GENOCÍDIO
O historiador Wichert Ten Have, diretor do Instituto para Estudos do Holocausto e do Genocídio, em Amsterdã, afirma: "Genocídio é uma palavra de origem greco-latina. Vem de genus, que em grego quer dizer gênero ou povo, e de caedere, palavra latina para matar, massacrar, ou seja: matar um povo".
A imagem da capa mostra funcionário de agência da ONU bombardeada observando fumaça em Gaza. A imagem da coluna mostra médicos na Faixa de Gaza evacuando pacientes do Hospital al-Aqsa, tomado pelo fogo após ser atingido por disparos de tanques israelenses. É hospital, civis em geral e até o prédio da ONU.
Já está mais do que na hora de virar a página dos editoriais do FM, mas diante dos fatos, a ofensiva de Israel contra o movimento radical islâmico Hamas, que domina a faixa de Gaza, já passa de 20 dias com saldo de mais de 1.100 palestinos mortos e mais de 4.000 feridos, não há como, infelizmente.
As manchetes dos jornais demonstram falta de interesse no término do conflito: Israel fecha a Cisjordânia e palestinos pedem "dia de ódio"...
O site Conflito em Gaza (http://www.conflitoemgaza.com/) destaca as principais notícias atualizadas em tempo real dos principais sites e agências de notícias nacionais. O site traz as informações através dos feeds RSS dos sites que as disponibilizam e tem como objetivo manter as pessoas informadas desse grave conflito que chega a sua terceira semana.
Os protestos ocorrem em praticamente todos os cantos do mundo contra esse verdadeiro massacre, mas as autoridades mundiais parecem muito mais preocupadas com a crise financeira e a posse de Barack Obama do que qualquer outra coisa, mesmo se tratando de seres humanos indefesos perdendo suas vidas.
A verdade é que o massacre continua e enquanto imagens como essa continuarem sendo mostradas ao mundo, não há como virar a página dos editoriais do FM. O ano nem bem começou e esse já é o terceiro editorial sobre o mesmo tema. Lamentável! Se o nome do que está acontecendo não é Genocídio, a definição do historiador holandês está totalmente equivocada, o que definitivamente não é o caso. Pode até ser que quando você estiver lendo esse texto as bombas não estejam mais caindo na Faixa, pois a ONU aprovou resolução exigindo cessar-fogo em Gaza. Entretanto, uma coisa é certa, ninguém em sã consciência poderá dizer que o conflito terminou.
Educação, Paz, Saúde e Paz a todos!
Fontes de pesquisa:
Portal Terra, Globo.com e dw-world.de.
"Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos e esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores para o nosso planeta." (José Aloísio Cavalhieri)
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php