ROBOMANIA ANTICOLISÃO
EPOROS ROBOT NISSAN
English:
http://news.bbc.co.uk/2/hi/technology/8286500.stm
http://www.nissan-global.com/EN/NEWS/2009/_STORY/091001-01-e.html
A fabricante de carros japonesa Nissan apresentou à imprensa do paÃs a nova série de carros robôs que possui tecnologia anticolisão. Os coloridos e simpáticos robozinhos ganharam o nome de Eporos.
Os robôs motorizados são equipados com sistemas de comunicação wireless, que permitem, por exemplo, medir a distância de um obstáculo e mudar a rota automaticamente.
A montadora já havia apresentado um carro robô com sistema parecido em setembro do ano passado, inspirado no sistema anticolisão das abelhas. Mas esta versão, que nasceu da observação de cardumes de peixes, tem uma capacidade muito maior de se desviar de barreiras dispostas num ângulo de 180 graus.
A invenção permite também que vários robozinhos possam correr lado a lado num caminho cheio de obstáculos sem esbarrar uns nos outros. Cada aparelho pode mudar a direção automaticamente quando necessário.
"Nós, do mundo motorizado, temos muito a aprender com o comportamento de um cardume de peixes em termos de liberdade e segurança que cada animal tem dentro do grupo", disse o gerente do laboratório de mobilidade da Nissan, Toshiyuki Andou.
A Nissan espera aplicar, num futuro próximo, a tecnologia em carros de passeio e, assim, evitar acidentes.
A empresa vai fazer a primeira demonstração dos carros robôs andando juntos na feira de tecnologia Ceatec Japan, que está para começar capital japonesa.
Ewerthon Tobace – Fonte: Portal Terra – 01/10/09.
Mais detalhes:
http://news.bbc.co.uk/2/hi/technology/8286500.stm
http://www.nissan-global.com/EN/NEWS/2009/_STORY/091001-01-e.html
100 GREATEST HITS OF YOUTUBE IN 4 MINUTES...
Há dez anos, se uma mamãe panda tomasse um susto com o espirro de seu filhote, provavelmente ninguém além das testemunhas oculares riria com o fato. Hoje em dia, na era do YouTube e com a disseminação de câmeras de vÃdeo em celulares, bobagens como essa viram campeões de audiência, de dar inveja à novela das 8. Um usuário do YouTube montou uma compilação dos cem vÃdeos mais famosos da internet, e o clipe ultrapassou rapidamente a marca de 1 milhão de acessos. Além do susto da mamãe panda, podemos lembrar outros clássicos, como a marmota dramática e o gordinho Jedi. Para quem não conhece, é uma boa chance de se atualizar.
Confira o vÃdeo: http://www.youtube.com/watch?v=BudhFVnN2o0
Rafael Pereira - Bombou na Web (http://www.bombounaweb.com.br/) - Fonte: Época - Edição 594.
BOA NOITE, DURMA BEM
Já está na rede o trailer do remake de "A Hora do Pesadelo", clássico que imortalizou Freddie Krueger como um dos vilões mais malignos do cinema. A julgar pelas cenas do vÃdeo, o filme tem potencial para deixar bastante gente de cabelo em pé (e matar outros de rir, já que Krueger, com seu visual tosco, continua meio ridÃculo).
Fonte: Folha de S.Paulo - 05/10/09.
Confira: http://www.youtube.com/watch?v=A4TkFCRXlO8
SEU NOME NA INTERNET
Este site faz uma varredura do seu nome na internet. O resultado é um gráfico que diz quem é você. http://personas.media.mit.edu/.
Fonte: Super Interessante - Edição 270.
GAMES HISTÓRICOS
O Raposo Shopping (rod. Raposo Tavares, km 14,5, São Paulo, tel. 0/xx/11/3735-0780) promove até o dia 12 de outubro a exposição "A História dos Games". Os visitantes poderão conhecer a história dos videogames desde o Odyssey ao Playstation 3, aproveitando para testá-los na prática, por meia hora. Das 14h às 20h, de graça. 12 anos.
Fonte: Folha de S.Paulo - 05/10/09.
Mais detalhes: http://www.raposo.com.br/
SELEÇÃO BRASILEIRA
Foram escolhidos os brasileiros que vão representar o Brasil em novembro no World Cyber Games (campeonato mundial de games), em Chengdu (China). Segundo a organização do evento, 20 mil pessoas assistiram à final. São nove atletas, todos menores de 23 anos. Força no dedão!
