A DITADURA DA DEMOCRACIA
Quando se fala em democracia, mais do que nos remeter aos gregos, essa palavra nos remete aos Estados Unidos, os Powers Rangers da democracia.
Em sua defesa eles se lançaram ao mundo em confrontos com os regimes contrårios ao ideal de americando de liberdade.
Mas, na maior parte do mundo, os negros permanecem discriminados, a mulheres continuam sendo subjugadas, as crianças continuam doentes e morrendo de fome. E no paradoxo desse ideal democråtico vermelho branco e azul estrelado, as grandes corporaçÔes globais que movimentam o mundo se expandem e se unificam, garantindo a manutenção do desvio ideológico, mais conhecido como capitalismo.
A democracia que deveria nos remeter aos gregos, nem na própria Grécia existe como realmente deveria ser.
DEMOCRACIA Ă QUANDO EU MANDO EM VOCĂ. DITADURA Ă QUANDO VOCĂ MANDA EM MIM.
Dia 25 de outubro, comemorou-se o Dia da Democracia. Uma data com muito a ser comemorado, mas que sĂł Ă© devidamente praticada em poucos cantos do planeta.
Na maioria o ideal grego âdo povo, pelo povo, para o povoâ nĂŁo passa de uma retĂłrica que apenas sustenta a diferença entre ricos e pobres, cristĂŁos e muçulmanos.
Em 25 de outubro de 2007 ninguém teve o que comemorar no Iraque.
Se os iraquianos estĂŁo fora das garras de Saddan Hussein, estĂŁo nas mĂŁos de George W. Bush, tĂŁo tirano e assassino quanto ele e que em nome da democracia vĂȘem submetendo o mundo ao mais profundo estado de terror, criando a visĂŁo de que qualquer Jean Charles Ă© um terrorista em potencial, mesmo que a Ășnica evidĂȘncia disso seja uma foto, Ă distĂąncia, tirada pelo celular de um agente britĂąnico que fazia xixi atrĂĄs de uma ĂĄrvore enquanto deveria estar de olho no verdadeiro terrorista.
DEMOCRACIA Ă UM REGIME DE GOVERNO ONDE O PODER DE TOMAR IMPORTANTES DECISĂES POLĂTICAS ESTĂ COM OS CIDADĂOS (POVO), DIRETA OU INDIRETAMENTE, POR MEIO DE ELEITOS REPRESENTANTES â FORMA MAIS USUAL.
No ambiente interno, à medida que a democracia se consolida enquanto regime, as instituiçÔes democråticas atravessam sua maior crise de credibilidade e representatividade.
O processo de corrupção se estende por todos os poderes, chegando a fazer inveja Ă corrupção praticada em paĂses de regime comunista ou socialista.
Ă difĂcil imaginar que quando AristĂłteles disse que âo homem Ă© um animal polĂticoâ ele tivesse antevisto a possibilidade de que esse animal pudesse ser representado por uma pessoa como Renan Calheiros e outros tantos. Ă quando a cleptocracia se confunde com a democracia, travestida de uma meritocracia mentirosa, que apenas tenta nos levas a acreditar que nossos representantes realmente representam nossos interesses enquanto povo.
Apesar do voto obrigatĂłrio nĂŁo ser nenhum exemplo de democracia, mesmo sendo obrigatĂłrio, ainda Ă© o Ășnico sistema que nos permite escolher o tipo de governo que queremos ter. Cabe a todos nĂłs ter competĂȘncia para escolher em quem vai depositar o seu voto.
Enquanto ainda tivermos crianças morrendo, passando fome, analfabetismo, mĂĄ distribuição de renda, mĂĄ gestĂŁo do dinheiro pĂșblico e a quantidade de ladrĂ”es que ocupam os mais importantes cargos pĂșblicos, sejam eles municipais, estaduais, ou nacionais, continuaremos a ter poucas opçÔes que nĂŁo ofereçam apenas bolsa famĂlia, mas, sim, um projeto de promoção social para todos os cidadĂŁos.
AINDA ASSIM, VIVA A DEMOCRACIA!
âCertamente a democracia tambĂ©m pode ser tirĂąnica, e a ditadura da maioria nĂŁo Ă© menos odiosa que a de uma pessoa ou a de um grupo. DaĂ a necessidade da divisĂŁo de poderes e do sistema de controles. Mas as melhores leis do mundo convertem-se em letra morta se o governante Ă© um dĂ©spota, um homem que domina os demais porque Ă© incapaz de dominar-se a si mesmo.â (OctĂĄvio Paz) http://kplus.cosmo.com.br/materia.asp?co=295&rv=Literatura
Na imagem: quadro de Thomas Kinkade. (o pintor da luz - Colaboração: A.M.B.).
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php