BULLYING â TIRE ESSA IDEIA DA CABEĂA
VocĂȘ sabe o que Ă© âbullyingâ? Se jĂĄ sabe, esse Ă© o momento de reciclar. Se nĂŁo sabe, chegou a hora. De acordo com a prĂłpria conceituação âO termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angĂșstia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilĂbrio de poder sĂŁo as caracterĂsticas essenciais, que tornam possĂvel a intimidação da vĂtima.â
Essa prĂĄtica de violĂȘncia fĂsica ou psicolĂłgica, executada de forma individual ou em grupos, tem sido presenciada de forma assĂdua nas escolas. Os âbulliesâ (autores) escolhem suas vĂtimas como os animais escolhem suas presas, ou seja, colegas visivelmente frĂĄgeis e desprovidos de poder de reação imediata. Basta que se criem estereĂłtipos: gordo, magrelo, pobre, etc. para que a âbrincadeiraâ seja iniciada.
Recente pesquisa do Sindicato dos Professores de SĂŁo Paulo, apontou que 87% dos docentes afirmaram ter presenciado algum ato violento dentro da escola, e que 93% deles foram cometidos por alunos. Uma pesquisa feita em Portugal, com sete mil alunos, constatou que um em cada cinco alunos jĂĄ foi vĂtima de bullying. Nas escolas espanholas, o nĂvel de incidĂȘncia de bullying jĂĄ chega a 20% entre os alunos. Na GrĂŁ-Bretanha, 37% dos alunos de escolas britĂąnicas admitiram, em pesquisa, que sofrem atos de violĂȘncia pelo menos uma vez por semana.
O âbullyingâ estĂĄ presente em escolas, colĂ©gios, faculdades e universidades. Entre os exemplos de bullying estĂŁo a humilhação, como a colocação de apelidos pejorativos e a grafitagem com expressĂ”es depreciativas, atos de discriminação racial ou da origem social dos alunos. E hĂĄ ainda o âcyberbullyingâ, que Ă© a inserção de mensagens ofensivas em comunidades de relacionamento virtual, como blogs e Orkurt.
O assunto Ă© muito sĂ©rio, pois envolve dois agentes perigosĂssimos. Um Ă© o agente agressor que demonstra total falta de escrĂșpulos, com tendĂȘncia a se tornar um perigo constante para a sociedade, se sentindo normalmente muito mais poderoso do que realmente Ă©. O outro Ă© a vĂtima, geralmente pessoas tĂmidas, com caracterĂsticas fĂsicas marcantes e que nĂŁo costumam reagir Ă humilhação sofrida. Ao guardar toda a mĂĄgoa, tende Ă depressĂŁo. Estudos comprovam que alguns dos massacres ocorridos nos Estados Unidos, tambĂ©m na Europa, em escolas e universidades, se deram por vĂtimas de âbullyingâ, que ao serem massacrados moralmente, se vingam e se transformam em agressores para reproduzir a violĂȘncia sofrida. Normalmente, acaba em suicĂdio. HĂĄ casos em que a vingança nĂŁo ocorre, somente o suicĂdio.
Todos os agentes educacionais precisam estar atentos para a presença do âbullyingâ nos estabelecimentos de ensino. Tanto agressores quanto vĂtimas precisam de orientaçÔes claras e precisas, alĂ©m de acompanhamento psicolĂłgico. Os pais precisam estar envolvidos tambĂ©m e promoverem açÔes concretas, com a devida seriedade que o tema necessita. AtravĂ©s da percepção, ação e educação, serĂĄ possĂvel detectar esses atos de violĂȘncia, orientando e explicando o quanto nocivo Ă© a agressĂŁo, a submissĂŁo e a passividade. Agora que vocĂȘ jĂĄ sabe o que Ă© âbullyingâ, assuma sua responsabilidade perante a sociedade e tire essa idĂ©ia da cabeça. Ao perceber o âbullyingâ nĂŁo se recolha, nĂŁo se intimide e nĂŁo fique calado. Somente com a identificação desses atos, o mais cedo, um mundo melhor serĂĄ possĂvel, com verdadeiros cidadĂŁos.
Educação, Paz e SaĂșde a todos!
Obs.: Existem sites especĂficos em portuguĂȘs (http://www.bullying.com.br/) e em inglĂȘs (http://www.bullying.org/; http://www.bullying.co.uk/).
Fotos acima/capa:
Fonte: http://www.teclasap.com.br/blog/2009/04/06/o-que-significa-bullying/
Fonte: http://www.ipanema.notredame.org.br/FlyXpress/news.php?f_id_news=293
Veja também:
http://veja.abril.com.br/especiais_online/bullying/index.shtml
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php