ROBOMANIA LITERÁRIA
ROBOT APT BOOKSCAN 2400RA
English/Video:
http://www.kirtas.com/index.php?option=com_content&view=article&id=7&Itemid=40
http://www.kirtas.com/
Um leitor incansável. Um robô vai digitalizar, até 2012, 100 mil livros da coleção de José Mindlin e da Universidade de São Paulo.
Em meio aos quase 100 mil títulos da biblioteca do empresário e colecionador José Mindlin está um trabalhador acuado. Envolvido pela maior coleção particular do País, segura cuidadosamente um livro. Lê, escaneia e vira página por página, com delicadeza e rapidez. Há quase dois meses repete incansavelmente a rotina. Por suas mãos já passaram exemplares raros, originais de Machado de Assis, José de Alencar e Joaquim Manoel de Macedo. Sermões do Padre Antônio Vieira ou gravuras de Jean-Baptiste Debret. Edições raríssimas, todas fora de catálogo ou praticamente inéditas no País, reunidas por José Mindlin desde os 13 anos de idade.
Tamanho cuidado e precisão são necessários. O trabalho delicado é o passo inicial para a realização do projeto de digitalização da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, acervo de quase 17 mil títulos que pertencia ao bibliófilo e foi doado à Universidade de São Paulo em 2006. Esta pequena, porém suntuosa, parte de seus livros, antes restrita, ganha lugar na internet a partir da semana que vem. O trabalhador citado anteriormente, responsável pela transferência das obras para o computador, é um robô de Nova York.
Inédito na América Latina, o Kirtas APT 2.400 BookScan custa cerca de 220 mil dólares e foi uma aposta da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp), que doou o equipamento à universidade e trabalha em parceria com ela. Especializado em digitalização de livros encadernados, o scanner robotizado é capaz de ler 2.400 páginas por hora. Um livro de 300 páginas, por exemplo, pode ser transferido para um computador em meros oito minutos.
Uma vez digitalizado, o conteúdo do livro é acessado pela equipe de pesquisadores e operadores da USP por meio de soft-wares livres e customizados. O grupo organiza o material para disponibilização on-line em uma página com acesso irrestrito. Assim, mapas, manuscritos, gravuras e textos antigos passam a ser propriedade não só da universidade, mas de quem quiser, gratuitamente, em casa, imprimir, copiar ou consultar os arquivos. Selecionar, recortar e buscar palavras em textos, da maneira que lhe for apropriada. Sem pagamentos ou senhas, o acesso a obras de domínio público que, normalmente, pouco são tocadas nas prateleiras das bibliotecas tradicionais, torna-se universal.
O projeto é grandioso e pretende atingir não só a Brasiliana de Mindlin, mas outras bibliotecas da universidade, como as dos cursos de Direito e Filosofia. A fase atual é de experimentação. A partir dessa semana, já está disponibilizada uma pequena amostra, cerca de 5 mil títulos, do que poderá ser um dos maiores acervos on-line do mundo. O endereço digital (http://www.brasiliana.usp.br/) foi lançado durante o Seminário Mindlin 2009, que aconteceu entre os dias 16 e 18 de junho no Museu de Arte de São Paulo. Entre os convidados esteve Beatriz Haspo, responsável pela divisão de coleções, acesso e empréstimo da exemplar e monumental Biblioteca do Congresso americano. Jean- Claude Guedón, professor da Universidade de Montreal, no Canadá, falou sobre as políticas de digitalização, assunto no qual é considerado uma autoridade.
Coordenada pelos historiadores e professores da USP István Jancsó e Pedro Puntoni, a Brasiliana Digital tem a ambição de se equiparar aos grandes acervos mundiais. “Esta revolução tecnológica, a digitalização robotizada, tem permitido um ganho de velocidade de processamento. A técnica está por trás dos grandes projetos internacionais, como o Google Books”, diz o professor Puntoni, citando o bem-sucedido modelo de acervo on-line gratuito pertencente ao maior site de buscas do mundo.