Fonte: Folha de S.Paulo - 05/10/09.
O site oficial: http://www.wcg.com.pt/wcg_sp/grandfinal/gf_2009.php
RECORDE DE ACESSOS
O Portal da Transparência – que divulga os gastos do governo federal – atingiu em setembro o recorde de visitantes em um único mês desde que foi criado, há cinco anos, pela Controladoria Geral da União. O número de visitas chegou a 2,2 milhões em 30 dias.
Aparte - Fonte: O Tempo – 06/10/09.
O Portal - http://www.portaltransparencia.gov.br/
PUBLICIDADE MAIOR NA INTERNET
O Reino Unido é o primeiro do mundo a registrar gasto maior de publicidade na internet do que na televisão. No primeiro semestre, 23,5% das verbas publicitárias locais foram destinadas à web. A TV ficou com 21,9%. A Grã Bretanha é a lÃder em publicidade online devido ao uso de redes sociais, banda larga rápida e popularidade de novos formatos de anúncios.
Plug @do - Fonte: O Tempo – 06/10/09.
EDITOR FAZ LIVRO ARTESANAL COM TECNOLOGIA DIGITAL
O editor Vanderley Mendonça, criador do selo Demônio Negro, ilustra bem as possibilidades do novo modelo de impressão digital. "A gente chama de "on demand", é uma mescla entre artesanal e os sistemas de impressão modernos", diz.
Ele acaba de lançar uma edição de "O Guesa", de Sousândrade (1833-1902), em parceria com a editora Annablume. Os caracteres e a diagramação das páginas são semelhantes à composição tipográfica utilizada no século 19. Mendonça acrescenta uma capa dura com tecido alemão impresso em prensa de tipos móveis.
"Somos da área de tecnologia gráfica, usamos recursos que permitem que nosso tipo de publicação não fique igual a dos outros. O miolo é todo digital, o que permite usar uma gama de papel muito grande. Usamos essas possibilidades e damos um acabamento mais artÃstico e menos convencional."
Além disso, existe a questão econômica. "Poesia não tem como fazer 10 mil, 5.000, 3.000 exemplares. A impressão "on demand" veio para isso", diz.
"As tecnologias novas barateiam, mas ainda não têm o nÃvel de qualidade dos sistemas antigos", diz. "A impressão digital não é melhor que a off set. As tintas não resistem a certas intempéries. Mas as [impressoras] mais modernas encadernam e costuram. Já uma impressão tipográfica antiga dura 500 anos, mais do que o off set."
Para Mendonça, a impressão sob encomenda também permite a economia de papel, já que os estoques diminuem. "No Canadá e na Alemanha, economizar papel é uma polÃtica social. A questão ecológica é muito importante. E os alemães, como criadores das artes gráficas modernas, usam um acabamento mais sofisticado". "No Canadá não existe mais o sistema convencional", afirma.
O selo Demônio Negro ainda pretende lançar "ReDuchamp", de Augusto de Campos, "99 Poemas", do catalão Joan Brossa, e "Pedra de Sol", de Octavio Paz. (MS)
Fonte: Folha de S.Paulo - 03/10/09.
PLAYLIST – SELEÇÕES MUSICAIS
Se você não tem pretensões de se apresentar para plateias nem de criar suas próprias composições, pode se arriscar na área de seleções musicais. Diversos sites na internet ajudam os fãs de música a compilar seleções, que podem ser colocadas em sites e blogs.
O Grooveshark (http://www.grooveshark.com) é um dos mais práticos do gênero. O site permite que você escute música sob demanda -ou seja, sem baixá-la para o seu computador. "Encontre qualquer música do mundo e escute-a instantaneamente", "seja apresentado a novas músicas e a novos amigos" e "adicione faixas e tenha acesso a elas de qualquer lugar" são os motes do site.
Para começar a fazer sua playlist, cadastre-se no site. Em seguida, digite na caixa de busca o nome da música ou do artista que você quer ouvir. Assim que o resultado aparecer, você terá opções como ouvir, compartilhar, colocar em um site, marcar como favorito ou, finalmente, adicionar a uma playlist. Fazendo isso, uma caixinha se abre. Clique em Create new e dê um nome à sua seleção. Em seguida, escolha mais músicas e vá adicionando-as à sua playlist.
