condenada a não criar um ambiente propÃcio para a inovação, correndo o risco de ir mal nos negócios, como para, ao contrário, saber se a empresa estava sendo capaz de implementar descobertas importantes, que atraÃssem lucros.
Os diários, recheados com os 64 mil comentários, transformaram-se num estudo intitulado "O PrincÃpio do Progresso", recém-lançado pela editora da escola de negócios de Harvard e indicado como leitura obrigatória por publicações especializadas em recursos humanos.
Da leitura dos diários, constatou-se que o ânimo do empregado para se engajar em inovações depende, em primeiro lugar, de uma sensação de progresso individual obtida cotidianamente. "O progresso está nas pequenas conquistas, quando as pessoas se sentem aprendendo, descobrindo soluções e superando obstáculos", diz Teresa Amabile, uma das autoras do estudo, psicóloga pós-graduada em Stanford e professora da escola de negócios de Harvard, onde desenvolve pesquisas sobre criatividade empresarial. Isso significa, em poucas palavras, que a empresa deve ter um ambiente aberto à experimentação e à aprendizagem. "O valor da aprendizagem aparece na frente de reconhecimento ou dinheiro para manter o entusiasmo", acrescenta.
O foco da investigação foram equipes que trabalhavam em projetos inovadores, gente de quem se exige que encontre soluções, e não apenas que repita o que já se faz, fugindo do que especialistas em recursos humanos batizaram de "aposentadoria mental". Apenas uma empresa, na qual os empregados revelaram, em seus diários, ter encontrado constante prazer na experimentação, conseguiu desenvolver um produto inovador.
Naquela que teve as piores considerações dos funcionários, o resultado foi um desastre. "Não apenas não gerou nada de novo como também, logo depois de nossa pesquisa, foi vendida para uma firma menor", afirma a professora. Romper barreiras da inovação exige muito engajamento e ânimo. Um dos exemplos, segundo Teresa, é o Google. "Eles determinaram que seus funcionários teriam 20% de seu tempo para pesquisar o quisessem. Assim nasceu, entre outras coisas, o gmail."
Com os questionários já tabulados, Teresa Amabile resolveu ampliar sua investigação. Mandou então um questionário a 699 executivos para saber quais eram os fatores que mais influenciavam o ânimo dos empregados. "O fator 'progresso' não apareceu em primeiro lugar", constata. Significa quase só 5%. Há uma ilusão entre executivos de que jogar duro e pagar muito seria a receita de sucesso. "O que motiva, pelo menos na geração de inovação, é o prazer da conquista, não a cobrança."
Está aÃ, certamente, um dos motivos por que os jovens preferem abrir suas empresas - as chamadas start-ups - e por que está cada vez mais difÃcil para grandes grupos atrair e reter jovens talentos.
O que esse estudo descobriu é o fato de que as empresas inovadoras têm de assegurar um espaço institucional de desordem para gerar progresso. Apesar de a investigação ter sido focada em equipes que tinham projetos especÃficos, Teresa acha que o "princÃpio do progresso" vai muito além: não se sobrevive, num ambiente competitivo, sem renovação constante.
Uma pesquisa realizada pelo Gallup revelou recentemente um recorde de desânimo entre os trabalhadores americanos, o que foi traduzido por economistas em números: a falta de engajamento tiraria cerca de R$ 500 bilhões da economia, em decorrência da perda de produtividade.
PS- Coloquei um trecho do livro "O PrincÃpio do Progresso" na internet (http://catracalivre.folha.uol.com.br/2011/09/confira-um-trecho-do-livro-o-principio-do-progresso/) para quem quiser obter mais dados. O que aprecio nesse estudo é a ideia de que a melhor empresa é uma escola de aprendizagem permanente, que obriga a reciclar os papéis. Quem manda terá de ser quem ajuda a aprender.
Gilberto Dimenstein (www.dimenstein.com.br) - Fonte: Folha de S.Paulo - 11/09/11.
Detalhes:
http://www.amazon.com/Progress-Principle-Ignite-Engagement-Creativity/dp/142219857X
http://www.inc.com/magazine/201109/the-progress-principle-book-review.html
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