“A ideia do projeto é tornar a vida do usuá-rio mais fácil. Esta versão é um teste, mas queremos receber os comentários e aperfeiçoá-la, deixá-la mais estável. A inclusão digital não pode servir só para navegar no Orkut”, afirma Puntoni, diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. A fase piloto, que se estende até 2010, pretende disponibilizar cerca de 10 mil títulos.
A importância do empreendimento vai além da pesquisa. O conteúdo deve ser entendido como instrumento para fortalecer a educação nacional, já que pode auxiliar na produção de material didático para todos os níveis escolares. Serve ao nível fundamental da mesma maneira que pode auxiliar as análises avançadas na área de humanidades. “É um acervo em crescimento, estendido a todos os que tiverem interesse e conexão”, diz o professor Jancsó.
A consulta irrestrita via web a material bibliográfico tão vasto ajuda, sobretudo, a manter duas funções fundamentais de um acervo, o acesso da população ao conteúdo e a preservação histórica. Ironicamente, essas funções tendem a se chocar. Como permitir o manuseio de conteú-do tão raro e ao mesmo tempo conservá-lo em perfeitas condições? Muitas vezes, por se preocuparem mais com a segunda função, bibliotecas restringem o acesso a preciosidades. Um toque descuidado, um pedaço amassado ou um risco sobre o papel podem destruir peças de valor cultural e financeiro altíssimo.
Assim como obras de arte, muitos livros conservados ao longo dos anos se transformam em objetos para ser vistos, não tocados. A tecnologia, que reproduz o livro em fac-símile virtual, anulará esse impedimento. “Em termos de solução técnica, é o que há de mais moderno. Queremos chegar em 2012 com 100 mil objetos digitais de toda a universidade”, almeja o professor Jancsó.
A casa de Mindlin é, contudo, uma estada temporária para o equipamento. Já está em fase de construção, dentro do campus da USP, o prédio que abrigará a coleção, também de acesso irrestrito. O projeto, assinado pelo neto de Mindlin, Rodrigo Loeb, foi pensado para abrigar os 17 mil títulos em três grandes andares cir-culares. Destaque de protagonista à coleção. Laboratórios e centros de pesquisa voltados à área de preservação também devem ser instalados ali. Formarão a nova moradia do trabalhador robô, que deixará a biblioteca pessoal de Mindlin.
O bibliófilo de 94 anos maravilhou-se com a tecnologia no centro de sua sala. “Realmente, não tinha pensado que chegaria a esse ponto”, diz. “O que está sendo feito aqui é só o começo de um processo bastante longo e interessante. Mas duvido que, na idade em que estou, possa ver o projeto concluído.”
Se plenamente concretizada, a Brasiliana Digital poderá ser modelo de uma futura estrutura nacional, que interligue instituições públicas e privadas. Além de dar ao Brasil posição de destaque no meio, resgatará aos brasileiros parte da história da literatura que pode não estar esquecida, mas, por certo, muito longe da acessibilidade. Por Camila Alam - Fonte: Carta Capital - Edição 550.
Veja o vídeo:
http://www.kirtas.com/index.php?option=com_content&view=article&id=7&Itemid=40
http://www.kirtas.com/
José Mindlin - http://www.terra.com.br/istoe/biblioteca/brasileiro/empreendedor/emp14.htm
Biblioteca Brasiliana - http://www.brasiliana.usp.br/
Fapesp - http://www.fapesp.br/
Museu de Arte de São Paulo - http://masp.uol.com.br/
Biblioteca do Congresso americano - http://www.loc.gov/index.html
Universidade de Montreal - http://www.umontreal.ca/
DOE SANGUE
Os Bancos de Sangue dos hospitais brasileiros estão sempre com estoques reduzidos. As pessoas costumam pensar em doar sangue somente quando algum conhecido tem uma cirurgia e precisa de doadores. Não tirar essa ideia da cabeça, já é uma grande ação. Doe sangue.
Fique informado: http://www.huav.com.br/sangue.htm
A PIOR PROFISSÃO DO MUNDO
Confira o vídeo: http://www.casttv.com/video/2pt1m51/massagista-video.
