TURMAS CURITIBANAS
PARABÉNS CURITIBA, A CIDADE MAIS SUSTENTÁVEL DO MUNDO
English:
http://www.globeaward.org/winner-city-2010
http://curitibaportraits.blogspot.com/2010/04/curitiba-awarded-globe-sustainable-city.html
Curitiba recebeu o título de cidade mais sustentável do mundo. A capital paranaense competiu com Sydney (Austrália), Malmö (Suécia), Múrcia (Espanha), Songpa (Coreia do Sul) e Stargard Szczecinski (Polônia). O prêmio Globe Award Sustainable City será entregue ao prefeito Luciano Ducci no dia 29 de abril, em uma cerimônia no Museu Nórdico de Estocolmo, na Suécia.
Ricardo Boechat - Fonte: Isto É - Edição 2109.
Mais detalhes:
http://www.globeaward.org/winner-city-2010
http://curitibaportraits.blogspot.com/2010/04/curitiba-awarded-globe-sustainable-city.html
ESCURIDÃO É RUIM PARA A MORAL
Pessoas que estão em salas escuras, ou usando óculos de sol, tendem a agir com egoísmo e desonestidade. Segundo cientistas da Universidade de Toronto, autores da descoberta, isso supostamente acontece porque a falta de luz gera uma sensação de anonimato no cérebro - que acredita não estar sendo observado.
Supernovas - Ciência Maluca - Fonte: Super Interessante - Edição 277 - Abril 2010.
Universidade de Toronto - http://www.utoronto.ca/
SEM EIRA NEM BEIRA
Os telhados de antigamente possuíam eira e beira, detalhes que conferiam status ao dono do imóvel. Possuir eira e beira era sinal de riqueza e de cultura. Estar sem eira nem beira significa que a pessoa é pobre e não tem sustentáculo no raciocínio.
(Colaboração: A.M.B.)
BIBLIOTECA DAS TURMAS DO FM
100 IDEIAS QUE PODEM REVOLUCIONAR SEUS NEGÓCIOS
A ideia era investir em uma casa de bebidas. Mas, após algum tempo à frente do negócio, os amigos Julian Metcalfe e Sinclair Beecham chegaram à conclusão de que a margem de lucro deixava a desejar. Em 1986, ouviram clientes. Com as opiniões deles, mudaram o foco e passaram a elaborar sanduíches evitando aditivos e conservantes. Hoje, a rede londrina Pret a Manger conta com mais de 200 pontos de venda -inclusive nos Estados Unidos e em Hong Kong. O livro "100 Ideias que Podem Revolucionar Seus Negócios" traz mais do que essa e outras histórias de sucesso. A proposta é, com elas, indicar ao leitor quais foram as motivações e as inovações que levaram empresários e executivos a impulsionarem o empreendimento. O autor, Jeremy Kourdi, apresenta a estratégia, seguida de casos de empresas como Amazon, GE, Nestlé e Shell. No fim, mostra como as iniciativas podem ser aplicadas. São capítulos curtos - muitas vezes, de duas páginas. Não há um debate profundo a respeito de cada tema, mas uma pincelada sobre diversas áreas. Permite a reflexão global e segmentada sobre o negócio. Há espaço para abordar envolvimento de funcionários, canal de vendas e responsabilidade social empresarial. Mas é preciso cautela ao adaptar as recomendações do autor. O que é válido no Reino Unido, onde ele mora, pode não se mostrar uma boa estratégia por aqui. Basta pensar na proposta apresentada de desenvolver produtos islâmicos. Por isso, é bom ter em mente o que ele esclarece logo na introdução: embora boa parte das ideias seja perene e tenha funcionado na maioria das empresas mencionadas, "não significa que elas acertaram em tudo".
100 Ideias que Podem Revolucionar Seus Negócios
JEREMY KOURDI - Editora: Agir; (244 págs.)
Raquel Bocato - Fonte: Folha de S.Paulo - 11/04/10.
Detalhes:
http://www.martinsfontespaulista.com.br/site/detalhes.aspx?ProdutoCodigo=529703
A TELEVISÃO NA ERA DIGITAL
O roteirista Newton Cannito autografou "A Televisão na Era Digital" (Summus Editorial;
264 págs.) dia 12 de abril na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.
O livro traz um histórico da mídia e fala sobre os desafios da TV com a internet modificando a estrutura do negócio. Cannito escreve a série "9 MM", da Fox, e dirige o Instituto de Estudos de Televisão.
Fonte: Folha de S.Paulo - 10/04/10.
Detalhes:
http://www.nosdacomunicacao.com/conhecimento_int.asp?livro=324&tipo=L
ADEUS, HAITI
Edwidge Danticat - Editora: Agir; Tradução: Geraldo Galvão Ferraz; (232 págs.)
SOBRE A AUTORA: Nascida no Haiti, vive desde os 12 anos nos Estados Unidos. Já trabalhou com os cineastas Jonatham Demme e Patricia Benoit em documentários sobre o Haiti. Autora de vários contos, suas obras já foram traduzidas para o francês, coreano, alemão, italiano, espanhol e sueco.
TEMA: Confrontada com o nascimento da filha e a doença terminal do pai, a autora relembra a infância em Porto Príncipe, a separação do meio familiar haitiano, sua adaptação ao estilo de vida norte-americano e as alegrias e tragédias que sua família enfrentou.
POR QUE LER: Vencedor do prêmio National Book Award, "Adeus, Haiti" alia a narrativa memorialística a um panorama político e social do Haiti nas últimas décadas. O livro traz ainda um agudo relato sobre o preconceito em relação aos imigrantes.
Fonte: Folha de S.Paulo - 10/04/10.
Detalhes:
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=22056466
ORGANIZAÇÕES E SOCIEDADE
184 págs., Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (tel. 0/xx/71/3283-7336).
Especializada em administração, a revista chega ao número 51 com ensaios sobre violência e dinâmica organizacional, indicadores de recursos humanos no setor hoteleiro, empresas familiares etc.
Fonte: Folha de S.Paulo - 11/04/10.
Detalhes: http://www.revistaoes.ufba.br/
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php