CAIPIRINHA DE SAQUĂ
HĂĄ 100 anos, mais precisamente no dia 18 de junho de 1908, chegava ao porto de Santos o navio Kasato-Maru com os primeiros imigrantes japoneses. Era o inĂcio do contato de um paĂs novo com uma cultura milenar. Com o passar do tempo, vieram muitos, muitos e muitos japoneses, da terra do sol nascente para o Brasil.
InegĂĄvel a contribuição desse povo em diversas ĂĄreas, como: agricultura, produção de borracha na AmazĂŽnia, plantação de pimenta no ParĂĄ, produção cafeeira em SĂŁo Paulo e no ParanĂĄ, produção de soja no Cerrado (O povo japonĂȘs fez do Cerrado, uma terra que era considerada improdutiva, um grande produtor de soja), etc. Começava tambĂ©m a ser difundida a cultura e a culinĂĄria japonesas. Os brasileiros começavam a aprender com os nipĂŽnicos a cultura da disciplina e a valorização do trabalho.
O tempo foi passando e foram nascendo os filhos dos imigrantes japoneses (dos Isseis â japoneses de primeira geração, nascidos no JapĂŁo). Surgiram os Nisseis (filhos de japoneses), Sanseis (netos de japoneses) e os Yonseis (bisnetos de japoneses) e, com esses ânovosâ brasileiros, um povo atĂ© entĂŁo fechado entre si, passava a se relacionar de forma mais aberta como os brasileiros de origem, um povo miscigenado por natureza.
Atualmente Ă© comum observar brasileiros apreciando sushi e sashimi com saquĂȘ, praticando artes marciais japonesas e jogando baseball, bem como, japoneses saboreando feijoada com cachaça, praticando capoeira e jogando futebol.
O Brasil abriga a maior comunidade japonesa fora do JapĂŁo e jĂĄ sĂŁo mais de 300 mil brasileiros trabalhando no JapĂŁo.
O centenĂĄrio da imigração japonesa merece uma comemoração Ămpar, devido a grande importĂąncia desse relacionamento de culturas tĂŁo distintas que foi amadurecendo ao longo dos anos, permitindo essa mistura de raças, criatividade e inteligĂȘncias. Um brinde com caipirinha de saquĂȘ!
Mascotes da Imigração: Tikara e Keika sĂŁo criaçÔes de MaurĂcio de Sousa (criador do Turma da MĂŽnica), homenageando os imigrantes japoneses com dois mascotes criados exclusivamente para as comemoraçÔes dos 100 anos da Imigração. âTIKARAâ significa força, vigor e energia, representando a força que os imigrantes japoneses reuniram na jornada para chegar ao Brasil, paĂs de cultura e costumes totalmente diferentes, estabelecendo-se com sucesso.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php