(Colaboração: Waldeyr)
GAME BRASILEIRO
Taikodom, game on-line espacial produzido pela catarinense Hoplon, foi apresentado à imprensa estrangeira na E3, no estande da Gamefirst. O título, disponível no Brasil desde outubro (http://www.taikodom.com.br/), será lançado nos Estados Unidos, no México e na Europa.
Informática - ecos da E3 - Fonte: Folha de S.Paulo - 17/06/09.
OBAMA SEM CERIMÔNIA
O presidente americano, Barack Obama, dava entrevista à rede CNBC quando foi atrapalhado por uma mosca. Acertou o inseto com um tapa certeiro e ainda pediu que filmassem a mosca no chão.
Fonte: Folha de S.Paulo – 18/06/09.
Veja o vídeo:
http://www.cnbc.com/id/15840232/?video=1154919821&play=1
http://video.aol.de/video-detail/barack-obama-swats-fly-during-interview/3403642597
Qual é o talento dele?
Exterminar quem o incomoda, com golpe rápido e certeiro, e ainda mostrar a vítima. Contra mosquitos, Obama é o cara.
Com mais de 1 milhão de acessos, espalhou-se pela internet o vídeo (acima) em que o presidente Barack Obama interrompe uma entrevista no Salão Leste da Casa Branca assombrada por um mosquito insolente, espera o inseto pousar em seu braço, extermina-o com um golpe certeiro e, orgulho estampado no rosto, aponta o cadáver para a câmera. Com gestos como esse, super-Barack – excelente orador, ás do basquete, pai amoroso, marido exemplar – vai se aproximando, em popularidade, de certos caras com índices de aprovação nas alturas (menos no modo de ver da organização pró-animais Peta, que através do porta-voz Bruce Friedrich criticou a "execução executiva do inseto" em termos elegantes: "Acreditamos que, em todas as circunstâncias possíveis, as pessoas devem mostrar compaixão para com os animais"). O que o vídeo não mostra é que a Casa Branca da família Obama, neste começo de verão americano, encontra-se assolada por legiões de voadores inconvenientes, problema provavelmente herdado de administrações anteriores. "Ele corre atrás deles no Salão Oval e os ataca com relatórios", descreve Austan Goolsbee, membro do Conselho de Assessores Econômicos. Haveria uma parábola por trás disso tudo?
Lizia Bydlowski - Panorama - Fonte: VEja - Edição 2118.
FOX PÕE SÉRIES DE GRAÇA NA INTERNET
A Fox colocou no ar mais de 800 horas de programação para ser assistida de graça no site www.mundofox.com.br. O portal reúne séries como "24 Horas", "9MM: São Paulo" e "Uma Família da Pesada" e também programas do FX e do Nat Geo. Para alguns seriados (como "Mental"), só há clipes. O site não será atualizado com um episódio logo após ele ser exibido na TV. É necessário aguardar a liberação pelo canal, o que em alguns casos, como o de "24 Horas", leva cinco meses.
Fonte: Folha de S.Paulo – 18/06/09.
INTEL – JOGO ONLINE SOBRE TI
A Intel lança no Brasil a nova versão do simulador online IT Manager Game 3.0. Em formato de jogo 3D, o ITMG3 reproduz o dia a dia de um gerente de TI, exigindo que o jogador controle orçamentos e gastos em inovação, combata ataques virtuais e outros procedimentos para tornar a empresa virtual lucrativa e bem sucedida. O jogo é gratuito.
Plug@ do – Fonte: O Tempo - 16/06/09.
O jogo - http://itmanager3.intel.com/en-us/playerguide/default.aspx
JOGO “BEATLES”
Veja o trailer de um dos lançamentos mais esperados do ano no mundo dos games, The Beatles: Rock Band, para Xbox 360. Em http://www.thebeatlesrockband.com/trailer.php.
Informática - Eventos On-line – Acontece na Internet - Fonte: Folha de S.Paulo - 17/06/09.
JOGOS ONLINE - SUDOKU
Um simples e envolvente jogo de lógica, mas que vai deixar você pedindo por misericórdia!
Sudoku! Recheado de recursos úteis que o tornam divertido para todos, seja você um conhecedor ou novato! E, com certeza, vai ser seu próximo quebra-cabeça favorito!
