DE VOLTA PARA O FUTURO
DE VOLTA AS AULAS, DE VOLTA PARA O FUTURO!
O verbo voltar nos remete a uma retomada de rumo. Todos os anos, o Brasil retorna ao ritmo depois do carnaval. Mas, todos os anos, o reescrever da história recomeça com a volta às aulas. Todos os anos, é nesse momento que se reinicia a construção do futuro da nação e de seus cidadãos, através da educação que receberão. à a oportunidade de reflexão para mudanças. E não apenas um retorno à mesmice. à o direito do cidadão a uma educação de qualidade, que é o verdadeiro alicerce para o desenvolvimento.
à a base da verdadeira soberania, que não mais é imposta por baionetas e canhÔes, mas sim com idéias inovadoras que contribuam para diminuir a desigualdade social e cultural.
Poder freqĂŒentar uma instituição de ensino, pĂșblica ou privada, ainda Ă© um privilĂ©gio de pequena parte da população.
Centenas de vagas de emprego sĂŁo publicadas sem que exista gente capacitada para ocupĂĄ-las.
A lei que obriga que as empresas contratem um percentual de funcionĂĄrios com deficiĂȘncia, por exemplo, nĂŁo emplaca porque faltam deficientes capacitados para o trabalho.
Assim, o reinĂcio das aulas torna sempre real a possibilidade de reescrever o caminho do futuro, mas precisa de açÔes concretas no presente.
Ă senso comum que somente a educação pode mudar uma nação, e por esse processo passa o amadurecimento social que ajudarĂĄ para que se saiba aprimorar o exercĂcio do direito de escolher os governantes.
A cada dois anos exerce-se a democracia no Brasil, e este Ă© um ano em que mais uma vez poder-se-ĂĄ exercĂȘ-la. Um momento oportuno de mudar nĂŁo apenas pessoas, mas a consciĂȘncia da classe polĂtica.
Pode-se optar pela mesmice ou voltar-se para o futuro, escolhendo agora no presente, polĂticos verdadeiramente comprometidos e envolvidos com a educação, com o sentimento pĂșblico e com os problemas nacionais.
O que a polĂtica precisa Ă© de pessoas comprometidas com a sociedade, e nĂŁo apenas com sua popularidade.
Uma celebridade pode atĂ© ter vocação polĂtica sincera, mas nĂŁo Ă© isso que se vĂȘ quando muitas dessas "celebridades" usam dessa popularidade para se eleger sem ao menos saber o que vĂŁo fazer se eleitas. Mas Ă© um direito que eles tambĂ©m tĂȘm.
As casas legislativas devem ser preenchidas por pessoas que se interessem pela promoção e transformação social. à nessas casas que o debate social ajuda a regulamentar a vida em sociedade. Mas, infelizmente não é exatamente assim que funciona, na maioria delas.
Uma sala de aula não pode servir apenas para formar profissionais. Elas precisam formar cidadãos, formadores de opiniÔes, empreendedores ativamente comprometidos em construir um amanhã melhor e mais digno.
Todo brasileiro faz parte desse processo e nĂŁo lhe Ă© dado o direito de omissĂŁo, de apenas criticar ou ser uma âsanguessugaâ no estado latente. E todos tĂȘm o dever de participar desta construção (que nĂŁo traz frutos imediatos), mas que Ă© um passo importante em uma longa caminhada em direção Ă dignidade.
Que mundo deixar Ă s prĂłximas geraçÔes? ViolĂȘncia, drogas, corrupção, desigualdades, analfabetismo?
Com certeza nenhuma dessas opçÔes. E a arma de um povo Ă© o voto. Um voto para alcançar um nĂvel de educação que realmente promova as pessoas e transforme um paĂs.
Muitos estĂŁo participando ativamente na vida das comunidades, cada um escrevendo sua parte com sua prĂłpria histĂłria. E, conseqĂŒentemente, sendo premiado ou vitimado pela escolha que fez. Ă assim que as coisas funcionam. Um processo de escolha para a obtenção de resultados.
NĂŁo Ă© preciso reformas mirabolantes para obter resultados simples. Ă Preciso, sim, comprometimento da gestĂŁo pĂșblica para com a formação dos cidadĂŁos desde o primeiro contato com a escola.
A coletividade nĂŁo precisa dos âsĂĄbiosâ de gabinete, mas, sim, daqueles que tĂȘm e tiveram uma vida dedicada ao sistema educacional, que sĂŁo as pessoas que podem verdadeiramente aprimorĂĄ-lo para que ele atenda aos âreclamosâ do momento atual, no que diz respeito ao nĂvel heterogĂȘneo de prontidĂŁo dos alunos, hoje tĂŁo variado em meio Ă massa humana, de origem social mais diversa, que busca a educação como o Ășnico caminho viĂĄvel para a inserção social.
Ă preponderante que a educação, a polĂtica e a Ă©tica caminhem lado a lado, a fim de diminuir o cada vez mais profundo abismo social.
O ser humano, como fragmento divino, traz intrĂnseco na sua genĂ©tica, a vontade perene de ser feliz, sendo esta o prĂłprio combustĂvel de sua caminhada.
Em dado momento toma consciĂȘncia do fato de que nĂŁo pode ser feliz se todos, indistintamente, nĂŁo compartilharem da mesma felicidade. A Ă©tica Ă© uma caracterĂstica inerente a toda ação e, por esta razĂŁo, Ă© um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso Ă©tico, consciĂȘncia moral, estando constantemente avaliando e julgando suas açÔes para saber se sĂŁo boas ou mĂĄs, certas ou erradas, justas ou injustas.
Ătica Ă© algo que todos precisam ter e que precisam aprender a reconhecer nas pessoas. Muitos dizem que a tĂȘm. Poucos a cumprem Ă risca.
Que todos possam voltar Ă s aulas com um espĂrito inovador, crĂtico, consciente e participativo, para que no futuro nĂŁo seja necessĂĄrio reescrever o presente. Como dizem os italianos: Quando si Ăš in ballo, bisogna ballare (Quem vai para o baile tem de dançar).
A todos que pela primeira vez ou mais uma vez estĂŁo sentados numa sala de aula reescrevendo mais um capĂtulo de sua histĂłria, o Faculdade Mental, deseja um feliz retorno!,
(JosĂ© Geraldo, FlĂĄvio Policarpo, HermĂnio Naddeo. Editores do FM).
Na capa: EstĂĄtua viva. 2008 foi oficializado pela Unesco como o Ano Internacional do Planeta Terra. O personagem, Atlas, figura mitolĂłgica grega que Ă© representado segurando um globo.
Fonte: http://www.colegiofriburgo.com.br/blog/?tag=volta-as-aulas
Na foto acima: Estados Unidos - A fraternidade e membros da Universidade de Illinois participam de uma vigĂlia com velas por Dan Parmenter, um das cinco vĂtimas do tiroteio que ocorreu no anfiteatro do local. Um ex-aluno se vestiu de preto e atirou contra os estudantes, ferindo 18 pessoas e matando 5. Ele cometeu suicĂdio apĂłs o tiroteio. Leia mais: http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI2437299-EI8141,00.html
Fonte: Terra - 16/02/08.
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