A FALTA DE LOGĂSTICA
Nessa semana, houve uma extensa discussĂŁo no FĂłrum Internacional de LogĂstica do Instituto Ilos sobre a situação da logĂstica no Brasil. Foram apresentadas estatĂsticas e a realidade foi devidamente exposta.
A falta de infra-estrutura, a grande porcentagem do transporte rodoviĂĄrio, a precariedade das estradas, os portos sucateados, a deficiente logĂstica ferroviĂĄria, enfim, uma sĂ©rie de atrasos logĂsticos aliados aos problemas atuais das questĂ”es cambial e tributĂĄria que transformam o âCusto Brasilâ num dos maiores do Mundo.
Esse cenĂĄrio torna difĂcil a vida das empresas que sofrem diariamente no triste ofĂcio de tentar escoar a produção. Quanto mais o paĂs cresce, mais se estreitam as soluçÔes logĂsticas. Sofre tambĂ©m o cidadĂŁo brasileiro que precisa se locomover pelo paĂs, seja com muita frequĂȘncia ou nĂŁo, estĂĄ sempre exposto a uma enorme variedade de situaçÔes de risco e desconforto. AlĂ©m do mais, o trĂąnsito nas grandes cidades Ă© caĂłtico, faltando transporte pĂșblico suficiente. TĂĄxi, em muitas cidades, Ă© artigo raro. Vagas em hotĂ©is, entĂŁo, artigo de luxo.
Ao se imaginar que em 2014 haverå a copa do mundo, pode se ter antecipadamente, uma ideia do calvårio que o turista irå enfrentar em terras brasileiras. Vai faltar opção de locomoção ao turista na copa, sendo que se decidir por avião vai enfrentar aeroportos saturados, de Înibus ou de carro vai enfrentar estradas em precårias condiçÔes. Só como exemplo, se o turista quiser ir do Rio de Janeiro à Belo Horizonte ou vice-versa (cerca de 450 km), terå que enfrentar uma BR 040 que passa de excelente entre Juiz de Fora e Rio (150 km), razoåvel no restante até ao status de super perigosa no trecho de Conselheiro Lafaiete a Belo Horizonte (100 km).
Talvez a solução seja reservar vĂĄrios dias para a locomoção, aproveitar e cuidar da saĂșde, realizando longas caminhadas interestaduais ou pedalando, tendo que ainda que tomar o devido cuidado com a segurança, ou seja, caminhada ou pedalada Ă noite, nem pensar...
O FĂłrum Internacional de LogĂstica demonstrou a realidade, o atraso e as dificuldades. Que jĂĄ nĂŁo hĂĄ mais tempo para resolver os problemas antes da Copa de 2014 e das OlimpĂadas de 2016 no Rio de Janeiro, Ă© fato. No entanto, se o governo planejar e direcionar as obras necessĂĄrias para os pontos mais urgentes e deficientes, ainda hĂĄ a possibilidade de se amenizar os efeitos dessa terrĂvel infra-estrutura brasileira.
Educação, SaĂșde, Paz e Infra-estrutura jĂĄ!
FĂłrum Internacional de LogĂstica 2011 - http://www.expologistica.com.br/
Instituto Ilos - http://www.ilos.com.br/
Imagem - Fonte: http://blog.jangadeiroonline.com.br/
Newton Silva - http://newtonsilva.com/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php