TURMAS GLOBAIS
GLOBAL ELEVATION MODEL
English:
http://www.nasa.gov/topics/earth/features/20090629.html
http://asterweb.jpl.nasa.gov/
http://news.bbc.co.uk/2/hi/science/nature/8126197.stm
O mais completo atlas da terra. Chama-se "Global Digital Elevation" o mais completo mapa da topografia da Terra, que acaba de ser lançado pela Nasa em parceria com o Ministério da Economia, Indústria e Comércio do Japão. Une 1,3 milhão de imagens e cobre 99% da superfÃcie do planeta (todos os registros foram feitos por satélite) com intervalos de apenas 30 metros entre os pontos rastreados. Esse atlas ajudará na prevenção de incêndios, na conservação ambiental e no planejamento de novas cidades.
Fonte: Isto É - Edição 2069.
Mais imagens:
http://www.nasa.gov/topics/earth/features/20090629.html
http://asterweb.jpl.nasa.gov/
http://news.bbc.co.uk/2/hi/science/nature/8126197.stm
SEMANA DO FAZENDEIRO NA UFV
Universidade Federal de Viçosa comemora 80 anos de evento dedicado ao meio rural.
A Universidade Federal de Viçosa será palco de mais uma edição da Semana do Fazendeiro, de 12 a 17 de julho. O evento, considerado o mais antigo de extensão rural do paÃs, está comemorando 80 anos, com o tema "Semana do Fazendeiro: 80 anos de diálogo com o campo".
"Preparamos uma semana com cara de comemoração, com uma série de atividades culturais e uma programação voltada para a sociedade", afirma o pró-reitor de extensão e cultura, Gumercindo Souza Lima.
Ele destaca também que, este ano, o evento está com novas atividades. Uma delas, é a Troca de Saberes. Serão montadas tendas onde os participantes vão dividir experiências, repassando o que de interessante souberem a respeito das práticas no campo. Outras atividades, que vão acontecer pela primeira vez, são a Semana da Juventude Rural e o Sabores do Campo.
O primeiro é voltado para jovens entre 14 e 29 anos, que moram na área rural. O objetivo é trabalhar a perspectiva de cerca de 300 jovens em continuar no campo, mostrando que para serem bem-sucedidos não precisam ir para a cidade.
Gastronomia. Já o Sabores do Campo é um festival gastronômico que acontecerá em stands montados em espaços multiuso, onde terão shows de música e outras atividades artÃstico-culturais. Informações: http://www.semanadofazendeiro.ufv.br/.
Perfil. O evento é voltado a pessoas ligadas ao meio rural.
Fonte: O Tempo - 11/07/09.
FESTIVAL DA LOUCURA
Aconteceu em Barbacena, Minas Gerais, de 09 a 12 de Julho, a 4ª edição do Festival da Loucura de Barbacena que invadiu as ruas e praças da cidade. Com a promoção do evento, a cidade busca resgatar sua história, ligada ao tratamento das doenças psiquiátricas.
Mais detalhes: http://www.festivaldaloucura.com.br/
Fonte: O Tempo - 07/07/09.
SUPER-HOMEM
Para o site Technologizer, a peça é candidata ao tÃtulo de pior comercial de tecnologia de todos os tempos. O vÃdeo é parte de uma série que conta com a participação do ator Dean Cain, que já interpretou o Super-Homem. As outras propagandas podem ser vistas em http://www.youtube.com/user/ie8videos.
Fonte: Folha de S.Paulo – 08/07/09.
HOTEL DE BAIXO CUSTO - QUARTOS DE LATA
Localizado em Kuala Lumpur, 41 Berangan é um hotel de baixo custo que aproveitou da melhor maneira possÃvel seu espaço urbano limitado. Dois dos 11 quartos do hotel foram construÃdos com contêineres vazios e formam um pequeno pátio interno. Casa um possui uma vista para o jardim, um banheiro conjugado e amenidades como ar-condicionado, acesso à internet, café-da-manhã incluso e recepção 24 horas. Devido ao alto custo e à disponibilidade limitada de espaço na maioria das áreas urbanas, usar a flexibilidade que contêineres permitem é uma ideia inteligente.
Detalhes: http://www.41berangan.com/.
Fonte: Tam Nas Nuvens – Ano 02 – Número 18 – Junho 2009.
FALTOU PEIXE
Os Ãndios enauenê-nauês constroem, em épocas de cheia, barragens tradicionais para pescar os peixes que serão consumidos ao longo de quatro meses no ritual yakwã. Mas a última pescaria foi um desastre devido as mudanças climáticas.
Fonte: National Geographic - Julho 2009.
Leia mais:
http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/edicao-112/indios-anauene-naues-480068.shtml
LARANJAL DO JARI (AP)
Um cemitério indÃgena sob a escola. Durante as obras para a construção da Escola Técnica do Amapá, na periferia de Laranjal do Jari, os trabalhadores encontraram os restos do que parecia uma antiga aldeia indÃgena. Uma equipe de arqueólogos assumiu as escavações e identificou mais de 100 peças de cerâmica e 50 urnas funerárias. O local pode ter sido um cemitério indÃgena há mais de mil anos. Os desenhos gravados nas peças mostram que a população da aldeia teria ligações com uma civilização que viveu na Guiana Francesa e no Suriname no século IX. As obras da escola estão paradas desde as descobertas, mas serão retomadas assim que as escavações e o resgate das peças forem concluÃdos.
