AULAS
Nesse ano as aulas começam antes do carnaval. Fato raro, pois como o carnaval serĂĄ em março, o inĂcio do ano letivo se darĂĄ no começo de fevereiro. Para quem costuma dizer que o ano no Brasil sĂł começa depois do carnaval, em 2011 a histĂłria estĂĄ bem diferente, pois o ano jĂĄ estĂĄ fervendo.
Pouca gente sabe como se define a data do carnaval a cada ano. Então, uma breve explicação:
â
O carnaval Ă© uma data mĂłvel. A determinação do carnaval (uma festa de origem pagĂŁ) estĂĄ ligada Ă mais importante festa cristĂŁ: a PĂĄscoa. No ConcĂlio Geral de NicĂ©ia (no ano 325), a Igreja CatĂłlica determinou que a PĂĄscoa cristĂŁ fosse celebrada no domingo seguinte Ă primeira Lua cheia apĂłs o equinĂłcio da primavera no HemisfĂ©rio Norte. (EquinĂłcio Ă© o momento em que o movimento aparente do Sol coincide com o Equador, tornando a duração do dia igual Ă da noite). E como adota-se o calendĂĄrio das civilizaçÔes do HemisfĂ©rio Norte, a data cai sempre no inĂcio do ano.
Pelo critĂ©rio adotado no ConcĂlio Geral de NicĂ©ia, a Quarta-Feira de Cinzas, data religiosa que se segue ao carnaval, acontece 46 dias antes da PĂĄscoa.
A Påscoa, pelo mesmo critério, nunca vai cair antes de 22 de março ou depois de 25 de abril. Portanto, hå anos em que o carnaval cai em março, mas jamais cairå em janeiro. Este ano, a Påscoa caiu quase no limite måximo: 24 de abril.
A Quaresma, perĂodo de 40 dias que se segue ao carnaval, tem um simbolismo muito forte. O nĂșmero 40 diz respeito aos dias de provação que Jesus passou no deserto e aos 40 anos de exĂlio do povo hebreu. TambĂ©m hĂĄ uma referĂȘncia aos 40 meses da vida pĂșblica de Jesus, em que ele pregou na Palestina.
O Sol, a Lua, a Estrela-Guia se misturam com os sĂmbolos religiosos na origem do carnaval. Note-se que a data do carnaval se situa a meio-caminho entre as duas mais importantes festas cristĂŁs, o Natal e a PĂĄscoa. O cristianismo acabou adaptando as antigas festas pagĂŁs Ă doutrina do Evangelho. As antigas festas saturnais â em homenagem a Saturno, deus da agricultura â provavelmente deram origem ao carnaval. Esse âaval Ă carneâ Ă© comemorado na Europa atĂ© hoje e se tornou a festa mais popular âdo lado de baixo do Equadorâ.
Embora seja determinado por uma festa cristĂŁ, o carnaval tem origens anteriores ao cristianismo. O carnaval pagĂŁo coincidia com o solstĂcio da primavera no hemisfĂ©rio norte, quando era simulado o casamento da deusa da Terra com o deus da Chuva.
Na Roma antiga, o Rei Momo era o anfitriĂŁo da festa dedicada ao deus Saturno. Ao final, ele era sacrificado; por isso, escolhia-se o homem mais gordo, que representava fartura e riqueza.
â
As aulas estĂŁo começando, bem antes do carnaval, mas o consolo Ă© que em pouco mais de um mĂȘs haverĂĄ um longo feriado carnavalesco. Todo paĂs precisa de uma forte combinação educacional e folclĂłrica. As festas populares contam a histĂłria de uma nação.
Educação, SaĂșde, Paz e um excelente retorno Ă s aulas para todos!
Fonte de pesquisa: http://www.gazetadopovo.com.br/.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php