TURMAS IDEALIZADORAS III
GRANDES INVENĂĂES BANAIS E SEUS CRIADORES GENIAIS III
English:
http://www.elc.com.br/usa/index.php/the-company
O professor pardal pernambucano: LACRE PLĂSTICO DE SEGURANĂA - 1967.
O engenheiro recifense Eduardo Lima se incomodou com o acĂșmulo de lacres de chumbo, usados em medidores elĂ©tricos e placas de carro, nos ferros-velhos que visitava. "O chumbo tem limitaçÔes e os lacres eram frĂĄgeis", diz AndrĂ© de Lima Castro, filho do inventor.
Eduardo entĂŁo criou em 1967 um lacre plĂĄstico em forma de Ăąncora, inspirado em um hobby, a pesca submarina. Recusou o emprego em uma multinacional e abriu sua prĂłpria fĂĄbrica, a ELC, em ParaĂba do Sul (RJ). Foi chamado de "professor Pardal" atĂ© pela mulher.
"Depois de insistir, convencemos ĂłrgĂŁos de referĂȘncia como os Correios, de que nosso lacre era mais prĂĄtico", conta AndrĂ©, hoje diretor da empresa. O invento estĂĄ em envelopes lacrados e atĂ© em ogivas nucleares. A ELC Ă© uma das maiores do mundo no ramo, mas AndrĂ© ainda vĂȘ dificuldades para inventores no Brasil. "NĂŁo existe clima de financiamento para empreendedores", lamenta.
Felipe Van Deursen - Fonte: Super Interessante - Edição 293.
O site: http://www.elc.com.br/
PRĂMIO PARA OS JOVENS
O Museu de Artes e OfĂcios abriu o edital do 3Âș Concurso OfĂcio e Arte cujo tema desta edição Ă© "Colagem". O projeto receberĂĄ trabalhos de estudantes criados nas oficinas realizadas pela instituição ou nas prĂłprias escolas dos alunos. InscriçÔes podem ser feitas atĂ© o dia 7 de agosto. Mais informaçÔes no site http://www.mao.org.br/educativo/edu_oficioearte.asp.
Lupa - Fonte: O Tempo - 18/07/11.
OPORTUNIDADES - EMPRESAS ABREM 446 VAGAS EM PE E NO DF
A Leroy Merlin, de material de construção, estĂĄ com 146 vagas abertas em diversos setores para nova loja em BrasĂlia (DF). A seleção vai atĂ© setembro. CurrĂculos devem ser enviados para rhbrasilianorte@leroymerlin.com.br. O Grupo TPC, de logĂstica, tambĂ©m recruta -ao todo, devem ser contratados 300 profissionais de diversas ĂĄreas em Recife (PE). Mais informaçÔes sobre as vagas oferecidas estĂŁo disponĂveis em http://www.grupotpc.com/trabalheConosco.html.
Fonte: Folha de S.Paulo - 17/07/11.
BIBLIOTECA DAS TURMAS DO FM
MUITO ALĂM DO NOSSO EU
O neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, importante pesquisador, radicado nos EUA, utilizou, em um dos capĂtulos de seu livro "Muito AlĂ©m do Nosso Eu", o quarto gol do Brasil contra a ItĂĄlia, na final da Copa de 1970, como exemplo para discutir a plasticidade e a interação dos neurĂŽnios e dos circuitos cerebrais.
O pesquisador contou em detalhes, tão bem quanto os melhores narradores e comentaristas esportivos, como oito jogadores trocaram passes, durante 30 segundos, sem interrupção.
Ele disse, e concordo, que nenhum dos oito atletas tinha a ideia sobre o que seria o resultado final de sua interação com os companheiros, alĂ©m de ser impossĂvel planejar o lance.
JĂĄ os reducionistas, lembrou o neurocientista, tentariam explicar a complexidade da jogada estudando as caracterĂsticas de cada jogador e separando as açÔes de cada um no momento da jogada.
O conjunto não é apenas a soma das partes. Quando partes se juntam, pode ocorrer algo novo, inimaginåvel. O time encaixa, como diz o chavão do futebol. Os técnicos aproveitam para falar que tudo foi planejado.
Paradoxalmente, quanto mais os jogadores estão preparados para ocupar vårios setores do campo, em uma mesma partida, mais eles são compartimentados, pela visão reducionista dos técnicos, a atuar pelos lados ou pelo centro, pela direita ou pela esquerda, de volante ou de meia, de primeiro ou de segundo volante, de primeiro ou de segundo atacante.
O sonho dos tĂ©cnicos Ă© transformar o futebol em um jogo mais previsĂvel, onde tudo pode ser planejado e ensaiado.
TostĂŁo - Fonte: Folha de S.Paulo - 17/07/11.
Detalhes:
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3528834?PAC_ID=33347&gclid=CKT668O2i6oCFROAgwodbAi3xg
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=22612790&google&gclid=cp3avzs2i6ocfycaqgodkuoqzg
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php