Objetivo do jogo: Nesse Sudoku, preencha a tabela de forma que cada fila, coluna e caixa 3x3 contenha TODOS os dígitos de 1-9 uma única vez.
Jogue: http://jogos.msn.com.br/lobby_sp.jsp?gid=134
SERIADO “UGLY BETTY”
No Terra TV, é possível assistir a capítulos completos da primeira temporada da série cômica produzida pela atriz mexicana Salma Hayek. Em http://terratv.terra.com.br/.
Informática - Eventos On-line – Acontece na Internet - Fonte: Folha de S.Paulo - 17/06/09.
MUSEU DO IRAQUE NA WEB
O Museu Nacional do Iraque, um dos mais importantes do mundo e alvo de saques durante a ofensiva de 2003 no país, agora pode ser parcialmente visitado pela Internet, graças a um projeto realizado por pesquisadores italianos. Localizado em Bagdá, o museu reúne relíquias da antiga Mesopotâmia e seu acervo de 6.000 anos é tido como o quarto mais importante no mundo. O endereço é http://www.virtualmuseumiraq.cnr.it/prehome.htm.
Lupa - Fonte: O Tempo - 14/06/09.
TV “URBANO”
O site do programa, que aborda temas relacionados à tecnologia, tem cenas que não foram ao ar na televisão. Em http://multishow.globo.com/Urbano/Videos/#widget=SintonizadorEditorial_0/aba=1.
Informática - Eventos On-line – Acontece na Internet - Fonte: Folha de S.Paulo - 17/06/09.
SERVIÇO PERMITE ACOMPANHAR GASTO COM OBRAS
Quanto cada empresa que presta serviços à Prefeitura de São Paulo recebeu neste ano? Quais contratos foram assinados pela administração nos últimos anos?
Informações como essas estão disponíveis desde ontem no portal De Olho nas Contas. São todas informações públicas, mas o acesso a elas era difícil.
Logo na abertura do portal, é possível abrir a lista de todos os contratos assinados pela prefeitura desde 2007. Clicando em cada item, se tem acesso às informações do contrato, como objeto, prazo e valor.
Já com o número do CNPJ da empresa é possível saber quanto ela recebeu e os detalhes sobre o serviço prestado e as datas dos pagamentos.
Para citar um exemplo, agora é possível ao morador acompanhar a execução do contrato da obra de uma praça perto de sua casa. Sabendo o CNPJ da empresa responsável pela obra, é possível verificar quanto ela já recebeu do valor total, se esse valor é compatível com a obra realizada até o momento e qual é o prazo para a obra terminar.
A prefeitura informou que, em algumas semanas, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) vai assinar um decreto que permitirá que os pagamentos aos fornecedores sejam feitos apenas cinco dias após a publicação no portal. O objetivo é que o morador possa acompanhar os pagamentos e, se for o caso, questioná-lo.
Fonte: Folha de S.Paulo - 17/06/09.
Portal De Olho nas Contas - http://deolhonascontas.prefeitura.sp.gov.br/
TWITTANDO NO TRABALHO
No mundo da moda da internet, que já teve sucessos como Orkut e fracassos como o Second Life, o Twitter é a estrela da vez. A ferramenta virou febre. O site TwitterCounter registrava no fim de maio cerca de 2,6 milhões de contas ativas no mundo. A grande marca do Twitter é o poder de oferecer diversas possibilidades de uso em uma mídia que, à primeira vista, é extremamente limitada — você tem uma frase de 140 caracteres para transmitir sua ideia. Como a calça jeans, cada um usa o Twitter do jeito que quiser. Muita gente apenas responde à pergunta sugerida pelo site: “O que você está fazendo?”. Desse uso, saem coisas esdrúxulas como “Fui comprar pão” ou “Estou no banheiro”. Mas há outras formas de tirar proveito do Twitter, entre elas a aplicação profissional. É deste tipo de uso que trata esta reportagem. No mundo lá fora, há uma porção de gente usando a ferramenta para compartilhar conhecimento, comunicar ideias, fazer contatos profissionais, contratar pessoas, ficar mais sabido, atender clientes e vender produtos — de camisetas a apartamentos. “O Twitter e tecnologias afins têm valor porque ajudam as pessoas a trocar informação rapidamente e a melhorar o desempenho dos negócios”, diz Silvio Meira, ou slrm, como o cientista-chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar) é conhecido no Twitter. No site há uma série de atividades que podem impulsionar sua carreira a partir de uma pequena frase. Veja, a seguir, por que twittar pode melhorar seu desempenho profissional.
