FELIZ PAZ...COA! FICĂĂO DA VIDA REAL!
Os editoriais do Faculdade Mental sempre tĂȘm foco na vida real, mas nessa semana nĂŁo, estĂĄ praticamente todo focado na ficção, Ă s vezes com alguma pitada de vida real, facilmente identificada.
Imagine a cena de um grupo de amigos bebendo uma(s) cerveja(s) numa sexta-feira depois do trabalho em uma dessas cidades do mundo, quando um jovem maduro comenta: âOnde esse mundo vai parar com essa violĂȘncia toda? â, e continua âHĂĄ dois anos meu filho mais velho, na Ă©poca com 15 anos, foi a um show num bairro nobre da cidade e foi cercado por jovens (nem tĂŁo maduros) que nĂŁo satisfeitos com a arrecadação feita, ainda o agrediram, o jogaram no chĂŁo, o chutaram...â uma âbicadinhaâ na cerveja e âMinha mulher e eu fomos correndo ao local levar outro par de tĂȘnis para que ele pudesse assistir ao showâ. Uma âbocadinhaâ no tira-gosto e a ficção continua âAgora, semana passada, meu filho mais novo (13 anos â dĂĄ pra entender agora porque esse pai Ă© um âjovem maduroâ) em plena luz do dia, em frente Ă escola, foi gentilmente abordado por novos jovens (um pouco mais maduros) que tambĂ©m nĂŁo satisfeitos com a arrecadação feita, ainda o agrediram, o jogaram no chĂŁo, o chutaramâ. Conjugando âbicadinhaâ com âbocadinhaâ complementou âGraças a Deus, foi sĂł isso e nĂŁo aconteceu coisa piorâ.
Para localizar melhor o leitor nessa obra de ficção, o paĂs dessa obra tem nome de uma ĂĄrvore, a cidade imaginĂĄria em questĂŁo tem belos horizontes, o show de dois anos atrĂĄs ocorreu em um estĂĄdio de gente grande (sĂł como exemplo: aumentativo de âmineiroâ) e o episĂłdio na escola, num bairro que jĂĄ foi local de muito âbarroâ. Um absurdo, nĂ©? VocĂȘ deve atĂ© estar se questionando: âAinda bem que Ă© uma ficçãoâ.
Conta uma lenda nesse paĂs que os polĂticos nunca quiseram um investimento em massa na educação, pois o povo ficaria mais crĂtico, mais educado (obviamente) e passaria a pensar mais na hora das eleiçÔes. Realmente, ainda bem que Ă© uma ficção, pois caso contrĂĄrio, esses mesmos polĂticos jamais poderiam ter filhos, jamais poderiam escrever âeditoriaisâ sobre a vida real, jamais poderiam âfazer direitoâ, jamais poderiam ter certeza de que âfalou, tĂĄ faladoâ, jamais poderiam âpensarâ nas âturmasâ de cidadĂŁos com seriedade. EntĂŁo, viveriam num eterno âcantinho do humorâ, rodeados de âcanalhasâ e, seriam sempre âmanchetes da semanaâ e jamais poderiam visualizar âformandos & formadosâ. A ficção extrapolaria para um eterno âa jente herramosâ e os âcolunistasâ dessa ficção sĂł pensariam em coisas ârapidinhasâ e em âfutebol showâ. Na era âdigitalâ, sĂł haveria ficção, como âMarilene Carolinaâ, por exemplo.
Ficção Ă© realmente uma coisa fantĂĄstica, pois jovens maduros podem viajar no pensamento e imaginar problemas que jamais poderiam acontecer. Ă de duvidar que uma histĂłria como essa jĂĄ tenha acontecido com vocĂȘ, leitor, ou com algum ente prĂłximo de vocĂȘ. A educação sempre foi a prioridade no Brasil, nĂŁo Ă© mesmo? A histĂłria do jovem maduro, aqui relatada, Ă© pura ficção, nĂŁo Ă© mesmo? Jovens (nem tĂŁo maduros ou um pouco mais maduros) aqui citados, nĂŁo passam de ilusĂ”es ou imaginação, nĂŁo Ă© mesmo?
Voltando a vida real, ainda bem que Ă© PĂĄscoa e as pessoas ficam muito mais sensĂveis nessa Ă©poca, assim como no Natal. Nessa semana, muitos ficaram preocupados com o vinho branco e o peixe da Sexta-Feira Santa e, com o churrasco e os chocolates do domingo de PĂĄscoa. Todos se abraçaram e desejaram ao cĂrculo de convivĂȘncia: Feliz PĂĄscoa!. Muitos se esqueceram da desigualdade social, da violĂȘncia, da falta de educação, etc. Todos estĂŁo certos, pois afinal, Ă© bom viver numa ficção, mas nunca se esqueça: VocĂȘ nĂŁo Ă© responsĂĄvel por tudo isso que estĂĄ aĂ, somente co-responsĂĄvel.
O Faculdade Mental deseja a todos uma Feliz PĂĄscoa!
Obs.: Esse texto Ă© uma ficção (escrito por editores de ficção âCara, Carinha e Canalhaâ), apesar de qualquer semelhança com a vida real ââânĂŁoâââ ser mera coincidĂȘncia...
Imagem: Espaço - Concepção artĂstica mostra piscinas de hodrocarbonetos na superfĂcie da lua Titan, de Saturno. A partir de observaçÔes feitas pela sonda Cassini, os cientistas identificaram um oceano de ĂĄgua e amĂŽnia abaixo da superfĂcie da lua.
English:
http://www.shanghaidaily.com/sp/article/2008/200803/20080321/article_352993.htm
Leia mais:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2696809-EI302,00.html
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php