UNIVERSIDADE X FACULDADE
O nome "Universidade" não pode mais ser usado ao bel-prazer, na verdade nunca foi permitido. O fato é que algumas instituiçÔes de ensino que receberam autorização oficial para atuarem como Faculdades, costumam incluir em seus nomes "Universidade", "Uni", "Un", etc. confundindo a cabeça do usuårio mor, o aluno.
Para evitar essa confusĂŁo, o MinistĂ©rio da Educação proibiu as instituiçÔes de ensino superior nĂŁo autorizadas de incluir essas expressĂ”es em seus nomes. As faculdades e instituiçÔes de ensino superior que se encaixam nesse perfil estĂŁo recebendo ofĂcio da Sesu (Secretaria de Educação Superior) que alerta para as regras que devem ser seguidas, alĂ©m das possĂveis puniçÔes para aquelas que nĂŁo as cumprirem. O ofĂcio explica que o Ășnico nome a ser utilizado pela instituição Ă© o aprovado no processo de autorização de funcionamento do MEC.
Serå que todos sabem a diferença entre uma Universidade e uma Faculdade?
A literatuna define a Universidade como uma instituição de educação superior, pesquisa e extensĂŁo, com concessĂŁo de graus acadĂȘmicos. Uma universidade provĂȘ educação tanto terciĂĄria (graduação) quanto quaternĂĄria (pĂłs-graduação). Numa definição mais abrangente, a Academia, fundada em 387 a.C. pelo filĂłsofo grego PlatĂŁo no bosque de Academos prĂłximo a Atenas, pode ser entendida como a primeira universidade. Nela os estudantes aprendiam filosofia, matemĂĄtica e ginĂĄstica.
JĂĄ a Faculdade Ă© uma das denominaçÔes adaptadas pelas universidades para as suas unidades orgĂąnicas. Cada faculdade de uma universidade estĂĄ vocacionada para uma ĂĄrea do conhecimento, eventualmente para duas ou mais ĂĄreas do conhecimento afins (por exemplo, Faculdade de Direito, Faculdade de CiĂȘncias Sociais e Humanas, Faculdade de Administração, etc.). No Brasil Ă© possĂvel tambĂ©m a faculdade ser desvinculada de uma universidade ou instituição maior - fenĂŽmeno encontrado largamente no Brasil em instituiçÔes particulares de ensino superior.
De acordo com o MEC, para ser considerada Universidade, a instituição tem que contar com oferta regular de, no mĂnimo, 12 cursos de graduação em, no mĂnimo, trĂȘs ĂĄreas de conhecimento, todos credenciados e com avaliação positiva pelo MinistĂ©rio. AlĂ©m disso, a instituição deve contar com um programa de pĂłs-graduação com, no mĂnimo, trĂȘs cursos de mestrado e um de doutorado. TambĂ©m hĂĄ exigĂȘncia de que um terço do corpo docente trabalhe em tempo integral ou com dedicação exclusiva, sendo a metade com titulação acadĂȘmica de mestrado e doutorado.
Antes de ingressar em uma instituição de ensino superior, faça uma anĂĄlise para comprovar se vocĂȘ estĂĄ realmente no caminho de seus verdadeiros anseios. NĂŁo quer dizer que uma Ă© melhor do que a outra, mas hĂĄ diferenças. De todo modo, nunca esqueça que a faculdade, bem, Ă© Faculdade Mental!!!
SaĂșde, paz, informação e educação a todos!
Fonte de pesquisa: http://www.mec.gov.br.
Foto: O brasão da USP - Universidade de São Paulo, apontada como uma das 150 melhores universidades do mundo em ranking feito pelo Instituto de Educação Superior da Universidade de Jiao Tong (Xangai, na China), uma das mais respeitadas pesquisas internacionalmente. à a Universidade brasileira mais bem colocada.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php