A VOZ DO POVO
Uma Copa prejudicial ao povo, para 55%. Esse Ă© o resultado de pesquisa Datafolha, ou seja, revelando a opiniĂŁo de mais da metade dos brasileiros que acham que as perdas serĂŁo maiores do que os ganhos.
Ă a primeira vez que o nĂșmero de pessoas que apoiam a realização da Copa no Brasil fica abaixo dos 50%.
O fato Ă© que a Copa jĂĄ Ă© uma realidade. Deixando o futebol de lado, hĂĄ que atentar para o show cultural que representa a presença dos mais diferentes paĂses e seus torcedores. O paĂs precisa aproveitar essa invasĂŁo e absorver a cultura que estarĂĄ no ar.
SĂł como exemplo, o aspecto linguĂstico. No total, as 32 seleçÔes classificadas trarĂŁo na bagagem 18 idiomas diferentes para uma ampla comunicação. O espanhol serĂĄ a lĂngua mais falada, sendo nove os paĂses representantes, em seguida o francĂȘs, com cinco, inglĂȘs, com seis, alemĂŁo, com trĂȘs, e italiano e portuguĂȘs, com dois paĂses cada. Alguns paĂses, como a SuĂça e a BĂ©lgica, possuem quatro e trĂȘs idiomas oficiais, respectivamente. Mas as grandes surpresas, e que poderĂŁo gerar curiosidade atĂ© mesmo para tradutores, serĂŁo idiomas como o dialeto flamengo, romanche, persa, havaiano, o bĂłsnio, o croata, entre outros. Confira abaixo a listagem das seleçÔes e seus idiomas oficiais:
América do Sul
Brasil (portuguĂȘs)
Argentina (espanhol)
ColĂŽmbia (espanhol)
Chile (espanhol)
Equador (espanhol)
Uruguai (espanhol)
Europa
Alemanha (alemĂŁo)
BĂ©lgica (francĂȘs, alemĂŁo e holandĂȘs, no dialeto flamengo)
BĂłsnia (bĂłsnio e croata)
CroĂĄcia (croata)
Espanha (espanhol)
França (francĂȘs)
Grécia (grego)
Holanda (holandĂȘs e frisĂŁo)
Inglaterra (inglĂȘs)
ItĂĄlia (italiano)
Portugal (portuguĂȘs e mirandĂȘs)
SuĂça (italiano, francĂȘs, alemĂŁo e romanche)
RĂșssia (russo)
Américas do Norte e Central
Costa Rica (espanhol)
Estados Unidos (inglĂȘs, e havaiano, no Estado do HavaĂ)
Honduras (espanhol)
MĂ©xico (espanhol)
Ăfrica
Argélia (årabe)
CamarĂ”es (francĂȘs e inglĂȘs)
Costa do Marfim (francĂȘs)
Gana (inglĂȘs)
NigĂ©ria (inglĂȘs)
Ăsia
AustrĂĄlia (inglĂȘs)
Coreia do Sul (coreano)
IrĂŁ (persa)
JapĂŁo (japonĂȘs)
VocĂȘ pode atĂ© ser contra e deve protestar, se posicionar, cobrar e refletir sobre tudo o que estĂĄ errado, afinal, os notĂcias dos Ășltimos meses deixam claro e evidente o aumento dos custos da construção ou reforma dos 12 estĂĄdios que sediaram os jogos do Mundial, a maior parte dessas obras financiada pelo poder pĂșblico (em 2007, o entĂŁo presidente da CBF Ricardo Teixeira disse que a Copa seria realizada totalmente com dinheiro privado). Em 2010, a estimativa era que os estĂĄdios custariam R$ 4,8 bilhĂ”es, valor que vai ultrapassar os R$ 8 bilhĂ”es quando todas as arenas estiverem finalizadas.
O que nĂŁo se pode esquivar e atĂ© mesmo se aproveitar, Ă© dessa invasĂŁo de culturas, raças e lĂnguas. As pesquisas devem continuar nesse ritmo, demonstrando a insatisfação popular, mas o que se espera Ă© que esse povo brasileiro, respeite e receba muito bem os estrangeiros no Brasil.
Educação, SaĂșde, Paz e Respeito Ă todos!!!
Fonte de pesquisa:
Folha de S.Paulo â 09/04/14.
Traduzca - http://traduzca.com/ - https://www.facebook.com/traduzca?rf=235944649816129.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php