A PAZ Ă FRUTO DA JUSTIĂA
O tema da Campanha da Fraternidade desse ano Ă© âFraternidade e Segurança PĂșblicaâ com o Lema âA Paz Ă© fruto da justiçaâ.
No momento em que se adentra a Semana Santa, uma das datas mais importantes do calendĂĄrio religioso mundial, seja vocĂȘ religioso ou nĂŁo, se vocĂȘ come peixe na Sexta-Feira Santa ou nĂŁo, se vocĂȘ malha o Judas no SĂĄbado de Aleluia ou nĂŁo, todos ficam mais sensĂveis Ă s questĂ”es relacionadas com a Paz. SĂŁo diversas atividades, missas, procissĂ”es, filmes na TV, encenaçÔes ao ar livre que todos passam a refletir automaticamente sobre o momento de violĂȘncia do mundo.
ViolĂȘncia que vem do passado, como o 31 de março, pois foi nessa data em 1964 que foi realizado o âGolpe Militarâ, traduzido de forma propicia por Darcy Ribeiro: âO dano maior que nos fez a ditadura militar, perseguindo, torturando e assassinando os jovens mais ardentemente combativos da Ășltima geração, foi difundir o medo, promover a indiferença e a apatia. Aquilo de que o Brasil mais necessita, hoje, Ă© de uma juventude que se encha de indignação contra tanta dor e tanta misĂ©ria. Uma juventude que nĂŁo abdique de sua missĂŁo polĂtica de cidadĂŁos responsĂĄveis pelo destino do Brasil, porque sua ausĂȘncia Ă© imediatamente ocupada pela canalha." Somente a lembrança da data dita, jĂĄ Ă© por si sĂł dura e cruel. SĂŁo liçÔes do passado.
ViolĂȘncia que se firma no presente. Mais casos de violĂȘncia em salas de aulas brasileiras, em Salvador, SĂŁo Paulo, Rio, etc. Como diz Ruy Castro, a escola tornou-se uma extensĂŁo da rua. A cadeia logĂstica da violĂȘncia se espalha por todos os cantos, da favela aos bairros mais nobres de cada cidade. E o que o Congresso Nacional tem feito com o povo brasileiro? Ă ou nĂŁo Ă© violĂȘncia?
ViolĂȘncia que vem da religiosidade com o Papa Bento XVI dizendo em sua primeira visita a Ăfrica, que o uso dos preservativos nĂŁo Ă© a melhor resposta na luta contra o HIV-Sida. SĂŁo cerca de 22 milhĂ”es de pessoas estĂŁo infectadas com o vĂrus HIV na Ăfrica Sub-sahariana, segundo dados das NaçÔes Unidas. Estes nĂșmeros representam dois terços dos infectados a nĂvel mundial. Com base nesses dados, a declaração do Papa Ă© muito mais que um simples ato de violĂȘncia verbal ao ser humano.
A violĂȘncia pode ser expressa de diversas formas e com diferentes intençÔes. O mundo clama por Paz, mas de nada adianta campanhas da Fraternidade com temas e lemas inteligentes e atuais, se a mentalidade de todos realmente nĂŁo estiver voltada para o respeito ao Ser Humano, pois a Paz Ă© fruto da justiça.
Educação, Paz, SaĂșde e excelente Semana Santa Ă todos!
Fonte de pesquisa:
http://www.cpdoc.fgv.br/nav_fatos_imagens/htm/fatos/golpe64.htm
http://www.unificado.com.br/calendario/03/golpe64
http://www.cnbb.org.br/ns/modules/mastop_publish/?tac=623
Imagem: SIMBOLO DA PAZ CRIADO POR GERALD HOLTOM
English:
http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/magazine/7292252.stm
Este sĂmbolo começou a vida como o emblema do movimento anti-nuclear britĂąnico, e tornou-se o sĂmbolo internacional da paz. Foi criado pelo designer Gerald Holtom que buscava criar uma imagem para banir a bomba atĂŽmica.
Sua primeira aparição pĂșblica foi hĂĄ aproximadamente 50 anos, numa fria Sexta-feira Santa, na Ă©poca da Guerra Fria, em Londres.
Sua idĂ©ia foi utilizar o alfabeto do Sistema de SemĂĄforas â usando o N de nuclear, o D de desarmamento e colocando-os dentro de um cĂrculo simbolizando a Terra.
Na Ă©poca ele explicou que era para lembrar um ser humano em desespero, com os braços para baixo. Mas posteriormente lamentou essa conotação, pois achava que a Paz Ă© algo para ser celebrado. Ele teria preferido o sĂmbolo do U, bandeiras para cima, para lembrar o U de unilateral (desarmamento unilateral).
Fonte: http://consiliencia.blogspot.com/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php