Quando se der por satisfeito, clique no seu login, opção que fica do lado direito. Vá a View Music e Playlist. Selecione sua mais nova criação e clique na seta Embed, que vai levá-lo à criação de um widget, o que vai permitir que você coloque a seleção em seu blog.
Escolha entre Mirror Changes e Copy Songs, selecione o estilo do tocador que vai aparecer na página e clique em Next Step. Se não quiser fazer mais modificações, clique em Finish. O programa estará pronto e você terá a opção de colocá-lo em diversos sites, como Blogger, Wordpress, Live Spaces, MySpace, iGoogle e Orkut.
Outras opções para criar playlists são o http://Blip.fm, o Slacker (http://www.slacker.com/) e o 8tracks (http://8tracks.com). Em todos os casos, faça seu cadastro e siga os passos.
Podcast
Para quem gosta de podcasts, há opções como o Podomatic (http://www.podomatic.com), que permite criar, mixar, hospedar e compartilhar seleções diretamente na internet. Para usar o serviço gratuito, basta se cadastrar. Nesse momento, você também escolhe a URL do seu podcast. Por exemplo: seunome.podomatic.com. Se você quiser fazer locução, vai precisar ter um microfone.
Em seguida, vá a My Podcast e a Post New Episode. Você tem como opções usar o Flash uploader -uma janela se abrirá e você poderá subir arquivos de até 350 Mbytes; escolher arquivos de seu micro; e gravar voz, entre outras.
Dê nome ao seu podcast e adicione uma descrição. Você pode incluir uma foto e acrescentar tags, etiquetas que tornam seu podcast mais localizável pelos demais usuários.
Para finalizar, clique em Post Episode. Espere um pouco para que os arquivos sejam processados e veja o resultado. Basta clicar no Play para ouvir a seleção. Você ainda pode postar o podcast em redes sociais, colocá-lo em sites e ver estatÃsticas sobre ele.
Daniela Arrais - Fonte: Folha de S.Paulo – 07/10/09.
ÃLBUNS DE NOVATOS
Fazer do internauta um produtor musical é a proposta do site holandês SellaBand (http://www.sellaband.com/), que desafia o usuário a atuar como empresa de discos, descobrindo a "estrela de amanhã".
O site é dividido em duas categorias, os artistas e os "believers" (os que acreditam nos artistas). O artista faz seu perfil e oferece algumas músicas para serem baixadas. Se o internauta acreditar no potencial do artista, pode investir nele, comprando cotas, que custam US$ 10 cada uma.
O artista que conseguir um investimento de US$ 50 mil ganha a produção de um CD. A renda é dividida igualmente entre o artista, os seus apoiadores e o SellaBand. Segundo o site, que está no ar desde 2006, mais de 20 artistas, de nove nacionalidades, já gravaram um CD financiado dessa forma.
Concorrente do SellaBand, o site francês http://www.mymajorcompany.com/ revelou o cantor Grégoire no ano passado. Em menos de cinco meses, Grégoire reuniu 70 mil, com 347 investidores. O álbum dele virou disco de diamante, e os internautas/produtores receberam 53 por cota de 10 -um lucro de mais de 400%.
O britânico http://www.slicethepie.com/ é outro exemplo desse modelo de atuação.
Já o francês http://www.kisskissbankbank.com/, criado no mês passado, propõe investir em artistas conhecidos. "Somos uma plataforma de relacionamento entre internautas e produtores profissionais", diz Vincent Ricordeau, presidente do site.
DJ SOUND
Com notÃcias, agenda, comunidade de DJs, entrevistas e diversas outras seções, o DJ Sound (http://djsound.virgula.uol.com.br/) também tem seção de downloads, com programas de criação de música e som, por exemplo.
FINETUNE
Para mudar o jeito como você ouve música, o Finetune (http://www.finetune.com/) propõe uma experiência mais completa. Você digita o nome de um DJ e recebe informações como sua discografia e que artistas têm relação com ele. Também vê quais são suas faixas mais populares e quem são seus fãs. É preciso fazer cadastro.
Phalene de la Valetter - Fonte: Folha de S.Paulo – 07/10/09.
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco†do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php