DIA UNIVERSAL DA LIBERDADE
O dia em que o povo francĂȘs se rebelou, em 1789: a Tomada da Bastilha, espoleta da Revolução Francesa. Ăpoca de nobreza e clero privilegiados, isentos de impostos. Na fortaleza-prisĂŁo da Bastilha, os reis jogavam qualquer pessoa sem julgamento. O lema liberdade, igualdade, fraternidade corre mundo atĂ© hoje. Influenciou idĂ©ias republicanas.
O dia 14 de julho foi feriado na França, o principal feriado nacional francĂȘs. Neste dia sĂŁo condecoradas vĂĄrias pessoas com a medalha de "Chevalier de la LĂ©gion D'Honneur", a maior condecoração do Estado francĂȘs. Neste ano a AssemblĂ©ia Nacional Francesa escolheu, para uma das condecoradas, considerando o dia da " Liberdade", Ingrid Bettencout quem conhece muito bem o sentido desta palavra. ParabĂ©ns ao povo francĂȘs!
No Brasil, a palavra liberdade estĂĄ cada vez mais ameaçada de ficar tĂŁo somente trancafiada em dicionĂĄrios. A cada dia a população brasileira fica mais amedrontada, exercendo seu direito de liberdade em verdadeiras prisĂ”es domiciliares. Quando sai Ă s ruas, estĂĄ sempre correndo grandes riscos de participar de fortes emoçÔes, como por exemplo, ser confundida com bandidos. O povo tem medo dos polĂticos, da polĂcia, dos governantes e atĂ© mesmo dos marginais.
Somente com uma ampla reforma educacional nesse paĂs, quem sabe um dia o povo brasileiro poderĂĄ se rebelar contra essa situação "carcerĂĄria" e fazer uso verdadeiro do termo "liberdade".
Paz, saĂșde, liberdade e educação Ă todos!
Imagem: A Liberdade Guiando o Povo, por EugĂšne Delacroix.
"NĂŁo tenha medo de crescer lentamente, tenha medo, apenas, de ficar parado". (ProvĂ©rbio chinĂȘs).
"A coragem Ă© a primeira qualidade humana, pois garante todas as outras". (AristĂłteles).
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php