O BOM VELHINHO
Curso UniversitĂĄrio para Papai Noel? Existem paĂses que podem se dar ao luxo em se preocupar na criação de Universidades para Papai Noel, pois encontram-se muito avançados no quesito "qualidade x acesso" Ă Universidade.
Com base nos Ășltimos rankings de paĂses, como por exemplo, ranking internacional de ensino - Programa Internacional de Avaliação de Alunos e ranking das melhores Universidades - Times Higher Education (THE), o Brasil figura entre os piores.
Um povo sem Educação vota em Tiriricas, jogadores de futebol e artistas. Um povo com Educação pode atĂ© votar em palhaços, atletas e celebridades, mas nĂŁo simplesmente pensando em palhaços, atletas e celebridades, e sim, com base em suas propostas. Como diria Arnold Toynbee, famoso economista inglĂȘs do sĂ©culo 19: " O maior castigo para aqueles que nĂŁo se interessam por polĂtica, Ă© que serĂŁo governados pelos que se interessam."
Um povo sem Educação aceita, praticamente calado, mensalĂ”es, caravanas da alegria, denĂșncias de corrupção, etc. Um povo com Educação nĂŁo aceita quaisquer mudanças repentinas que afetem seus direitos, desvios de comportamento e escandalos financeiros. Esse povo, que Ă© educado, pĂĄra um paĂs, reinvidica, cobra e exige seus direitos.
NĂŁo existe milagre. NĂŁo se muda uma situação caĂłtica da noite para o dia. NĂŁo adianta pedir apenas por uma Educação melhor. Ă preciso pedir por polĂticos e governantes melhores. Essa Ășltima, sĂł depende do povo e cabe aos veĂculos de comunicação, uma divulgação ampla e contĂnua.
Na verdade, o que o paĂs precisa Ă© escrever uma "cartinha" para o Bom Velhinho pedindo para que as mentes dos governantes e polĂticos sejam iluminadas com uma receita de melhoria progressiva para a Educação Nacional.
AĂ sim, quem sabe um dia, o Brasil poderĂĄ contar com uma Universidade para Papai Noel.
Educação, SaĂșde, Paz e Feliz Natal Ă todos!
"A educação nos faz enxergar com outros olhos o que acontece Ă nossa volta e nos ajuda a sair da resignação mortal para o desejo de que as coisas melhores. A gente pode ser mais gente. A gente precisa, com urgĂȘncia, de verdade, que a educação seja prioridade de todos para todos, nesta nossa terra".
Lya Luft - Fonte: Veja - Edição 2196.
Imagens - Fonte:
http://www.realsantas.com/
http://www.findasanta.com/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php