"PRESENTE" DE NATAL
Papai Noel chegou e com ele um "Presente" de Natal para a Educação do Brasil.
O paĂs segue entre os piores colocados em ranking internacional de ensino, com a 53ÂȘ colocação entre 65 paĂses no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa - http://www.inep.gov.br/internacional/pisa/), elaborado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento EconĂŽmico (OCDE - http://www.oecd.org/).
O raking considera estudandes de 1993 com matrĂcula em qualquer sĂ©rie a partir da 7ÂȘ sĂ©rie (8Âș ano) do ensino fundamental, com divulgação de trĂȘs em trĂȘs anos. Ano passado foram avaliados 470 mil estudantes, dentre os quais, 20 mil brasileiros, checando conhecimentos de leitura, matemĂĄtica e ciĂȘncias. Com a mĂ©dia geral de 401 pontos (mĂ©dia da OCDE = 496 pontos), o Brasil ficou atrĂĄs de paĂses como BulgĂĄria, RomĂȘnia e os latino-americanos MĂ©xico, Chile e Uruguai. Fica Ă frente apenas da ColĂŽmbia, CazaquistĂŁo, Argentina, TunĂsia, AzerbaijĂŁo, IndonĂ©sia, AlbĂąnia, Catar, PanamĂĄ, Peru e QuirguistĂŁo. Os cinco melhores colocados sĂŁo China (Xangai)a, com 577 pontos, Hong Kong, com 546, FinlĂąndia e Cingapura, com 543, e Coreia do Sul, com 541.
NĂŁo hĂĄ dĂșvidas que esses dados sĂŁo um reflexo de anos e anos de descaso pĂșblico para com a Educação brasileira. Muito se tem falado sobre investimentos nessa ĂĄrea nos Ășltimos 20 anos, mas pouco se tem feito. Muitas sĂŁo as promessas nas campanhas eleitorais, mas sĂŁo poucas as realizaçÔes. A grande preocupação Ă© que nĂŁo se consegue visualizar ideias consistentes. As famĂlias que tĂȘm o mĂnimo de condição financeira nĂŁo pensam duas vezes e colocam seus filhos nas escolas particulares, por pura falta de confiança na rede pĂșblica de ensino. O problema Ă© que a grande maioria nĂŁo tem essa condição e quande se pensa que quem faz o futuro de um paĂs Ă© a maioria, o clima Ă© desolador.
Parece que os polĂticos querem ser inovadores, achando soluçÔes inĂ©ditas. SĂŁo tantas comitivas inĂșteis, jogando no lixo o dinheiro do povo. Uma comitiva produtiva poderia ser formada por educadores sĂ©rios e visitar os cinco paĂses melhores colocados nesse ranking na tentativa de extrair o que cada um tem de melhor e mais adaptado Ă realidade nacional.
Entretanto, o alicerce para a boa educação passa por professores mais preparados, mais valorizados e muito bem remunerados. Esse Ă© um dos maiores entraves, pois as autoridades sĂł pensam em construir escolas, dar comida para os estudantes e dinheiro para as famĂlias. Pensar em educação de qualidade Ă© muito difĂcil, pois nĂŁo aparece no curto prazo, ou seja, para as prĂłximas eleiçÔes.
Enquanto não se mudar esses conceitos, por muitos e muitos anos a Educação do Brasil continuarå recebendo do Papai Noel esse tipo de "Presente" de Natal, que se aproxima muito mais de um presente de grego.
Educação, Paz, SaĂșde e reflexĂŁo sobre Educação Ă todos!
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php