Fonte: Época - Edição 581.
Detalhes e fotos:
http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1214715-16052,00-SITIO+ARQUEOLOGICO+MILENAR+E+DESCOBERTO+DURANTE+CONSTRUCAO+DE+ESCOLA+NO+AP.html
BIBLIOTECA DAS TURMAS DO FM
CEO POR ACASO
Será lançado no Brasil o livro "CEO por Acaso" (editora Saraiva, 304 págs., R$ 44,00), de David Novak, presidente da Yum! Brands, empresa de restaurantes dona de marcas como KFC, Pizza Hut e Taco Bell. Lançada em 2007 nos EUA, a obra conta a trajetória do autor até assumir a chefia da empresa e traz detalhes sobre as iniciativas de treinamento e desenvolvimento de pessoas que aplicou na Yum!.
Mercado Aberto – Guilherme Barros - Fonte: Folha de S.Paulo – 06/07/09.
Detalhes:
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=2655389&ID=BD0D6A6C7D907050907190020
FORDLANDIA
A cidades perdidas da Amazônia estão bem nas livrarias americanas. Depois do sucesso de "A Cidade Perdida de Z", do jornalista David Grann, acaba de sair "Fordlândia: Ascensão e Queda da Cidade Perdida de Henry Ford na Floresta", do professor Greg Grandin. O livro de Grann sairá no Brasil até o fim do ano e pode virar filme, com Brad Pitt no papel do explorador inglês Percy Fawcett, que desapareceu no Xingu em 1925.
"Fordlândia" não tem a mesma receita de mistério, mas é uma lição para governantes, empresários e candidatos a conhecedores da Amazônia. Conta a história do projeto de construção de uma cidade e o plantio de um imenso seringal no meio da mata do Pará. A ideia foi de Henry Ford, o Bill Gates de seu tempo. Deu tudo errado. Ford perdeu US$ 160 milhões (em dinheiro de hoje), produziu um desastre ecológico e abandonou o projeto. Seus funcionários chegaram como deuses de uma nova era em 1928 e partiram como fugitivos em 1945.
Grann recuperou lembranças de pessoas que viveram naquilo que seria o paraÃso americano de Fordlândia e trabalhou duro nos arquivos da empresa. Disso resultou um precioso exame do fracasso de um empresário antissemita que era venerado como profeta do capitalismo industrial e acabou discutindo a estatização de suas terras para que nelas fossem instalados os judeus da Europa. Ford achava que a vaca era a máquina mais desagradável e inútil da natureza. Hoje seu velho campo de golfe, bem como as quadras de tênis, servem de pasto e estábulo.
Elio Gaspari (http://www.submarino.com.br/portal/Artista/80141/+elio+gaspari) - Fonte: Folha de S.Paulo - 05/07/09.
Detalhes: http://www.chron.com/disp/story.mpl/life/books/reviews/6498154.html
"A QUADRA DOS SONHOS. HISTÓRIAS E CONQUISTAS DO TÊNIS BRASILEIRO†- AS 10 LIÇÕES DE LEMANN
Em livro recém lançado com histórias de grandes tenistas brasileiros, Jorge Paulo Lemann fala de sua experiência com o tênis e da influência que recebeu do esporte. O testemunho raro está no livro "A Quadra dos Sonhos. Histórias e Conquistas do Tênis Brasileiro†(Phorte Editora), de autoria de Cesar Kist e Elson Longo. No depoimento, o ex-Garantia e atual sócio da AB InBev, a maior cervejaria do mundo, lista dez lições:
1) Existe uma relação Ãntima entre o esforço aplicado e o resultado obtido. Não há moleza em nada.
2) Dentro desse esforço, se possÃvel, capte ventos favoráveis e deixe lhe ajudarem. Em outras palavras: use a cabeça para chegar aonde quer.
3) Tudo é um aprendizado. Esteja sempre aprendendo e tentando melhorar. Até hoje, aos 67 anos, ainda tento melhorar o saque.
4) Aprenda com as derrotas e volte melhor para a próxima rodada.
5) Desistir? Só após o último ponto!
6) Tenha foco no que quer atingir e sempre num sonho grande.
7) Não jogue para a plateia. Jogo muito bonito nem sempre ganha o jogo.
8) Esteja sempre na espreita. A vida, os negócios e o tênis dependem de oportunidades excepcionais. Quando surgem, saiba reconhecê-las e avance.
9) Ser ético e transparente sempre compensa.
10) Bom é sonhar grande e chegar lá (aos 9 anos, dei entrevista para um jornal do Rio dizendo que queria ser campeão do mundo no tênis). Demorou e só cheguei à categoria de veteranos aos 45 anos. Um tÃtulo de campeão mundial meio fajuto (mas me dei por satisfeito).
Mercado Aberto – Guilherme Barros – Fonte: Folha de S.Paulo – 09/07/09.
Detalhes: http://www.phorte.com/shopping/product_enlarge.php?id=341
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco†do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php