Ferramenta de trabalho - 15 dicas para usar o Twitter profissionalmente e se destacar 1.Para começar, você terá de fazer uma escolha entre usar profissionalmente ou socialmente, como se fosse o Orkut. Se você pretende falar de trabalho, não escreva bobagens. Uma sugestão da jornalista e blogueira Sam Shiraishi (samegui) é criar um perfil profissional e sério e outro para falar bobagens, de preferência com pseudônimo.
2.Você terá de definir uma estratégia para usar o Twitter. Uma coisa importante é escolher quem você segue e como. Entre os twitteiros, há um debate sobre essa questão. Alguns defendem que você siga todo mundo que te segue. Um dos defensores dessa visão é o americano Guy Kawasaki (GuyKawasaki), que é seguido por 119 000 pessoas e segue outras 120 000. Se seu objetivo é networking, vá nessa. O publicitário Carlos Henrique Vilela (chmkt), de 28 anos, gerente de marketing da agência de turismo Multitur, de Belo Horizonte, Minas Gerais, segue mais de 10 000 pessoas e é seguido por um número semelhante. “Já consegui fazer contatos interessantes”, diz Carlos. O problema desse jeito de usar: você terá muita dificuldade para acompanhar o que milhares de pessoas publicam.
3.Você pode optar por seguir só quem realmente interessa profissionalmente, nem que sejam apenas dez perfis. O professor Silvio Meira adota uma regra simples, em uma só pergunta de 56 caracteres: “Quem são as pessoas que agregam mais valor à minha vida?”. Isso quer dizer selecionar e restringir assuntos e pessoas. Ao fazer isso, você filtra quem realmente publica coisas relevantes para o seu trabalho. Informações que, ao ler, você sente que inspiram, motivam ou lançam um olhar diferente sobre o assunto.
4.Procure também focar um pouco os assuntos que você publica (ou twitta). Esse uso especializado ajuda a fazer de você uma referência em determinado assunto, algo que pode ser positivo para sua carreira no mundo real. “Esse parece ser o uso mais bacana”, diz Edney Souza (interney), sócio da Pólvora!, consultoria de comunicação em mídias digitais e dono do blog Inter- Ney, um dos mais populares do Brasil. Uma dica importante é criar um perfil com um nome que complementa os assuntos que você cobre. Isso vai facilitar a associação entre o seu nome e o assunto.
5.Para ganhar destaque profissional na internet, o Twitter é uma ferramenta fabulosa. O desafio é ser uma fonte de conteúdo relevante para os outros twitteiros. Tente twittar e retwittar coisas interessantes. Conforme você é citado, aparece mais vezes nos resultados de busca. “Acho interessante porque o Twitter dá relevância em buscas no Google a custo zero”, diz Romeo Busarello (busarello), de 43 anos, diretor de marketing da Tecnisa e professor da ESPM, de São Paulo. Se você for relevante, as pessoas vão te seguir. Se você só publicar chatice, seus seguidores vão embora.
6.Se você está começando a publicar, fique antenado. No início, publique menos e leia mais. Sinta quem divulga as informações mais interessantes. “Procure seguir as fontes primárias, as fontes das pessoas que você segue”, sugere Edney. Na hora de retwittar, dê crédito.
7.Tenha um blog como apoio e use o Twitter para encaminhar pessoas para sua página pessoal. Assim, você terá mais espaço para desenvolver suas opiniões, sem o limite de 140 caracteres. Há programas como o TwitThis (twitthis.com) que twittam automaticamente os títulos dos posts do seu blog. Outra finalidade do Twitter é gerar tráfego. Muitas empresas já entenderam esse mecanismo e usam o Twitter para levar pessoas a seus sites. A loja virtual Camiseteria.com (camiseteria) usa essa técnica. No site, são os consumidores que elegem as estampas das camisas que serão vendidas. Toda vez que há uma nova eleição, Fábio Seixas (fseixas), de 32 anos, sócio da empresa que tem sede no Rio de Janeiro, mobiliza sua comunidade de seguidores no perfil da Camiseteria. Isso cria um ambiente de proximidade do consumidor com a marca.
