15 ANOS, "REAL"MENTE!
A geração que nasceu dos anos 90 para cå, não se lembra, a não ser através de livros, que houve uma época no Brasil em que a inflação anual ultrapassava a casa de 3.000%. Os preços mudavam todos os dias.
Essa histĂłria começou a mudar em 1994. A Manchete da Folha de S.Paulo de 1Âș de Julho de 1994 era a seguinte: "Real começa a circular; preços disparam na virada da moeda". Havia um certo descrĂ©dito, mas nĂŁo era para ser diferente diante de tantos outros planos econĂŽmicos milagrosos que haviam sido tentados antes (Cruzado, Bresser, VerĂŁo, Collor, etc) sem sucesso.
Era o governo do presidente Itamar Franco e o entĂŁo ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso (FHC), montou uma equipe com economistas da PontifĂcia Universidade CatĂłlica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) para começar uma histĂłrica mudança na polĂtica econĂŽmica do paĂs. FHC ficou no MinistĂ©rio da Fazenda de Itamar Franco atĂ© a vĂ©spera do lançamento da nova moeda, quando foi transferido para o MinistĂ©rio das RelaçÔes Exteriores. O novo plano foi anunciado pelo Ministro da Fazenda, Rubens Ricupero.
O artigo 1Âș da Lei NÂș 9.069 (http://www.planalto.gov.br/ccivil/Leis/L9069.htm) nĂŁo deixava dĂșvidas: âA partir de 1Âș de julho de 1994, a unidade do Sistema MonetĂĄrio Nacional passa a ser o REAL (Art. 2Âș da Lei nÂș 8.880, de 27 de maio de 1994), que terĂĄ curso legal em todo o territĂłrio nacional.â
O real foi o Ășnico dos 12 planos de estabilização tentados no Brasil - se consideradas as experiĂȘncias ortodoxas do fim do regime militar - que obteve sucesso. A taxa de inflação acumulada desde que a nova moeda foi criada atĂ© hoje Ă© de 245%. Vale comparar: num Ășnico ano, o de 1993, o Ăndice ultrapassara 2.700%. Mais: a Ășltima moeda antes do real, o cruzeiro real, existiu por meros 334 dias e acumulou inflação de 3.673%.
O Plano Real foi elaborado por mentes brilhantes de uma Universidade e para que as futuras geraçÔes possam continuar vivenciando essa estabilidade econÎmica, bem como, presenciar o surgimento de outros planos para as mais diversas åreas, serå necessårio investir na Educação Brasileira, realmente.
Educação, Paz, SaĂșde e Economia a todos!
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php