ROBOMANIA SOCORRISTA
PROCURA-SE ROBĂ PARA TRABALHOS SUJOS
English:
http://www.nytimes.com/2012/04/10/science/pentagon-contest-to-develop-robots-to-work-in-disaster-areas.html?ref=johnmarkoff#
Meka Robotics - http://mekabot.com/
Darpa - http://www.darpa.mil/
Em caso de novo desastre em uma usina nuclear, os socorristas podem nĂŁo ser humanos, mas sim robĂŽs.
O PentĂĄgono anunciou no inĂcio de abril uma competição para projetar robĂŽs especializados no trabalho em zonas de desastre. O prĂȘmio: US$ 2 milhĂ”es.
Fabricantes de robĂŽs, amadores e profissionais, estĂŁo fervilhando de ideias. "Analogias com animais como aranhas, macacos, ursos, cangurus e cabras sĂŁo inspiraçÔes Ășteis ao considerar as partes do desafio", disse Aaron Edsinger, fundador da Meka Robotics, em San Francisco.
A AgĂȘncia de Pesquisa e Planejamento Avançados da Defesa lista oito tarefas que o robĂŽ deverĂĄ cumprir -entre elas, dirigir um veĂculo atĂ© um local de desastre simulado, remover escombros, subir uma escada, usar uma ferramenta para arrebentar uma parede de concreto e substituir peças quebradas, como uma bomba de refrigeração.
Edsinger disse que o desafio seria integrĂĄ-los numa sĂł missĂŁo. "Eu sinto que jĂĄ temos sistemas capazes de realizar cada tarefa individual", afirmou.
A ideia para o concurso veio do desastre nuclear de 2011 em Fukushima, no JapĂŁo, disse Gill Pratt, gerente de programa na agĂȘncia. "Durante as primeiras 24 horas", acrescentou, "havia coisas que deveriam ter sido feitas, mas nĂŁo foram porque era muito perigoso para as pessoas."
Equipes corporativas e universitĂĄrias vĂŁo apresentar seus robĂŽs em concorrĂȘncias previstas para 2013 e 2015.
A disputa ilustra o progresso no campo dos sistemas autÎnomos com aplicaçÔes militares, industriais e domésticas. Os pesquisadores da robótica dizem que tais avanços decorrem em grande parte da queda no custo dos sensores e de avanços tecnológicos que permitem que os robÎs se desloquem em ambientes não planejados.
Jå hå vårios robÎs humanoides ambiciosos, a Asimo, da Honda, funciona por uma hora com bateria e corre a até 9,6 km/h.
Os funcionĂĄrios da agĂȘncia dizem que esperam participação internacional. Uma proposta semelhante foi feita em novembro por Hirochika Inoue, pai do desenvolvimento de robĂŽs humanoides no JapĂŁo.
Apesar do significativo investimento do JapĂŁo em robĂłtica, ele observou que o paĂs nĂŁo teve robĂŽs capazes de substituir completamente os humanos no desastre de Fukushima. "NĂŁo havĂamos nos preparado", disse ele por e-mail.
A General Motors e a Boston Dynamics, um pequeno laboratĂłrio de pesquisas financiado pelos militares, desenvolveu robĂŽs humanoides. O Robonaut2, da GM, estĂĄ na Estação Espacial Internacional. A Boston Dynamics, que tem um robĂŽ de transporte e um robĂŽ corredor quadrĂșpede, fez um humanoide chamado Atlas.
A agĂȘncia irĂĄ distribuir uma plataforma de teste de hardware com cabeça, tronco, braços e pernas para auxiliar as equipes concorrentes e oferecerĂĄ um software de simulação para permitir a mais ampla participação possĂvel.
"Estamos esticando a abertura ao mĂĄximo que podemos", disse Pratt.
Por John Markoff - Fonte: Folha de S.Paulo - 23/04/12.
Reportagem original em inglĂȘs:
http://www.nytimes.com/2012/04/10/science/pentagon-contest-to-develop-robots-to-work-in-disaster-areas.html?ref=johnmarkoff#
Meka Robotics - http://mekabot.com/
Darpa - http://www.darpa.mil/
BLOG DO DEMĂSTENES
Desambiguação
O futebol, o Pepeu Gomes e a Baby do Brasil sĂŁo prĂłdigos em nos apresentar nomes que desafiam os ouvidos. Ă realmente tentador fazer graça com nomes inventados, mas considero muito pior a mania de homenagear as grandes personalidades do passado. Por um simples motivo: nĂŁo hĂĄ como prever se o rebento honrarĂĄ o nome que recebeu. Nunca figurei entre os mais conhecidos pensadores, filĂłsofos e polĂticos gregos. Portanto, o primeiro e Ășnico DemĂłstenes que a população brasileira conhece Ă© o amigo do Carlos Cachoeira. Ă como se as pessoas identificassem o Beethoven como aquele cĂŁo sĂŁo-bernardo e ignorassem o compositor clĂĄssico. Leia o post completo aqui: http://blogsdoalem.com.br/demostenes/.
Vitor Knijnik - Blogs do Além (http://www.blogsdoalem.com.br/) - Fonte: Carta Capital (http://www.cartacapital.com.br/) - 21/04/12.
MĂSICA - SESC LANĂA UM PORTAL DE PARTITURAS COM 300 OBRAS DE BRASILEIROS
EstĂĄ no ar a biblioteca virtual do portal Sesc Partituras (www.sesc.com.br/sescpartituras), que reĂșne cerca de 300 obras de artistas brasileiros contemporĂąneos e do perĂodo colonial.
Ă possĂvel fazer "downloads" gratuitos de composiçÔes consagradas de Francisco Mignone (1897-1986), Glauco VelĂĄsquez (1884-1914) e Guerra-Peixe (1914-1993), entre outros.
A mĂșsica popular Ă© representada por Adelmo Arcoverde, Fernando Cerqueira e JoĂŁo Rodrigues de Jesus. Novos compositores, como Alexandre Schubert e JosĂ© Orlando, tambĂ©m tĂȘm espaço.
O portal faz ainda a mediação com os representantes das obras para os interessados em gravar as composiçÔes.
Fonte: Folha de S.Paulo - 26/04/12.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php