8.Você pode optar por um uso extremamente focado. É o que faz Luiz Fernando Oliveira (weg_ir), de 43 anos, gerente de relações com investidores (RI) da Weg, fabricante de máquinas e equipamentos com sede em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Ele usa o Twitter como canal de atendimento aos investidores da empresa. “A estratégia é complementar a comunicação convencional.” Oitenta pessoas seguem o RI da Weg. Parece pouco, mas as teleconferências para divulgação de resultados são acompanhadas por 60 pessoas em média. Por aí se vê o valor da ferramenta.
9.Se você lê textos em inglês ou em outro idioma, uma contribuição possível é “tropicalizar” as informações, isto é, complementar os links para perfis ou blogs do exterior com comentários relacionados à realidade brasileira. Se você tem um blog, discuta você mesmo a aplicação do assunto na sua realidade.
10.Fábio Seixas, da Camiseteria.com, também usa o Twitter para testar ideias. “Sabe aquele estalo que você tem e depois esquece?”, diz. “Agora, eu publico os insights na web e aproveito para ver se tem alguém pensando no mesmo assunto.” Se tiver, diz Fábio, o feedback é quase instantâneo.
11.Nunca use o Twitter como um programa de mensagens instantâneas. Muita gente faz isso, tornando públicas conversas privadas. Se você faz isso, as pessoas vão achar você chato e parar de te seguir.
12.O Tweepz (www.tweepz.com) é uma ferramenta para encontrar pessoas a partir da formação ou cargo dela. Em 26 de maio, por exemplo, o programa localizava 152 gerentes no Twitter. Outra ferramenta bacana é o WeFollow (wefollow.com), que ajuda você a achar pessoas de acordo com o assunto que elas twittam. A palavra Brasil, por exemplo, dava 157 resultados em 26 de maio. Como quem avisa amigo é, aqui vai um conselho: pense duas vezes antes de postar. Não fale mal de pessoas ou da empresa. As coisas se espalham rapidamente no Twitter. Quando você se dá conta, o dano já foi feito. Há o caso famoso de um americano que perdeu uma vaga na Cisco por escrever no Twitter que teria um salário bom, mas um trabalho chato.
13.Também há quem consiga contratar pelo Twitter. Na consultoria Pólvora!, Edney Souza contratou seis pessoas nos últimos meses que foram recrutadas a partir de contatos no Twitter. Da última vez, recebeu mais de 40 currículos. “Desses, pelos menos oito eram de profissionais gabaritados para a vaga”, diz Edney.
14.Lute pelo Twitter na sua empresa. Muitas companhias ainda não sacaram o potencial da ferramenta e bloqueiam o uso corporativo, alegando que o Twitter representa um risco para os sistemas de TI ou que as mídias sociais prejudicam a produtividade. “O maior inimigo dessas ferramentas dentro das empresas é o departamento de TI”, diz Silvio Meira, do Cesar. Como profissional, sua missão é mostrar as oportunidades que as mídias sociais trazem para o negócio.
15.Quer um exemplo de como há oportunidades de negócio no Twitter? Veja o caso da Tecnisa. Para não parecer fonte de spam e afugentar seguidores, em seis meses usando a ferramenta, a construtora nunca havia feito uma promoção. A estratégia sempre foi oferecer links para apresentações hospedadas no site da empresa. No mês passado, o gerente de mídias sociais, Roberto Loureiro, achou que estava na hora de tentar vender um apartamento pelo Twitter. A empresa ofereceu um vale-compra de 2 000 reais para o primeiro seguidor que comprasse um apartamento. Em uma semana, um imóvel de 500 000 reais foi vendido.
Murilo Ohl - Fonte: Você S/A - Edição 132.
Twitter - http://www.twitterbrasil.org/
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php