ROBOMANIA CONSTRUTORA
ROBÔ-CONSTRUTOR (INSTALAÇÃO ARTÃSTICA EM MANHATTAN)
English:
http://www.sciencedaily.com/releases/2009/10/091026133016.htm
See the video: http://www.youtube.com/watch?v=cPhfXNvuqSg
Robô constrói muro para instalação em Nova York. Um robô foi usado construir um muro na ilha de Manhattan, em Nova York, no final de outubro. Segundo o Science Daily, não se trata de mais um caso de substituição da mão-de-obra humana pela robótica, mas de uma instalação artÃstica dos arquitetos Fabio Gramazio e Matthias Kohler, do Instituto de Tecnologia de Zurique, SuÃça.
O robô-construtor foi adaptado e montado sobre um pequeno contêiner, onde ficam armazenados os equipamentos necessários para seu funcionamento, incluindo o computador que controla as tarefas a serem executadas. Devido à sua pequena estrutura, o robô pôde ser movimentado na obra com o auxÃlio de um caminhão.
A instalação Pike Loop é formada por um muro-escultura de 4,5 m de largura e 22 m de comprimento, formado por mais de sete mil tijolos colados com uma cola de secagem rápida.
A construção é uma espécie de loop infinito, no qual os tijolos são cuidadosamente colocados exatamente uns sobre os outros. Assim, cria-se um efeito tridimensional. E como o muro apoia-se no chão em pontos alternados, o loop infinito ganha uma expressão dinâmica.
A instalação exemplifica como, combinando o design digital e ferramentas de construção, os arquitetos podem controlar cada detalhe do processo de produção. Segundo os responsáveis pela instalação, nunca um ser humano poderia construir esta estrutura de forma tão precisa.
"Em vez de construir um muro convencional, reto, você pode usar formatos e princÃpios de construção que tenham sido programados no computador e transferidos digitalmente para o material, criando uma composição tridimensional. Nós casamos a realidade digital do computador com a realidade material de uma construção", explicaram os arquitetos ao site Science Daily.
A obra ficou em exposição até 14 de novembro. Um vÃdeo sobre a instalação pode ser visto em http://www.youtube.com/watch?v=cPhfXNvuqSg.
Fonte: Portal Terra - 10/11/09.
AVIÕES ROBÔS
100% dos aviões de guerra poderão ser substituÃdos por aviões robôs até 2047, de acordo com a Força Aérea americana. Caças, bombardeiros e qualquer outro tipo de aeronave serão controlados remotamente, sem piloto. Esses aviões-robôs, que já formam uma pequena frota nos EUA, são tecnicamente capazes de cumprir qualquer missão. Mas é provável que alguém permaneça na cabine deles para aumentar a segurança dos voos.
Tendências - Fonte: Superinteressante - Edição 271.
QUADRINHOS
http://coveredblog.blogspot.com/
Esse é para quem manja de quadrinhos (ou, pelo menos, curte gibis!). O blog compila homenagens a capas famosas de HQs, comparando-as com as originais.
Fonte: Folha de S.Paulo – 23/11/09.
ARQUIVOS FÃCEIS
Os sites com torrents permitem baixar uma variedade imensa de filmes, discos e outros arquivos, mas boa parte dos usuários ainda não sabe direito como usar o BitTorrent ou programa similar.
O httpTorrents preenche essa lacuna ao permitir que os arquivos apontados pelos torrents sejam baixados diretamente pelo site, sem o uso de um programa externo para gerenciar o download. Caso o site não tenha o torrent procurado, os administradores se propõem a colocá-lo no sistema o mais rapidamente possÃvel. http://www.httptorrents.com.
Internotas - Felipe Marra Mendonça - Fonte: Carta Capital – Edição 573.
MAIS DE MIL MOTIVOS PARA ODIAR PAULO COELHO
Goste-se ou não de seus livros, Paulo Coelho sabe como usar a web. Seja pelo blog, Twitter ou Pirate Coelho (em que é possÃvel baixar suas obras), ele usa a web para conversar direto com os fãs e divulgar a própria obra sem intermediários. O escritor agora lançou mais uma: criou a seção "Por que odeio Paulo Coelho" em seu próprio blog. "Noto que este blog tem sido parcial - visitam apenas aqueles que gostam do meu trabalho. Portanto, a partir de hoje, e pelo próximo mês, estou deixando aqui este espaço aberto para as pessoas também terem oportunidade de dizer por que não gostam de mim. Exceto palavrões, nada mais será censurado", escreveu ele. Passe lá e deixe seu recado: http://paulocoelhoblog.com/.
Magazine - Lupa - Fonte: O Tempo - 22/11/09.
"BREGAS/A" (2009)
Documentário sobre o tecnobrega, som da periferia de Belém, derivado eletrônico do brega dos anos 70. Fala também de suas variantes, como o eletromelody, mais rápido e mais pesado.
POR QUE É LEGAL?
O filme foi feito sem verba pública, bancado pelos próprios idealizadores. Passou na MTV e está disponÃvel na internet, para download, no site http://www.greenvision.com.br/. Vale a pena assistir para saber mais sobre esse fenômeno musical e sua relação com a pirataria.
Fonte: Folha de S.Paulo - 23/11/09.
BLOG DO BORBA
No Blog dessa semana, o bandeirante Borba Gato volta a São Paulo para fazer um reconhecimento da cidade e busca homenagens à sua figura. Sua primeira parada é na Avenida Bandeirantes:
"Meu sonho sempre foi ver de perto esta importante via cujo nome celebra os feitos realizados pelos de minha classe".
Para explorar a cidade, seu meio de transporte continua sendo o cavalo:
"Depois de fornecer todas as indicações, o amigável informante ainda teceu elogios ao meu veÃculo: um alazão seminovo, único dono, com sela de couro e tração nas quatro"
Mas o desbravador se surpreende com as mudanças na cidade:
"O dia estava quente, mas por algum estranho fenômeno da natureza, apesar de não haver nuvens, o céu estava preto, não era possÃvel ver o sol e muito menos o córrego".
Saiba mais sobre as aventuras de Borba Gato na cidade em http://www.blogsdoalem.com.br/borba/.
Vitor Knijnik (Blogs do Além - http://www.blogsdoalem.com.br/) - Fonte: Carta Capital – Edição 573.
INFLUÊNCIA BEM REAL
O lançamento da Wikipedia, a eleição de Barack Obama nos EUA e o surgimento do iPhone estão entre os dez maiores momentos da internet na última década, segundo a International Academy of Digital Arts and Sciences, que elenca os destaques da área desde 1996. "A internet é o grande assunto no perÃodo pois funcionou como catalisador para mudanças não só em todos os aspectos da nossa vida diária mas em tudo que vai do comércio e da comunicação à polÃtica e à cultura", diz David-Michel Davies, diretor-executivo do prêmio Webby Awards.
Mercado Aberto - Maria Cristina Frias - Fonte: Folha de S.Paulo - 25/11/09.
International Academy of Digital Arts and Sciences - http://iadas.net/
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco†do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php